Os Estados Unidos repatriaram na quarta-feira 58 cubanos resgatados de botes quando tentavam chegar à costa norte-americana, indicou a Guarda Costeira.

Os migrantes foram resgatados no Estreito da Florida – os 150 quilómetros de água que separam o estado norte-americano e Cuba- de sete botes diferentes na última semana.

O barco de patrulha da Guarda Costeira levou os botes até à vila cubana de Bahia de Cabanas, informa um comunicado.

A Guarda Costeira tem verificado um aumento no número de cubanos que chegam aos Estados Unidos por terra e mar desde que Washington e Havana anunciaram que iam começar a normalizar as relações, em dezembro de 2014.

Os migrantes cubanos que chegam aos Estados Unidos têm acesso a uma via rápida para obter residência e cidadania, de acordo com uma medida adotada durante a Guerra Fria que muitos receiam que seja abandonada se os dois países normalizarem as relações.

“As políticas de imigração não mudaram e instamos as pessoas a não se lançarem ao mar em barcos impróprios. É ilegal e extremamente perigoso”, disse o capitão da Guarda Costeira americana Mark Gordon.

A Guarda Costeira resgatou outros 18 migrantes cubanos em severo estado de desidratação na costa da Florida, sexta-feira passada. Nove membros deste grupo morreram durante a viagem.

Mais de 43 mil cubanos entraram nos Estados Unidos por mar e terra durante o ano fiscal de 2015, que terminou em setembro, um número inédito em várias décadas. Cerca de 2.562 cubanos tentaram chegar às costas norte-americanas em botes desde 01 de outubro, estima a Guarda Costeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR