Dark Mode 167kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Vídeo: esta data bloqueia o iPhone e o iPad. É um erro (ainda) sem solução

Se definir esta data no seu iPhone e depois o reiniciar, o sistema ficará permanentemente bloqueado. O Observador confirmou o erro e, para já, não há solução.

i

Imagem ilustrativa

Imagem por Pixabay, editada por Amélia Lageiro

Imagem ilustrativa

Imagem por Pixabay, editada por Amélia Lageiro

Atualização 15/02 11h40: O iPad que testámos continua bloqueado. Porém, esta segunda-feira o site Gizmodo avança que o bloqueio poderá ser revertido deixando a bateria esvaziar por completo, abrindo o aparelho e desconectando a bateria ou fazendo uma atualização de firmware.

Parece mentira, mas é bem real: em iPhones, iPads e iPods, se definir manualmente a data do sistema para 1 de janeiro de 1970 e reiniciar o aparelho, o dispositivo ficará permanentemente bloqueado e nem um restauro através do iTunes irá resolver o problema. Por isso, antes de continuar a ler este artigo, deixamos o alerta: não tente isto, nem incentive os outros a fazê-lo.

O problema afeta aparelhos da Apple com iOS 8 ou iOS 9 e processador de 64-bit. Trata-se de um bug (erro técnico) que foi confirmado pelo Observador e cujas causas ainda não foram apuradas. Replicámos o erro num iPad Air 2 (o mais recente) e, para já, o dispositivo continua bloqueado. Ora veja:

[jwplatform 0GdWkEa9]

O jornal britânico The Guardian avança a possibilidade de estar relacionado com a forma como o sistema operativo grava a data: defini-la para 1 de janeiro de 1970 fará com que o valor da variável seja “igual a zero ou menor que zero, fazendo com que todos os processos que solicitem a hora falhem”. Isso explicaria ainda porque é que, no fórum Reddit, certos utilizadores indiquem não ter conseguido replicar o erro: estavam em fusos horários diferentes, como explicou um utilizador.

Também no Reddit alguns utilizadores assumem ter ficado com os seus telemóveis bloqueados ao tentarem refutar os relatos. Outros dizem ter experimentado em aparelhos expostos nas lojas físicas da Apple.

Embora seja pouco provável que alguém defina esta data por acidente, o jornal britânico indica que existem formas de, remotamente, forçar um aparelho deste género a mudar a data. “Um hacker pode ser capaz de bloquear todos os iPhones 64-bit ligados a uma rede pública WiFi, por exemplo”, escreve o repórter Samuel Gibbs. O jornal contactou a Apple, que estará já a averiguar o problema.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.