Foi a própria Maria Sharapova quem o confirmou esta segunda-feira: a tenista russa foi notificada pela International Tennis Federation (ITF) por causa de um controlo anti-doping positivo durante o Open da Austrália, em janeiro. Em causa está o uso de meldonium, uma substância utilizada para tratar isquémia, uma condição que se caracteriza pela falta de fluxo no sangue. É utilizado pelos atletas para melhorar a performance física, uma vez que aumenta a circulação sanguínea.

O medicamento é fabricado na Letónia e, atualmente, só pode ser comercializado nos países bálticos e na Rússia, refere o Guardian. Fora da Europa, a venda de meldonium foi proibida pela Food and Drug Administration, uma unidade do Departamento de Saúde dos Estados Unidos da América.

Sharapova tomava meldonium desde 2006, mas este foi entretanto proibido pela Agência Mundial de Antidopagem (WADA). A WADA passou vários meses a monitorizar o medicamento, tendo chegado à conclusão de que é utilizado “por atletas com a intenção de melhorar a sua performance”, fazendo chegar mais oxigénio aos músculos. A decisão foi aprovada em setembro de 2015 pelo organismo, e entrou em vigor a 1 de janeiro deste ano.

Sharapova, hoje com 28 anos e ex-número um mundial, continua a ser uma das maiores estrelas femininas do ténis (ocupa hoje sétima posição do ranking), tendo conseguido o feito de, durante 11 anos consecutivos, ser a mais bem paga do circuito WTA. Venceu cinco Grand Slam (Wimbledon — o primeiro, em 2004 –, US Open, Austrália e França, aqui por duas vezes, em 2012 e 2014) e chegou a outras tantas finais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O seu último título foi precisamente em 2014, no Open de França. E tudo por causa das lesões. Em 2008, Sharapova foi operada ao ombro direito, uma lesão que voltou a atormentá-la em 2013 para não mais deixá-la. Nos últimos oito meses, Maria Sharapova participou em apenas quatro torneiros: três do WTA e a final da Fed Cup, em 2013.

A última prova que disputou foi precisamente o Open da Austrália, sendo eliminada nos quartos-de-final por Serena Williams.

A ITF anunciou que Maria Sharapova será suspensa preventivamente a partir de 12 de março.

Atualizado às 11h59 de 8 de março com informação sobre o meldonium