Não será difícil perceber, tendo em conta a fotografia acima reproduzida, porque é que sites como o Design Boom, o Curbed, o Hype Beast ou o High Snobiety, sempre atentos ao que de melhor se faz em arquitetura e design por esse mundo fora, destacaram, nos últimos dias, este projeto do ateliê bracarense Carvalho Araújo.

Trata-se de uma habitação particular, concluída o ano passado, que — é importante fazer esta ressalva — não deverá entrar nos desejos de quem aposta semanalmente em jogos de sorte: “pensamos que não esteja à venda”, dizem-nos do ateliê. Ou seja, foi construída para usufruto exclusivo do seu proprietário.

A casa fica numa encosta íngreme do Vale da Caniçada, concelho de Vieira do Minho, perto do Gerês, onde antes havia uma outra pequena habitação que, devido à morfologia do terreno, estava sujeita a pequenas derrocadas e que foi, por isso, demolida. Esta nova construção, onde a madeira e o betão se relacionam de forma curiosa, tira partido do terreno envolvente, nomeadamente da pendente do ribeiro e da vista sobre a paisagem em redor. Neste caso, mais importante que descrever será mesmo ver: na fotogaleria, em cima, pode fazer-se a visita possível.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR