Estava já confirmada a publicação da autobiografia de Bruce Springsteen para 27 de Setembro mas na edição americana, escrita em inglês, naturalmente. A editora 20|20 confirmou agora que “Born To Run” será lançado em simultâneo em Portugal, numa edição traduzida.

bruce capa

A capa de “Born to Run”

O livro, que toma como título o álbum que deu os primeiros grandes sucessos ao músico e que lhe definiu a carreira – disco editado em 1975 – conta o essencial sobre a vida e a música de Springsteen. A infância e a adolescência em New Jersey, as primeiras aventuras entre bandas e estúdios, as gravações iniciais, a formação da E Street Band e a chegada à fama.

Um excerto citado há pouco tempo pelo New York Times revelava algumas das palavras de Springsteen: “Escrever sobre nós próprios é engraçado. Mas num projeto como este, o autor fez uma promessa, mostrar ao leitor a sua mente. Nestas páginas tentei fazer isso.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[recorde aqui o tema que dá título ao livro, “Born to Run”]

O músico, de 66 anos, decidiu escrever o livro há sete, depois da atuação com a E Street Band no intervalo da Super Bowl em 2009. Numa declaração apresentada aos meios de comunicação internacionais quando a edição do livro foi anunciada, o editor da Simon & Schuster (que detém os direitos da publicação), Jonathan Karp, adiantou que “os leitores vão rever as suas próprias vidas na história extraordinária de Bruce Springsteen, da mesma forma que o temos feito nas canções dele”.

Springsteen, que nasceu em 1949 em New Jersey, lançou o primeiro álbum, “Greetings From Asbury Park” em 1973. Nesta altura está em digressão pelo mundo, com o concerto especial dedicado ao álbum “The River”, que no ano passado cumpriu 35 anos (e que foi reeditado na edição especial The Ties That Bind). O músico atua com a E Street Band no Rock in Rio Lisboa a 19 de Maio.

[veja Bruce Springsteen e a E Street Band numa atuação recente no programa Saturday Night Live]