Terá sido a primeira vez que um designer de moda trocou uma vénia por um afundanço na altura dos agradecimentos, mas foi isso mesmo que aconteceu no final do desfile de Lidija Kolovrat. O gesto original explica-se pelo cenário. Na abertura do terceiro e último dia da 46ª edição da ModaLisboa, que decorreu entre 11 e 13 de março, a criadora de origem bósnia trocou o Pátio da Galé pelo ginásio da Marinha Portuguesa e desvendou a sua coleção para o próximo outono-inverno depois de um jogo de basquete.

“Your favourite team is playing”, disse Kolovrat com uma coleção que implicava dresscode — todos os convidados tinham de ir de ténis — e onde misturou técnicas e materiais tradicionais como o macramé e o burel com silhuetas fluidas e apontamentos desportivos.

Quase 25 anos passaram desde a primeira ModaLisboa, que tomou conta do Teatro São Luiz nos dias 18, 19 e 21 de abril de 1991 com as criações de Ana Salazar, José António Tenente ou Luís Buchinho. Nuno Gama estava lá e resolveu olhar para trás, trocando também o Pátio da Galé pelo grande auditório do Centro Cultural de Belém e o habitual desfile carregado de testosterona por um filme-documentário onde comemora 50 anos de vida e 30 de carreira.

Gama e Kolovrat foram duas exceções a um calendário de 22 desfiles que se concentrou debaixo dos arcos de pedra do Pátio da Galé, junto à Câmara Municipal de Lisboa, e na sala do BPI, na Praça do Município. Houve ausências — Ricardo Preto e Aleksandar Protic — mas também dois estreantes — David Ferreira e Rose Palhares, que apresentaram as suas propostas na plataforma de micromarcas LAB –, uma loja dedicada a marcas portuguesas que finalmente teve o destaque que merece, abrigada dentro de uma tenda transparente no meio da praça e aberta ao público em geral, e ainda vários convidados-surpresa, nomeadamente no desfile de Filipe Faísca, onde Manuela Moura Guedes não só apresentou uma das criações do designer como deu a volta final ao som de “Dancing In The Street” e acabou ao colo do criador, para deleite das dezenas de fotógrafos que se encontravam na sala.

Moda Lisboa FW 16 Filipe Faísca Manuela Moura Guedes

Manuela Moura Guedes calçou os Louboutin e desfilou para Filipe Faísca.

Em fotogaleria reunimos 25 looks que se destacaram entre as centenas de propostas dos criadores portugueses para o próximo outono-inverno, pela ordem em que foram apresentados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR