Timor-Leste

Timor-Leste

Timor. Ramos-Horta rejeita debater o papel no país

339
O ex-Presidente timorense José Ramos-Horta recusou responder às críticas recentes de que tem sido alvo sobre o seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste.
Timor-Leste

Presidente timorense pede seriedade na campanha

O Presidente timorense pediu este sábado aos líderes políticos para debaterem com "serenidade e seriedade" no período de campanha para as legislativas antecipadas de 12 de maio.
Timor-Leste

Oposição acusa ministro de usar dinheiro público

Ministro da Defesa terá feito um pedido para usar viaturas do Estado alegadamente para "visitas de trabalho", mas em vez disso tem participado ativamente em campanhas do partido do Governo, Fretilin.
Timor-Leste

Timor. Primeiro-ministro aceita debater fronteiras

O primeiro-ministro timorense aceita debater as fronteiras marítimas com Xanana Gusmão, mas só depois das legislativas, porque não quer "a fronteira marítima como problema eleitoral".
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão em reunião na ONU a meio da campanha

Xanana Gusmão desloca-se a Nova Iorque na terça-feira para uma reunião da ONU. O líder do partido AMP estará assim ausente do país, num momento em que se faz campanha para as legislativas.
Timor-Leste

Embaixada em Díli acolhe "Festa do Livro" 

A "Festa do Livro" é o primeiro grande evento do novo espaço cultural da embaixada, que ainda não foi oficialmente inaugurado mas que já acolheu várias pequenas iniciativas.
Teatro

Obra de teatro mostra espionagem em Timor-Leste

"Greater Sunrise" aborda a espionagem de que Timor-Leste foi alvo durante as negociações das fronteiras com a Austrália e mostra "como a Austrália tem lidado com Timor" depois da independência.
Timor-Leste

Governo quer combater doença cardíaca reumática

Timor-Leste tem um dos índices mais elevados de doença cardíaca reumática do mundo. Governo está a desenhar plano de prevenção e diagnóstico.
Timor-Leste

Timor. Desenvolvido serviço bancário móvel

Está a ser desenvolvido o primeiro serviço bancário móvel em Timor-Leste, que visa, principalmente as populações nas zonas rurais, onde nem sempre há acesso a serviços financeiros básicos.
Timor-Leste

Timor. Doença cardíaca reumática em elevado nível

Timor-Leste tem um dos índices mais elevados de doença cardíaca reumática do mundo, com uma em cada 28 pessoas afetadas, com o número a ser ainda mais elevado entre raparigas.
Timor-Leste

Timor. Tranquilidade na campanha para eleições

Os primeiros dias da campanha para as eleições legislativas em Timor têm sido de "tranquilidade e ordem" com "muita competitividade" entre as forças políticas.
País

Casa de Portugal registada em Timor-Leste

228
A Casa de Portugal foi registada esta quarta-feira em Díli e é uma associação que nasce para "defender e promover os interesses da comunidade portuguesa" em Timor-Leste.
Mundo

Timor. Presidente deixa apelo ao voto nas eleições

Francisco Guterres Lu-Olo, pediu que as pessoas participassem nas eleições legislativas de 12 de março e apelou às forças políticas "para que baseiem as suas críticas nas políticas e programas.
Mundo

Eleições em Timor. Oposição critica Governo

A oposição timorense criticou o primeiro-ministro e outros membros do Governo por não suspenderem funções durante a campanha eleitoral para as legislativas antecipadas de 12 de maio.
Timor-Leste

Presidente timorense pede campanha sem ataques 

O Presidente timorense apelou aos líderes políticos do país para que na campanha para as eleições de 12 de maio debatam programas, evitando ataques pessoais.
Timor-Leste

Timor. Chefes tradicionais no pacto pré-eleitoral

O objetivo do pacto é selar um compromisso de todas as forças políticas concorrentes -- quatro coligações e quatro partidos -- "para uma eleição pacifica, consolidando a paz e a unidade nacional".
Timor-Leste

Timor. Parlamento anuncia novo secretário-geral

Adelino Afonso de Jesus foi nomeado secretário-geral do Parlamento timorense. A sua nomeação foi dada a conhecer pelo presidente do parlamento, Aniceto Guterres Lopes.
Austrália

Austrália quer ratificar tratado de fronteiras

O processo de ratificação pelo parlamento dos dois países é necessário para a entrada em vigor do histórico tratado que delimita de forma permanente a fronteira marítima entre Timor-Leste e Austrália.
Timor-Leste

Timor. Dez forças concorrem às eleições

Seis partidos e quatro coligações apresentaram ao Tribunal de Recurso a sua intenção de se candidatarem às eleições parlamentares antecipadas de 12 de maio em Timor-Leste.
Timor-Leste

Insultos no Facebook dão origem a detenções

A polícia timorense deteve nos últimos dias várias pessoas por alegados insultos e ameaças no Facebook, reacendendo o debate sobre o papel que a rede social está a ter na vida social e política.
Timor-Leste

GNR forma polícia timorense para eleições

A GNR está a apoiar efetivos da Unidade Especial de Polícia de Timor-Leste na formação de unidades de reação rápida da polícia timorense para garantirem a segurança das eleições antecipadas.
Timor-Leste

Governo timorense pede auditorias a petrolífera

O primeiro-ministro timorense formalizou um pedido de auditoria à petrolífera Timor Gap, à autoridade nacional do setor e ao Serviço Nacional de Cadastro.
Timor-Leste

Governo assina acordo com Timor Telecom

O primeiro-ministro timorense assinou com a Timor Telecom um contrato para o fornecimento, instalação e configuração de "rede principal" de fibra ótica doméstica.
Timor-Leste

Timor. Quatro coligações concorrem às eleições

As coligações formadas reúnem 15 dos 21 partidos que se apresentaram nas eleições do ano passado em que apenas existiu uma única coligação. As eleições parlamentares realizam-se a 12 de maio.
Mundo

Militares australianos aprendem português

O ensino da língua portuguesa na Austrália está em crescimento, havendo um grupo de militares australianos que frequenta um curso para poderem desempenhar missões em Timor-Leste.
Timor-Leste

Governo preocupado com projetos escolares

Os Centros de Aprendizagem, projetos escolares luso-timorenses, estão repletos de problemas. O Governo timorense diz que já foram denunciados ao ME português, mas que nada foi feito.
União Europeia

Acordo com Austrália com benefícios económicos

A chefe da diplomacia da União Europeia afirmou que o tratado sobre as fronteiras assinado entre Austrália e Timor-Leste "trará benefícios económicos" principalmente para Timor-Leste.
Timor-Leste

Acordo "histórico" sobre fronteiras de Timor-Leste

Para a MNE australiana, a assinatura do novo tratado com Timor-Leste é um momento "histórico" para o Mar de Timor. António Guterres e PR australiano enaltecem os "esforços feitos".
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão acusa Austrália e ONU de conluio

O ex-Presidente timorense acusou a Austrália e uma comissão de conciliação da ONU de "conluio" com petrolíferas para tentar que um gasoduto siga para Darwin.
Tratados Internacionais

Austrália e Timor assinam tratado de fronteiras 

Austrália e Timor-Leste assinam um tratado que define as fronteiras marítimas na terça-feira, em Nova Iorque. Xanana Gusmão não estará presente neste momento importante entre os dois países.
Nações Unidas

Timor-Leste e Austrália assinam acordo histórico

401
Guterres testemunha terça-feira em Nova Iorque a assinatura de um histórico tratado que vai delimitar as fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália, a linha mais polémica da relação.
Timor-Leste

Passageiros retidos após Air Timor cancelar voos

Vários passageiros estão retidos depois da Air Timor ter cancelado todos os voos entre Díli e Kupang, os dois lados da ilha de Timor. A companhia aérea citou "razões comerciais".
Timor-Leste

Comissão de Eleições valida primeira coligação

A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste validou a coligação Frente de Desenvolvimento Democrático para concorrer às eleições de 12 de maio. É formada por quatro partidos.
Timor-Leste

AirTimor cancela uma das ligações para Singapura

A empresa timorense anunciou o corte de um dos dois voos semanais que ligava Díli a Singapura devido à "situação económica" e ao reduzido número de passageiros.
Timor-Leste

Oposição timorense confirma coligação

Os três partidos da oposição de Timor-Leste uniram-se numa coligação pré-eleitoral. A Aliança de Mudança para o Progresso vai apresentar-se às eleições antecipadas de 12 de maio.
Timor-Leste

Governo pede auditorias alargadas a vários setores

O primeiro-ministro timorense pediu auditorias "a todas as operações de gestão financeira e contas do Tesouro". O pedido abrange o período temporal da anterior legislatura.
Timor-Leste

Diretor de Escola Portuguesa contesta rankings

120
O diretor da Escola Portuguesa de Díli considera que os rankings das escolas deturpam a realidade deste centro escolar, comparando uma "realidade única" com escolas "em tudo muito diferentes".
Timor-Leste

Presidente timorense convoca eleições antecipadas

Francisco Guterres Lu-Olo convocou eleições parlamentares antecipadas para 12 de maio, num voto do qual sairá a nova composição do Parlamento Nacional e o VIII Governo constitucional.
Timor-Leste

Ramos-Horta: Oposição é "absurdo político"

O ex-presidente e atual ministro de Timor-Leste considera a coligação formada pela oposição um "absurdo político". Xanana Gusmão e Taur Matan Ruak integram a coligação.
Timor-Leste

Governo timorense quer rede de fibra ótica

O Governo de Timor-Leste quer avançar com a rede de fibra ótica no país e melhorar o fornecimento elétrico. Mari Alkatiri considera essencial a maior implementação de tecnologia em Timor.
Timor-Leste

Fretilin e PD podem fazer acordo pré-eleitoral

334
A Fretilin e o PD, os partidos que estão no poder em Timor-Leste, podem chegar a um acordo pré-eleitoral de apoio mútuo nas próximas eleições. Um coligação formal é menos provável.
Timor-Leste

Timor e Austrália assinam acordo de fronteiras

Timor-Leste e a Austrália assinam a 6 de março o novo tratado das fronteiras marítimas entre os dois países mas o modelo de exploração dos campos de Greater Sunrise pode não ficar resolvido.
Timor-Leste

Timor. Presidente dissolve parlamento 

Francisco Guterres Lu-Olo dissolveu, no Palácio Presidencial, em Díli, o parlamento e anunciou eleições antecipadas para resolver o impasse político que o país atravessa.
Timor-Leste

Decisão sobre impasse político anunciada na sexta

A decisão do Presidente da República para resolver o impasse político em Timor-Leste, com Governo e oposição divididos sobre o melhor caminho a seguir, será anunciada em direto nas televisões.
Timor-Leste

Timor. Ramos-Horta defende eleições antecipadas

472
Ramos-Horta diz que é mais democrático fazer eleições antecipadas em Timor do que "tentar impor um arranjo de Governo" que depois não dá resultados. O país vive há vários meses num impasse político.
Diplomacia

UE apoia desenvolvimento rural em Timor-Leste

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, salientou que a UE "continua a apoiar a democracia" e a prestar assistência à "boa governação" e ao "desenvolvimento rural".
Timor-Leste

KHUNTO quer que Presidente demita Governo

O KHUNTO defendeu que o Presidente da República deve demitir o Governo minoritário e convidar o CNRT, apoiado pela restante oposição, para formar um novo executivo.
Timor-Leste

PR ouve Conselho de Estado para resolver impasse

Lu-Olo, eleito em março do ano passado, convocou pela primeira vez na semana passada o Conselho de Estado, com vista a solucionar o atual impasse político pelo qual Timor-Leste atravessa.
Timor-Leste

Quarto partido cumpre "qualquer decisão" do PR

O Partido Democrático afirmou que "o Presidente da República é que decide" e que o partido "está pronto para qualquer decisão", referindo-se à crise política que atravessa Timor-Leste.
Timor-Leste

Português detido em Díli sai de prisão preventiva

Um português e um timorense, em prisão preventiva desde dezembro em Díli, foram libertados. Ambos estão acusados de envolvimento na fuga do casal de portugueses Tiago e Fong Fong Guerra.
Timor-Leste

Parlamento timorense só retoma no fim do mês

Apesar de a oposição insistir na realização do plenário nos dias 15 e 16 de janeiro, com dois assuntos na agenda, Aniceto Guterres Lopes diz que "a exigência" não pode ser satisfeita.
Timor-Leste

Presidente defende criação de Autoridade Marítima

O presidente timorense defendeu a necessidade da criação "urgente" de uma Autoridade Marítima Nacional. Taur Matan Ruak destacou o "apoio fundamental" de Portugal na criação da componente naval.
Timor-Leste

Governo aprova decreto sobre regime de duodécimos

O Governo timorense aprovou um decreto sobre a execução orçamental em regime duodecimal. O regime é necessário no arranque do ano porque o Orçamento Geral do Estado para 2018 ainda não foi aprovado.
Timor-Leste

PM responde à moção de censura a 31 de janeiro

Mari Alkatiri anunciou que o Governo vai responder no dia 31 de janeiro à moção de censura apresentada pela oposição. O primeiro-ministro afirmou que a moção "não tem mérito".
Timor-Leste

Timor. Oposição critica presidente do parlamento

A oposição maioritária, acusou o presidente do Parlamento Nacional de "graves violações" do regimento da instituição por continuar sem marcar reuniões plenárias, que já deveriam ter sido retomadas.
Lusofonia

Portugal financia projetos ambientais

Portugal financiou este ano projetos para enfrentar as alterações climáticas nos países de língua portuguesa avaliados em 1,5 milhões de euros, devendo direcionar mais 500 mil euros até final do ano.
Timor-Leste

Governo quer proteger Estado durante impasse

O Governo timorense quer salvaguardar o funcionamento das instituições do Estado durante o impasse político que o país vive atualmente. A crise política está a situação financeira de Timor.
Timor-Leste

Timor. 30 dias para apresentar novo programa

O presidente do Parlamento Nacional deu 30 dias ao Governo timorense para voltar a apresentar o programa. O documento foi vetado por uma moção de rejeição da oposição maioritária.
Fronteiras

Fronteiras. Austrália assina acordo com Timor

Governo australiano acordou assinar o tratado de fronteiras marítimas com Timor-Leste, documento que vai ser assinado na presença do secretário-geral da ONU.
Timor-Leste

Santos Silva: Nada prejudica relações com Timor

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que nada pode prejudicar as relações com Timor-Leste e que o gesto que o Governo português pode dar é a continuidade das boas relações bilaterais.
Timor-Leste

Timor. Fuga do casal português causa tensão

Primeiro-ministro timorense diz que a fuga do casal português, Tiago e Fong Fong Guerra, pode afetar a relação dos países "irmãos". As tensões junto à embaixada portuguesa em Díli têm aumentado.
Timor-Leste

Timor. Oposição pede que Parlamento cumpra funções

O porta-voz da aliança da oposição timorense mostrou-se "preocupadíssimo" com a posição do presidente do Parlamento Nacional, que ao longo das últimas semanas não tem agendado sessões plenárias.
Timor-Leste

Prisão preventiva para ajudantes na fuga de casal

Um juiz em Díli decretou a prisão preventiva para dois dos acusados de envolvimento na fuga do casal de portugueses Tiago e Fong Fong Guerra.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site