A eterna cidade do romance, dos apaixonados, das gôndolas, dos canais, das mil e uma pontes. Em Veneza apetece andar de mãos dadas pelos becos e ruelas, ao longo do Grande Canal, jantar à luz das velas, subir ao alto do Campanário de São Marcos para absorver a paisagem e deixar o tempo fluir com calma numa qualquer esplanada enquanto se beberica um Prosecco. Em Veneza vale a pena perdermo-nos sem guias nem mapas porque qualquer destino será com certeza belo. Ainda assim, ficam aqui cinco sugestões a marcar no GPS.

Um restaurante

A Pizzeria ai Sportivi tem fama de ter as melhores pizzas da cidade, e merece-a. As ditas são cozidas em forno de lenha e têm massa fina e crocante. Experimente a de rúcula, cogumelos, presunto e mozzarela. Campo Santa Margherita, 3052. Aberto todos os dias para almoços e jantares. Preço médio: 20 euros.

© Sportivi

Um hotel

O Ca Maria Adele é um pequeno boutique-hotel localizado num antigo palácio do século XVI. Fica em Dorsuduro, mesmo à beira do Grande Canal, e tem apenas 12 quartos, cada um decorado de uma forma única. Via Dorsoduro, 111 . Quarto duplo a partir de 300 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

hotel ca maria adele veneza

© Ken Ponzio

Uma loja

Na Mondonovo pode encontrar algumas das mais belas e originais máscaras de Carnaval venezianas. Foi aqui que foram feitas as que se veem no famoso filme protagonizado por Tom Cruise e Nicole Kidman, De Olhos Bem Fechados.
Salizada San Lio, 5409. Aberta de segunda a sábado das 9h00 às 18h00.

DSC_0259

Um museu

O Museu Peggy Guggenheim tem obras de mais de 200 artistas contemporâneos, incluindo Pablo Picasso, René Magritte e Jackson Pollock. Tem ainda um bonito jardim com esculturas e um terraço de onde se pode ver o pôr-do-sol no Grande Canal. Dorsoduro, 701-704. Aberto todos os dias (exceto terça) das 10h00 às 18h00. Bilhetes a partir dos 10 euros.

@peggy-guggenheim-collection

© Peggy Guggenheim Collection

Um café

Ao final da tarde, sente-se na esplanada do Caffe Florian, na Praça de São Marcos, e beba um copo de Prosecco – vinho branco, seco e gasoso – ao som do piano. Datado de 1720, o espaço tem fama de ser o primeiro café da Europa. Piazza San Marco, 57.

@caffe florian

© Caffe Florian

Como ir

A TAP voa de Lisboa para Veneza com tarifas a partir dos 160 euros. A partir do Porto, a Ryanair voa para para Veneza com bilhetes à volta dos 150 euros (o voo faz escala em Barcelona).