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Sono

Lifestyle

Dormir bem, despertar melhor

Uma noite bem descansada não só faz sonhar, como desperta o melhor que há em nós. Acordar num bom colchão e cama a condizer torna o dia mais alegre, produtivo, completo e faz maravilhas pela saúde.
Sono

E se o seu médico lhe prescrever sono?

A duração e qualidade do sono são fundamentais para o equilíbrio do organismo mas são ameaçadas por estímulos externos como 2 anos de pandemia, a alteração das rotinas diárias e o conflito na Europa.
Saúde

Exames da apneia do sono com atraso de um ano

A Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono pode atingir até 80% da população acima dos 65 anos. A dificuldade em conseguir consultas e pedir exames levam ao atraso no diagnóstico da apneia do sono.
Sonhos

Os sonhos mais comuns nos países do mundo

Tanto em Angola, como no Brasil e em Moçambique, as cobras, à semelhança de Portugal, foram o sonho mais recorrente.
Sociedade

O que comer antes de dormir

Conheça os alimentos que influenciam positiva e negativamente o sono.
Crianças

Choro, colo ou mama. O sono do bebé treina-se?

A importância das rotinas, o dilema do choro e o problema comum: se o bebé não dorme, os pais também não. Viagem aos métodos de treino de sono, às opiniões divergentes e aos mitos que subsistem.
Observador Lab

Iupi Baby, o coelhinho macio e com coração de mãe

Criar um peluche com o batimento cardíaco da mãe, para tranquilizar o bebé. Foi esta a premissa para criar o Iupy Baby. Um sonho que se tornou real, como outros que o Credibom pode ajudar a realizar.
Lifestyle

Largar tudo para fazer acontecer? Vamos embora!

E se o ponto de partida para fazer acontecer algo importante passasse por largar tudo e viajar? E porque não? André Leonardo foi em busca de histórias inspiradoras e a sua vida nunca mais foi a mesma.
Saúde

Dormir bem, sonhar melhor

Uma noite descansada pode fazer tanto por quem dorme como pela humanidade. A prová-lo estão quatro sonhos que resultaram em criações geniais. Quer experimentar? Comece por se deitar num bom colchão.
Sono

46% dorme pior na pandemia. Porquê e como evitar?

Um estudo veio revelar que quase metade dos portugueses dormiram pior na pandemia. Sedentarismo e horários de sono desajustados ajudam a explicar. Mas também há dicas para ajudar a adormecer.
Sono

O truque viral para adormecer em 5 minutos 

Estudante de psicologia revela exercício apresentado pelo seu professor para proporcionar um bom descanso, em tempos marcados pelo agravamento de problemas mentais devido à pademia.
Coronavírus

Má higiene oral pode implicar distúrbios de sono

Investigadora do CEPSU-IINFATS revela que "quase 50% das crianças alteraram a sua qualidade do sono" e "cerca de 30% dos pais reportou que os seus filhos estavam a piorar a higiene oral".
Sono

Como combater consequências da pandemia no sono

O diretor do Centro Europeu do Sono revela que um em cada quatro portugueses admitiu ter dificuldades de sono e 30% admitiu que os problemas de sono se agravaram, com maior prevalência nas mulheres.
Sono

Sono profundo limpa "resíduos do cérebro" 

Num teste feito a moscas da fruta, que têm neurónios que gerem o ciclo do sono de forma semelhante aos humanos, concluiu-se que "eliminação de resíduos" do cérebro constitui uma função central do sono
País

Sabe o que uma boa noite de sono faz por si?

Está provado que a qualidade do sono afeta a saúde a vários níveis. Uma das 10 recomendações da World Sleep Society para dormir melhor é ter uma cama confortável. Saiba qual o melhor colchão para si
Sono

Atividades do Dia do Sono premiadas outra vez

Distinção da Sociedade Mundial do Sono é destinada às melhores campanhas a nível mundial e é atribuído pela segunda vez à Universidade de Coimbra e Associação Portuguesa de Sono
Coronavírus

Dormimos melhor ou pior durante o confinamento?

A resposta é: ambos. Se, por um lado, dormimos mais tempo e com horários mais regulares, por outro lado, a qualidade do sono parece ter piorado. As conclusões são de dois estudos, na Europa e EUA.
Sonhos

Sonhemos!

Se neste momento não podemos viajar para fora, podemos viajar para dentro e aproveitar este tempo de permanência em casa, para um encontro diferente connosco próprios.
Alzheimer

Noites mal dormidas podem causar Alzheimer

A privação de sono relaciona-se com o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas ao modificar partes do cérebro que condicionam a cognição e as ligações neurológicas.
Compras

5 dicas para realizar os seus sonhos este Natal

Não acredita no Pai Natal? Mas não precisa dele para tornar um sonho em realidade. Reunimos algumas dicas de especialistas para mudar a sua vida.
Saúde

Médicos alertam para riscos de edredão de penas  

Suores noturnos, tosse seca e falta de ar? Dorme com edredões e almofadas de penas? Podem ser sintomas de intoxicação pulmonar causados por poeiras contidas neles, avisam os médicos.
Tive uma Ideia

Algas, zinco e cânhamo para dormirmos melhor

Marialma é uma startup portuguesa que lançou uma marca de roupa de cama feita com fibras naturais e componentes ativos. Além de ser amiga do ambiente, promete cuidar da pele e ajudar a dormir melhor.
Cabo Verde

Moçambique e Cabo Verde com problemas de sono

Estudo científico publicado esta terça-feira na Acta Médica Portuguesa, revela que mais de um quarto das crianças de Cabo Verde e Moçambique apresenta problemas de sono.
Beleza e Bem Estar

A indústria do sono. Quanto custa não dormir? 

A privação de sono tem custos físicos e emocionais, e rouba milhões à economia de países. O sono passou a ter valor económico: há apps, livros, podcasts e gurus. E há empresas que pagam a quem dormir.
Sono

Dorme pouco? Pode ter uma mutação rara

Se não precisa de mais de 6 horas para se sentir revitalizado, então pode ter uma mutação genética rara. É o segundo traço genético que os cientistas descobrem estar relacionado com a falta de sono.
Saúde

Jovens sem sono? Solução: menos ecrãs à noite

Os problemas de sono nos adolescentes podem ser revertidos em apenas uma semana limitando a utilização à noite de ecrãs emissores de luz como os dos telemóveis, 'tablets' e computadores.
Sono

O método da Marinha para adormecer em 2 minutos

Já funcionou em cenário de guerra, se calhar também pode funcionar consigo. Há várias dicas: tudo começa por descontrair os músculos do rosto, colocar os ombros menos hirtos e respirar fundo.
Organização Mundial de Saúde

OMS. Crianças e ecrãs: nunca mais de uma hora

A Organização Mundial de Saúde divulgou esta quarta-feira um conjunto de recomendações sobre atividade física e momentos de repouso para crianças com menos de cinco anos. Muita corrida e poucos ecrãs.
Universidade de Aveiro

Capa para volante alerta para cansaço do condutor 

Lê os sinais do condutor através da pele das mãos e emite alertas para o telemóvel se identificar cansaço. O inovador sistema pretende contribuir para a redução dos acidentes causados por fadiga.
Sono

Os segredos para dormir como Cristiano Ronaldo

Nick Littlehales é treinador de sono e já trabalhou com pilotos, cirurgiões e equipas como o Real Madrid. Diz que é um erro querer dormir 8 horas seguidas. O truque é ir descansando ao longo do dia.
Saúde

Dormir menos de seis horas é tão mau como fumar

Um novo estudo relacionou a qualidade do sono com o risco de sofrer uma paragem cardíaca. Ter um sono conturbado ou dormir menos de seis horas aumenta até 34% os riscos cardiovasculares
Mudança da Hora

Mudança da hora. Sim ou não ao fuso único? 

A Comissão Europeia propôs o fim da mudança de hora, António Costa garantiu que fica tudo como está. Qual a melhor solução? Ouvimos os especialistas e percebemos que o tema está longe do consenso.
Família

Sono e amamentação? Este chatbot responde aos pais

A Aurora não gosta de mezinhas, de receitas fáceis ou de treinos do sono. O chatbot criado pela farmacêutica e "coach" parental Cláudia Morgado quer ajudar os pais nas horas de maior desespero.
Observador Lab

Um carro inteligente ou um robot com rodas?

Os carros estão cada vez mais autónomos. Quer saber o que é capaz de fazer um dos automóveis mais inteligentes do mundo? Venha descobrir, a bordo do novo A8.
Neurociência

Resolver problemas de sono na doença de Parkinson

Os problemas motores são mais visíveis, mas quase todos os doentes com Parkinson sofrem de distúrbios de sono. Resolver estes problemas melhoraria a qualidade de vida dos doentes.
Saúde

Como recuperar das semanas em jet lag social

Não se recrimine. Desligue o despertador aos fins-de-semana e dias de folga e recupere o sono perdido durante a semana. O jet lag social pode estar a afetar o seu rendimento - bem mais do que pensa.
Sono

Sono nosso de cada dia

Falar sobre o sono é uma moda. Neste Dia Mundial do Sono, mais do que falar, é importante mudar comportamentos para conseguir dormir, mais e melhor.
Sono

O remédio para quem tem dificuldades em acordar

Acordar pela manhã é um desafio enorme. A verdade é que um estado de sonolência se apodera do corpo humano, mas há um remédio para este problema.
Sono

Temperaturas baixas aumentam riscos para o sono

A associação de medicina do sono alertou para os riscos que o tempo frio, associado a alterações na qualidade do ar, pode trazer para o sono e aconselhou algumas medidas de prevenção.
Visão

Pausas de 20 minutos para quem usa computadores

Evitar estímulos de computadores, tablets e telemóveis entre meia a uma hora antes de deitar é um dos conselhos dados, uma vez que a luz dos ecrãs provoca um sono irrequieto.
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