O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) informou que o piloto italiano Valentino Rossi, vice-campeão mundial de MotoGP, retirou o recurso contra a penalização que lhe foi imposta pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

O TAS já tinha rejeitado o pedido de Rossi de suspender a sanção imposta pela FIM, que o obrigou a arrancar do fim da grelha de partida para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, 18.ª e última corrida do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade.

A FIM considerou que Rossi provocou deliberadamente a queda de Marc Márquez na penúltima prova, realizada na Malásia, numa altura em que luta com o pelo terceiro lugar, punindo o piloto italiano com três pontos de penalização na licença desportiva.

Rossi, que já tinha um ponto de penalização, por condução irresponsável no Grande Prémio de São Marino, viu aumentar o número de pontos de penalização na sequência do incidente com Márquez e foi punido com a saída do último lugar na prova seguinte.

O italiano partiu para a última prova com sete pontos de vantagem sobre espanhol Jorge Lorenzo, mas não conseguiu conquistar o oitavo título na categoria rainha (500cc e MotoGP), ao terminar no quarto lugar a corrida de Valência, vencida pelo colega de equipa na Yamaha, que se sagrou campeão mundial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR