Terá sido a primeira vez que um designer de moda trocou uma vénia por um afundanço na altura dos agradecimentos, mas foi isso mesmo que aconteceu no final do desfile de Lidija Kolovrat. O gesto original explica-se pelo cenário. Na abertura do terceiro e último dia da 46ª edição da ModaLisboa, que decorreu entre 11 e 13 de março, a criadora de origem bósnia trocou o Pátio da Galé pelo ginásio da Marinha Portuguesa e desvendou a sua coleção para o próximo outono-inverno depois de um jogo de basquete.

“Your favourite team is playing”, disse Kolovrat com uma coleção que implicava dresscode — todos os convidados tinham de ir de ténis — e onde misturou técnicas e materiais tradicionais como o macramé e o burel com silhuetas fluidas e apontamentos desportivos.

Quase 25 anos passaram desde a primeira ModaLisboa, que tomou conta do Teatro São Luiz nos dias 18, 19 e 21 de abril de 1991 com as criações de Ana Salazar, José António Tenente ou Luís Buchinho. Nuno Gama estava lá e resolveu olhar para trás, trocando também o Pátio da Galé pelo grande auditório do Centro Cultural de Belém e o habitual desfile carregado de testosterona por um filme-documentário onde comemora 50 anos de vida e 30 de carreira.

Gama e Kolovrat foram duas exceções a um calendário de 22 desfiles que se concentrou debaixo dos arcos de pedra do Pátio da Galé, junto à Câmara Municipal de Lisboa, e na sala do BPI, na Praça do Município. Houve ausências — Ricardo Preto e Aleksandar Protic — mas também dois estreantes — David Ferreira e Rose Palhares, que apresentaram as suas propostas na plataforma de micromarcas LAB –, uma loja dedicada a marcas portuguesas que finalmente teve o destaque que merece, abrigada dentro de uma tenda transparente no meio da praça e aberta ao público em geral, e ainda vários convidados-surpresa, nomeadamente no desfile de Filipe Faísca, onde Manuela Moura Guedes não só apresentou uma das criações do designer como deu a volta final ao som de “Dancing In The Street” e acabou ao colo do criador, para deleite das dezenas de fotógrafos que se encontravam na sala.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Moda Lisboa FW 16 Filipe Faísca Manuela Moura Guedes

Manuela Moura Guedes calçou os Louboutin e desfilou para Filipe Faísca.

Em fotogaleria reunimos 25 looks que se destacaram entre as centenas de propostas dos criadores portugueses para o próximo outono-inverno, pela ordem em que foram apresentados.