Quem nunca sonhou com a morte, que atire a primeira almofada. A morte de um tio, da mãe, da avó, ou até a nossa própria morte. Este é um dos temas mais presentes nos sonhos e, quando analisado, pode ter várias interpretações. “Depois de anos de investigação, podemos adiantar que todos os sonhos significam alguma coisa. Todas as pessoas são diferentes, por isso, sonhar com a morte vai ter um significado específico para aquela pessoa”, explica a investigadora do tema, Delphi Ellis, ao Mirror.

Ainda assim há algumas explicações para que o cenário da morte chegue na altura do sono. Para alguns, sonhar com a morte pode ser antes sinal de vida e de um nascimento a caminho. “A morte nos sonhos pode também refletir alguma mudança em nós” ou uma mudança drástica nos outros — esse momento de rutura é inscrito como uma ‘morte’ nos sonhos.

Há também algumas mães que sonham com a morte dos filhos pequenos, aponta a mesma especialista. Aqui, a explicação pode estar no facto de se sentirem responsáveis por eles e a ansiedade da morte representa a preocupação de que lhes aconteça algo de mal. O mesmo acontece quando se sonha com a morte de um amigo ou de um familiar.

Ser perseguido? Ficar sem dentes?

Outro dos sonhos mais comuns é imaginar que estamos num sítio desconhecido, como um quarto vazio, que não reconhecemos. Ian Wallace, psicólogo que analisou mais de 150 mil sonhos em mais de 30 anos de profissão, explica ao Independent que estar num quarto que nos é desconhecido pode significar que estamos a descobrir um talento ou uma oportunidade que não sabíamos que existia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

iStock_000060688438_Medium

Sonhar com quedas pode significar que se está muito preso a uma situação ou a um problema da vida real. Foto: iStock

Quem já sonhou estar a conduzir um carro completamente descontrolado tem de prestar mais atenção ao sentimento de controlo na vida. A experiência de Ian Wallace diz que o carro representa a capacidade de fazer progressos para atingir um objetivo mas o descontrolo é o pormenor-chave. “Talvez sinta que não tem controlo suficiente sobre o seu caminho para o sucesso”, escreve o Independent.

Sonhar com quedas pode significar que se está muito preso a uma situação ou a um problema da vida real. Voar nos sonhos, pelo contrário, pode indicar que a pessoa se libertou de circunstâncias que estavam a aprisioná-la. E sonhar que se está nu em público? Aqui, a explicação é outra: as roupas são um instrumento escolhido para apresentação aos outros, por isso, estar nu em frente a eles sugere que nos estamos a sentir vulneráveis e expostos na vida real.

Já perdeu vários dentes durante o sono? Ian Wallace diz que os dentes significam confiança e poder, daí que se os perdemos nos sonhos é porque na vida real há algo que está a abalar a nossa confiança. Há quem diga também que sonhar com dentes antecipa notícias de morte. Por último, fica uma chamada de atenção: se costuma sonhar que está a ser perseguido, cuidado. Pode haver algum assunto na sua vida que quer resolver, mas ainda não sabe como.