A ideia de que uma mulher tem de gastar uma fortuna em maquilhagem para estar bem arranjada é antiquada. Atualmente existem no mercado uma variedade de produtos acessíveis que nos permitem criar um look com poucas notas na carteira. Para provar isso, fomos às compras para fazer uma maquilhagem completa com apenas 15€. O desafio? Não poderíamos ultrapassar o valor estabelecido, os produtos teriam de ter qualidade e não poderíamos abranger descontos (adeus Kiko e as suas promoções).

Aquilo que inicialmente parecia muito fácil complicou-se nas visitas aos pequenos espaços que as marcas de beleza ocupam em supermercados e parafarmácias. Uma base ultrapassa facilmente os 10€ e as máscaras de pestanas chegam aos 15. Fizemos da internet a nossa melhor amiga (os melhores preços estão online) e conseguimos comprar seis produtos por um total de 14,87€.

Começámos por adquirir o corretor de olheiras líquido “Stay Natural” da Essence (2,49€) — à venda nas lojas Well’s. Para além de ser um ótimo substituto da base (dá um aspeto mais natural), é ótimo para esconder imperfeições e apagar olheiras. Outro fundamental é o pincel para bronzeador e blush da Primark (2,50€) — o melhor produto low-cost de 2015 segundo as escolhas do Observador — essencial para a iluminação e contorno do rosto (outra tendência do ano). E já se foram 4,99€.

De seguida, optámos pelo bronzeador multifunções “Bronzer, Highlighter e Gloss Ultra” da Makeup Revolution (4,95€) — preço da Maquillalia — que serve tanto para contornar o rosto como para definir o côncavo do olho e iluminar as maçãs do rosto em direção às têmporas, por baixo das sobrancelhas, cana do nariz, arco do cupido e no centro do queixo. No total, somam-se 9,94€.

Outro produto fundamental é o lápis preto kajal da Essence (1,29€) — perfeito para definir o olhar com um traço rente às pestanas (até pode esfumar com o dedo ou puxar para um olho de gato no final) e na linha de água. Terminámos com algumas camadas de máscara de pestanas “Extra Super Lash” da Rimmel (2,29€) à venda na Fapex. Por último, um batom vermelho (na cor “Reckless” da Makeup Revolution) que custa apenas 1,45€ na Maquillalia e confere o maior impacto com o mínimo de esforço e de euros.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.