Cuba
Dança

Morreu Alicia Alonso, a lenda cubana do ballet

740
A bailarina cubana Alicia Alonso, diretora e cofundadora do Ballet Nacional de Cuba, morreu esta quinta-feira, aos 98 anos, devido a uma doença cardiovascular.
Direitos Humanos

EUA anunciam sanções contra Raul Castro

160
Os EUA anunciaram sanções contra o ex-presidente cubano e líder do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro, "por envolvimento em graves violações dos direitos humanos", quando era ministro da Defesa.
Cuba

Raio mata três crianças e dois adultos em Cuba

245
As vítimas mortais são uma mulher de 31 anos, um homem de 43 e três menores, de 3, 9 e 12 anos. O ferido tem 5 anos. A ilha é um dos territórios mais afetados por raios em todo o mundo.
Estados Unidos da América

EUA. Exilado cubano há 50 anos pode ter de sair

Líder do movimento Democracia para Cuba teve o seu pedido de residência negado pelas autoridades norte-americanas. Governo alega greves de fome e flotilhas de protesto entre as razões para decisão.
Estados Unidos da América

Agência multada por vender viagens a Cuba

Governo norte-americano acusa a agência 'Expedia' de violar as sanções económicas aplicadas a Cuba. Empresa de viagens terá sanção de cerca de 300 mil euros.
Cuba

MSC Cruzeiros cancela escalas em Cuba

Medida deve-se a proibições impostas pelo Governo dos EUA. Novas escalas vão passar pelo porto de Key West, na Flórida, Costa Maya, no México, George Town, nas Ilhas Caimão e Cozumel, no México.
Atropelamento

Carro invade passeio em Havana e faz quatro mortos

O condutor perdeu o controlo do veículo, aparentemente devido a problemas técnicos. Um dos quatro mortos é um jornalista cubano: Ulises Canales. Entre os 21 feridos, 5 estão em estado grave.
Cuba

Polícia interrompe marcha LGBT em Cuba

600
A polícia cubana interrompeu este sábado uma marcha pelos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), uma alternativa ao desfile anual contra a homofobia cancelado.
Cuba

Cuba lança racionamento perante crise económica

998
O Governo de Cuba anunciou esta sexta-feira o racionamento de produtos básicos no país, que se prepara para enfrentar a pior crise económica em décadas.
Casa Branca

Trump tira bloqueio a Cuba se não apoiar Maduro

A Casa Branca acusa Cuba de ter cerca de 25 mil cubanos infiltrados na Venezuela e admite uma abertura económica se a ilha retirar o seu apoio a Maduro, caso contrário reforçará o bloqueio económico.
Estados Unidos da América

UE contra lei dos EUA sobre propriedades em Cuba

A UE diz usar lei de bloqueio sobre a nova lei dos EUA para reclamar propriedades em Cuba por considerar que é "contrária ao direito internacional" e que viola os compromissos dos acordos UE-EUA.
Estados Unidos da América

Trump prepara-se para reforçar embargo contra Cuba

EUA vão permitir a partir desta segunda-feira ações legais contra companhias estrangeiras que usam propriedades confiscadas pelo governo de Cuba após a revolução de 1959.
Cuba

No referendo cubano votou-se também por Maduro

164
O presidente cubano Miguel-Diaz Canel disse que no referendo às alterações à Constituição de Cuba se votou "também pela Venezuela", onde "se joga dignidade do continente.
Cuba

Constituição. Vem aí uma nova Cuba? "No es fácil" /premium

A nova Constituição de Cuba vai a votos este domingo. O novo texto assegura a propriedade privada, limita os mandatos presidenciais e abre caminho para o casamento gay. Mas o país está longe de mudar.
Cuba

O ex-capitão que percorreu Cuba por um Chevrolet

Anselmo Ramírez conseguiu encontrar um Chevrolet Impala de 1959, em Havana, pintado de preto e em “perfeito estado”, nas mãos de uma jovem que acabaria por se tornar sua companheira.
Venezuela

Duas ilusões sobre a Venezuela /premium

714
A tirania chavista na Venezuela não é socialista? Quer dizer que nacionalizar, condicionar e subsidiar já não é socialismo? E nesse caso, porque é que tantos líderes da esquerda apoiaram Chávez?
Desastres Naturais

Tornado em Havana danificou 1.900 habitações

126
O tornado em Havana, que afetou cinco bairros da capital de Cuba com ventos de cerca de 300 quilómetros por hora, fez quatro mortos e 195 feridos, cerca de 70 dos quais permanecem hospitalizados.
Cuba

Cuba. Furacão provoca 3 mortos e 172 feridos

O furacão deixa grande parte da capital sem eletricidade, provocou a “queda de árvores, postes elétricos e destruiu portas e janelas, telhados de casas e foram registados deslizamentos de terra".
Estados Unidos da América

Ataque na embaixada dos EUA provocado por grilos

O "ataque acústico" que atingiu a embaixada dos Estados Unidos em Havana e que provou sintomas misteriosos em vários funcionários poderá, afinal, ter sido provocado por grilos, afirmam os cientistas.
Cuba

Neto de Fidel partilha "vida de luxo" no Instagram

1560
O neto de Fidel Castro está a ser criticado nas redes sociais por partilhar fotografias de uma vida desafogada no Instagram. Há fotos do jovem num iate e ao volante de um BMW.
Cuba

Cuba. Ex-Presidente pede para fortalecer a defesa

O ex-Presidente de Cuba, Raul Castro, acusou a administração de Donald Trump de ter aumentado as pressões políticas e económicas para forçar uma mudança de regime na ilha comunista.
Angola

João Loureço saúda os 60 anos da revolução cubana

135
Numa mensagem de felicitações ao homólogo Miguel Bermúdez, o presidente angolano manifestou disponibilidade para reforçar a cooperação bilateral entre Luanda e Havana "com vantagens recíprocas reais".
Brasil

Cuba critica posição "reacionária" de Bolsonaro

161
Presidente de Cuba criticou hoje a posição "reacionária" de Jair Bolsonaro, e revelou que só não regressaram à ilha 836 dos mais de oito mil profissionais cubanos retirados do programa 'Mais médicos'.
Brasil

Brasil. Falta substituir 106 dos 8.300 médicos

O Brasil ainda não conseguiu substituir 106 dos 8.332 médicos cubanos que participavam no programa 'Mais Médicos'. Agora está a contratar médicos estrangeiros para colmatar a falta de profissionais.
Cuba

Cuba anuncia acesso total à Internet aos cidadãos

980
Cuba anunciou que os seus cidadãos poderão começar a usufruir do serviço 3G nos telemóveis pela primeira vez, já a partir de quinta-feira. Até agora, tinham apenas acesso a contas de e-mail estatais.
Brasil

Brasil vai substituir médicos cubanos

O concurso foi aberto pelo Governo brasileiro esta quarta-feira para substituir os 8.332 médicos cubanos que trabalham no país, depois de Cuba abandonar a parceria do programa "Mais Médicos".
Cultura

15 anos de colaboração artística luso-cubana

A Companhia de Teatro Lendias d'Encantar vai estrear na terça-feira, em Beja, um espetáculo com a participação do ator alentejano António Revez acompanhado pela música da pianista cubana Rosa García.
Brasil

Bolsonaro recusa "alimentar ditadura cubana"

Depois de Havana ter decidido o regresso dos médicos cubanos, Bolsonaro responde que se trata de "uma questão humanitária" e que o Brasil não pode "continuar a aceitar escravos"
Coreia do Norte

Coreia do Norte vai visitar países sul-americanos

Uma delegação da Coreia do Norte encabeçada pelo presidente da Assembleia Popular Suprema, Kim Yong-nam, vai deslocar-se numa visita oficial ao México, Cuba e Venezuela.
Médicos

Cuba ameaça a retirada de 11 mil médicos do Brasil

336
Após Bolsonaro ter dito que ia impor novas condições para os médicos estrangeiros no Brasil, as relações diplomáticas entre os dois países tem vindo a complicar-se.
Médicos

Cuba vai retirar médicos do Brasil

366
Havana fala em declarações "ameaçadoras e pejorativas" por parte do Presidente eleito Jair Bolsonaro, que prometeu modificações "inaceitáveis" neste projeto governamental.
Cuba

7 milhões participam na reforma constitucional

Mais de 7,3 milhões de cubanos já participaram no debate sobre a reforma constitucional, um processo que será concluído no próximo dia 15, segundo a imprensa oficial cubana.
Cuba

Diaz-Carnel convida Putin a visitar Cuba

O líder cubano Miguel Díaz-Canel convidou o Presidente russo Vladimir Putin a visitar a ilha caribenha em 2019, no decurso de um encontro oficial entre os dois chefes de Estado, em Moscovo.
Estados Unidos da América

EUA impõe novas sanções à Venezuela

A administração norte-americana impôs novas e "pesadas" sanções contra a Venezuela, acusada de fazer parte, com Cuba e Nicarágua, de uma "troika da tirania" na América Latina.
Diplomacia

Cuba acusa EUA de campanha de difamação

O diretor-geral dos EUA no Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, Carlos Fernández de Cossío, disse que nos últimos meses o Governo norte-americano tem aumentado a "retórica hostil" contra Cuba.
Diplomacia

Presidente cubano quer denunciar embargo americano

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, vai denunciar na Assembleia Geral da ONU a "política aberrante do embargo" norte-americano, disse no domingo a jornalistas.
Cuba

Presidente de Cuba acusa Trump de esfriar relações

Para o presidente cubano, os EUA querem impor o neoliberalismo na América Latina para que o “exemplo” de Cuba não se repita na região. Diaz-Canal quer também legalização do casamento homossexual.
Cuba

Dissidente cubano libertado da prisão

O dissidente cubano José Daniel Ferrer, líder da União Patriótica de Cuba, foi libertado esta quarta-feira depois de ter estado duas semanas em prisão preventiva, acusado de "tentativa de assassínio".
Cuba

Cuba. Começa consulta popular da nova Constituição

Entre as novidades mais relevantes da reforma constitucional cubana estão o reconhecimento da propriedade privada e a eliminação do termo "comunismo".
Cuba

Cuba vota projeto da nova Constituição em 2019

O referendo nacional sobre o projeto da nova Constituição de Cuba, que contempla importantes mudanças sociais e económicas neste país comunista, vai ser realizado em fevereiro de 2019.
Cuba

Cuba distribui projeto da nova Constituição

O Governo de Cuba vai publicar o texto completo do anteprojeto da nova Constituição do país, que contempla importantes mudanças sociais e económicas, informaram os órgão de comunicação locais.
Diplomacia

Reforço de laços com Cuba domina visita francesa

O desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre os dois países é favorável, disseram os dois políticos, que reconheceram também o papel crescente das empresas francesas na economia local.
Cuba

Cuba debate constituição que elimina o "comunismo"

191
A Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento) de Cuba começou a debater o texto da nova Constituição do país, que elimina a palavra "comunismo" e inclui o direito à propriedade privada.
Cuba

Propriedade privada chega à Constituição cubana

1875
O reconhecimento da propriedade privada e do mercado livre vão passar a constar da Constituição cubana. Limite nos mandatos presidenciais e o cargo de primeiro-ministro são outras novidades.
Cuba

Raul Castro vai liderar reforma da Constituição

O ex-Presidente de Cuba e líder do Partido Comunista Raul Castro vai liderar uma comissão que terá a missão de reformar a Constituição cubana e adaptá-la às mudanças económicas e sociais.
Cuba

Pelo menos sete mortos em inundações em Cuba

As fortes chuvas e inundações provocadas na última semana em Cuba pela tempestade Alberto fizeram pelo menos sete mortos, informaram as autoridades locais. Duas pessoas estão desaparecidas.
Venezuela

Venezuela e Cuba. Acordos do turismo à agricultura

A Venezuela e a Cuba estão a preparar novos acordos em matéria energética, agrícola, mineira e turística, anunciou o Presidente venezuelano, no final de um encontro com o homólogo cubano.
China

Novo caso de ataque sonoro "anormal" a americano

Um funcionário norte-americano queixou-se de sintomas semelhantes aos que já tinham sido reportados por elementos do corpo diplomático em Havana. Autoridades dos EUA lançam alerta de saúde.
Cuba

Queda de avião: já havia queixas da companhia

Transportadora mexicana autorizava bagagem acima do limite em voos para Cuba a partir de Guiana. Autoridades guianesas dizem que a Damojh foi banida do seu espaço aéreo no ano passado.
Acidentes de Aviação

Cuba investiga causas de acidente aéreo

A autoridade da aviação civil de Cuba afirmou que está a "trabalhar intensamente" para descobrir as causas do acidente aéreo que matou 110 pessoas.
Cuba

Três sobreviventes de queda de avião cubano

272
Aeronave que se despenhou ao descolar do aeroporto José Martí, em Havana, era de 1979. Há apenas três sobreviventes. Presidente cubano esteve no local e prometeu investigação a acidente.
Cuba

Youtube, uma janela para a liberdade em Cuba

O Youtube é a nova janela de liberdade em Cuba. Num país onde o acesso à internet é escasso, jovens youtubers somam cada vez mais seguidores nos seus canais.
Cuba

Novo Presidente cubano recebeu Maduro em Havana

Presidente da Venezuela foi recebido pelo seu homólogo cubano, no Palácio da Revolução, em Havana. Maduro foi o primeiro chefe de Estado a estar em Cuba depois da eleição de Miguel Díaz-Canel.
Cuba

Cuba. Transição no poder é ilegítima 

Secretário da Organização de Estados Americanos considera que a eleição de Diaz-Canel, em Cuba, é ilegítima: é uma "tentativa de manutenção de um regime autocrático dinástico e familiar", disse.
Cuba

Quem é e o que quer o novo líder de Cuba?

A eleição de Miguel Díaz-Canel põe fim a décadas de presidência dos Castro. Mas vai ficar tudo na mesma? Provavelmente sim. Herda um país com vários problemas e a sombra dos históricos do partido.
Cuba

Putin felicita novo presidente de Cuba

Presidente russo mostrou-se seguro que, com Díaz-Canel, Cuba vai iniciar uma nova etapa de desenvolvimento socioeconómico e disse que valoriza muito a relação com o país.
Cuba

Miguel Díaz-Canel já é Presidente de Cuba

Díaz-Canel foi eleito pelo parlamento cubano com 603 votos dos 604 deputados. "O nosso primeiro pensamento é dedicado à geração histórica", disse, referindo-se aos militares que fizeram a Revolução.
Cuba

Presidente de Cuba é proclamado esta quinta-feira

O provável sucessor do mais novo dos irmãos Castro, que aos 86 anos abandona o cargo após dois mandatos, será o atual vice-Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos.
Cuba

Cuba. Sucessão de Castro começa hoje

O processo de substituição de Raúl Castro na liderança cubana inicia-se hoje com a realização de uma sessão para a constituição do novo parlamento, um dia antes do inicialmente previsto.
Cuba

O "Richard Gere cubano" sucede aos irmãos Castro

178
Discreto, afável e fã dos Beatles, o novo Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, troca a farda militar pelas calças de ganga. Mas a mudança histórica pode não passar de cosmética.
Imprensa

Venezuela e Cuba são países americanos com menos l

104
A degradação da liberdade de imprensa na Venezuela e a sua ausência em Cuba são os grandes motivos de preocupação nos países do continente americano para a Sociedade Interamericana de Imprensa.
Cabo Verde

Cabo Verde quer reforçar cooperação com Cuba

O Presidente da República cabo-verdiana defende que o país quer reforçar a cooperação com Cuba, admitindo, contudo, necessidade de repensar alguns modelos.
Cuba

Filho mais velho de Fidel Castro suicidou-se

159
Fidel Ángel Castro Díaz-Balart, conhecido por Fidelito, suicidou-se esta quinta-feira. Tinha 68 anos e estava num estado de "depressão profundo". Era o filho mais velho do falecido presidente de Cuba.
Cuba

Cuba. Taxa de mortalidade infantil mais baixa

417
Cuba registou em 2017 uma taxa de mortalidade infantil de 4,1 por cada 1.000 nados vivos, a mais baixa da sua História, informou na noite de quinta-feira o Ministério da Saúde Pública.
Cuba

4 coisas a saber sobre o próximo presidente cubano

Foi o primeiro vice-presidente de Cuba (e possível próximo presidente) nascido depois da Revolução de 1959. É bom ouvinte. Promoveu festivais de rock e lutou contra o preconceito homossexual.
Cuba

Cuba."Grave e irracional" retrocesso com EUA

"Em 2017 fomos testemunhas de um grave e irracional retrocesso das relações Cuba-EUA, pelo qual o nosso país não é responsável", diz Raúl Castro
Cuba

Raúl Castro deixa presidência de Cuba em abril

244
O presidente cubano Raul Castro anunciou oficialmente esta quinta-feira que vai abandonar a presidência do país em abril de 2018. Miguel Díaz-Canel, o seu número dois, deverá ser o seu sucessor.
Atletismo

Pedro Pablo Pichardo naturalizado português

Pedro Pablo Pichardo vai passar a competir como atleta português, depois de obtida a naturalização este mês, anunciou, em conferência de imprensa, o Benfica e o triplo saltador nascido em Cuba.
Livros

J. Martin Guevara: “Sem corpo não havia mais Che"

283
Depois de décadas em silêncio, Juan Martin Guevara, o irmão mais novo do Che, decidiu contar a história desconhecida de Ernesto e da sua família. Porque é preciso tirar Che Guevara "do seu pedestal".
Brasil

Brasil. 15.547 pedidos de refúgio em 2017

O número de pedidos de refúgio no Brasil em 2017 já é superior à de todo o ano de 2016. A Venezuela lidera o ranking, com mais de seis mil solicitações.
Cuba

Cuba. Ministro nega "ataque" a diplomatas dos EUA

O ministro cubano dos Negócios Estrangeiros negou qualquer "ataque acústico" contra diplomatas norte-americanos em Cuba. Bruno Rodríguez afirmou que quem diz o contrário "mente deliberadamente".
Cuba

ONU defende fim do embargo a Cuba. EUA está contra

A votação e aprovação desta resolução não é juridicamente vinculativa. O levantamento do embargo está nas mãos do Congresso (de maioria republicana) norte-americano.
Acordo EUA-Cuba

Cuba nega ataques acústicos a diplomatas dos EUA

O ministro cubano dos Negócios Estrangeiros garante que estes ataques se tratam de uma "manipulação política destinada a minar as relações bilaterais" EUA/Cuba.
Cuba

Malecon ameaçada por alterações climáticas

Em altura de furacões, os edifícios do início do século XX são salpicados pelo mar e golpeados por grandes ondas. Cientistas cubanos consideram que a a marginal não aguentará como está além de 2100.
Revolução

Como foi tirada a icónica foto de Che Guevara

150
O autor da fotografia mais emblemática de Che Guevara, o fotógrafo cubano Alberto Korda, considerou-a uma "casualidade". A imagem do dirigente comunista tornou-se num produto do capitalismo.
Cuba

Che Guevara homenageado em Cuba

299
Cerca de 70 mil cubanos de diversas idades prestaram este domingo homenagem ao guerrilheiro argentino Ernesto "Che" Guevara, executado há 50 anos na selva boliviana.
Comunismo

Che Guevara: o homem que desprezava a humanidade

6163
Há 50 anos morreu Che Guevara, o poster boy da revolução. Era uma máquina de matar ou um jovem sonhador? Das montanhas de Cuba aos Andes bolivianos, Rui Ramos conta a história de um fracasso.
Presidente Trump

EUA retira diplomatas de Cuba

Os alegados ataques ultrassónicos que terão causado perda de audição e danos cerebrais a diplomatas dos EUA e Canadá estarão na origem da decisão. Cuba já tinha negado os ataques.
Cuba

Ataques sónicos? EUA podem fechar embaixada cubana

Secretário de Estado Rex Tillerson admite retirar as pessoas da embaixada cubana. 16 pessoas já terão sofrido problemas físicos que podem estar relacionados com algum tipo de ataque sónico.
Furacão

Irma chega a Cuba com máxima força

O furacão Irma, novamente de categoria 5, tocou terra no arquipélago de Camagüey, no norte de Cuba, na noite de sexta-feira, com ventos máximos de 260 quilómetros por hora.
Furacão

Furacão Irma. 280 portugueses retirados de resorts

Cerca de 280 portugueses foram transferidos de Cayo Coco e Cayo Guillermo para outras zonas de Cuba devido ao furacão Irma, que já desceu esta sexta-feira para categoria 4.
Furacão

Furacão Irma: 4 portugueses retirados de Cuba

Quatro turistas portugueses que estavam em Cayo Coco, em Cuba, serão esta manhã transportados para o centro da ilha por uma questão de prevenção, por causa do furacão Irma.
Cuba

Doença mistério atinge americanos em Cuba

109
Mais de uma dezena de funcionários da embaixada dos EUA em Havana sofreram sintomas misteriosos, entre os quais falta de audição. Autoridades não acusam Cuba, mas investigam possível ataque sónico.
Cuba

"Recuo" nas relações bilaterais entre Cuba e EUA

O Presidente cubano, Raul Castro, declarou sexta-feira que a linha da administração Trump para com Havana, representa um "recuo" nas relações bilaterais, restabelecidas em 2015 após meio século.
União Europeia

UE aprova acordo histórico com Cuba

O Parlamento Europeu deu "luz verde" definitiva ao primeiro acordo de diálogo político e cooperação entre a União Europeia e Cuba.
Hotéis

Os motéis vão regressar a Cuba

Os motéis em Cuba vão voltar, dando alternativas aos casais que mantinham relações sexuais em sítios públicos e abertos.
União Europeia

Parlamento Europeu dá "luz verde" a acordo UE/Cuba

107
A comissão de Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu deu esta terça-feira "luz verde" ao primeiro acordo de diálogo político e cooperação entre a União Europeia e Cuba.
Presidente Trump

Cuba rejeita "retórica hostil" de Donald Trump

O Governo cubano rejeitou a "retórica hostil" de Donald Trump, que anunciou as suas políticas para Havana. Mas Raúl Castro afirma que vai manter um "diálogo respeitoso" com os EUA em assuntos comuns.
Venezuela

Venezuela está solidária com Cuba

Cuba pode contar com a solidariedade do povo venezuelano. O anúncio foi feito pela ministra das Relações Exteriores da Venezuela depois de Donald Trump suspender o acordo com Cuba.
Cuba

Concentração de riqueza não será permitida em Cuba

668
A concentração de propriedade e riqueza não será permitida no novo modelo económico socialista cubano, afirmou na quarta-feira o vice-presidente da ilha Marino Murillo, numa comissão no parlamento.
Animais

Cobras que caçam em grupo detetadas em Cuba

206
Nas grutas de Cuba, no parque nacional de Desembarco del Granma, as Boas (uma espécie de cobra) caçam em bandos, conclui um estudo publicado na Animal Behavior and Cognition.
Google

Cuba. Instalados os primeiros servidores da Google

A Google instalou servidores em Cuba. Podia não ser nada de mais, mas é a primeira vez que uma empresa estrangeira tem este tipo de infraestruturas no país - onde o acesso à rede ainda é limitado.
Cuba

Evo Morales volta a Cuba para operação na garganta

O presidente boliviano, Evo Morales, vai voltar a Cuba dentro de um mês, para ser operado a um nódulo na garganta no hospital La Habana.
Correntes d'Escritas

"Em Cuba estávamos em permanente estado de guerra"

Em "Um lugar chamado Angola" Karla Suárez traz para a literatura as consequências que a participação de Cuba na Guerra Civil de Angola teve na sociedade cubana. "O comunismo é como uma religião", diz.
Cuba

Cuba. American Airlines abre delegação comercial

A American Airlines abriu na quarta-feira em Havana a sua primeira representação comercial em Cuba, apesar de já operar na ilha desde finais de 2016, quando se restabeleceram voos de e para os EUA.
Cuba

671 mil cubanos viajaram desde 2013

Um total de 671 mil cubanos viajaram para o estrangeiro, 78% dos quais pela primeira vez, desde a reforma da imigração aprovada pelo Governo de Raul Castro em 2013.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo felicita Cuba por aniversário da revolução

905
O Presidente da República enviou uma mensagem a felicitar Raúl Castro pelo 58.º aniversário da revolução de Cuba. A nota não está no site oficial da Presidência.
Cuba

Nome de Fidel proibido em espaços públicos

A utilização da imagem e do nome do líder histórico em espaços públicos foi proibida esta terça-feira na Assembleia Nacional de Cuba. Fidel morreu no passado dia 25 de novembro.
Meteorologia

EUA e Cuba acordam cooperar na meteorologia

O objetivo deste acordo é fomentar a investigação mútua e a troca de informação na previsão de furacões, no combate às alterações climáticas entre outros aspetos relevantes nesta matéria.
Cuba

Cuba. Polícia impede protestos após morte de Fidel

181
Operações simultâneas das autoridades cubanas em duas cidades do leste do país impediram as primeiras manifestações depois da morte de Fidel Castro, em 25 de novembro.
Cuba

Cuba quer pagar dívida de 246 milhões com rum

Cuba deve 264 milhões à República Checa desde o tempo da Guerra Fria e agora quer pagar tudo com garrafas de rum. Os checos já disseram que preferiam dinheiro.
União Europeia

UE assina acordo histórico com Cuba

A assinatura do Acordo de Diálogo Político e de Cooperação com Cuba vai ter lugar esta segunda-feira. Dia 28 deste mês será a vez da assinatura do Ato Constitutivo do Fundo Fiduciário para a Colômbia.
Cuba

Cuba quer continuar aproximação a EUA

Cuba está disponível para avançar com "a construção" de uma relação "civilizada e respeitosa" com os Estados Unidos quando Donald Trump assumir a presidência.
Cuba

Cuba. União Europeia derrogou "posição comum"

Cuba acolheu "com satisfação" a decisão da União Europeia de rever a sua posição comum em relação ao país e reconheceu "o alto significado" que implica revogar em definitivo a política restritiva.
Fidel Castro

Fidel Castro. Uma inspiração cinematográfica

Fidel Castro teve uma breve experiência enquanto actor mas serviu sobretudo de inspiração para filmes e produções de televisão, além de ter sido amigo de alguns nomes grandes de Hollywood.
Fidel Castro

Cinzas de Fidel já foram depositados no cemitério

Funeral de Fidel Castro acontece este domingo na cidade que é berço da revolução, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados após a morte do ex-presidente.
Fidel Castro

Nome de Fidel não vai ser usado em ruas ou praças

Nome e figura de Fidel Castro não vão ser utilizados em lugares públicos, ruas ou praças, nem serão erigidos em sua memória monumentos, bustos ou estátuas, por desejo expresso do líder.
Fidel Castro

Raul Castro jura "defender o socialismo"

O Presidente cubano, Raul Castro, jurou "defender a pátria e o socialismo" numa cerimónia de homenagem ao irmão, Fidel Castro.
Caixa Geral de Depósitos

4 de dezembro, 2016

2510
Tudo visto e considerado, a verdade não se vende e não dá emprego a ninguém. Os senhores que nos governam estão, portanto, autorizados a mentir a toda a gente.
Cuba

Cinzas de Fidel Castro chegaram a Santiago de Cuba

100
Os restos mortais de Fidel Castro chegaram este sábado à província de Santiago de Cuba, berço da revolução cubana, e serão enterrados no domingo no cemitério de Santa Ifigenia de Santiago.
Fidel Castro

O legado de Fidel e duplicidade moral da esquerda

863
O legado negativo de Fidel transcende em muito o sofrimento imposto ao martirizado povo cubano. Ao longo de décadas ele e o seu regime semearam o terror e a destruição em vários pontos do mundo.
Fidel Castro

Anticomunista, graças a Deus

2622
Os regimes não se medem pelas suas belezas retóricas mas pelas suas obras. O sonho revolucionário de Fidel, um terrível pesadelo para os cubanos, não o exime das atrocidades perpetradas pelo castrismo
História

A filha do diretor da PIDE apaixonada por Cuba

393
Filha do último director da PIDE, casada com um diplomata suíço, passou-se para o lado dos comunistas na Cuba de Fidel. A desconcertante história de Annie Silva Pais, que faria 81 anos esta semana.
PCP

O estranho caso do socialismo via satélite

328
O grau de credulidade necessário para acreditar no que nos diz o PCP ultrapassa os limites superiores da imaginação humana. E até o da crença na possibilidade científica das mamografias via satélite.
Cuba

Cubanos já começaram a despedir-se de Fidel Castro

As cinzas do ditador cubano começaram esta quarta-feira um percurso de 861 quilómetros para poderem ser vistas por todos os cubanos. No domingo, vão ser enterradas no cemitério de Santa Ifigenia.
Fidel Castro

Ex-nora de Fidel Castro duvida do dia da sua morte

656
Idalmis Menéndez, ex-nora de Fidel Castro, duvida que o ditador tenha mesmo morrido no dia 25 de novembro. As suas dúvidas são sustentadas nos pormenores que envolveu a morte do ditador.
Fidel Castro

Fidel Castro e as ditaduras fofinhas

1750
Nos nossos jornais alegadamente credíveis, Fidel era impecável. Nos sites do DN e do Expresso, quem os lesse pensaria que tinha morrido um Gandhi. E o Público anunciava "A morte muito antes do sonho".
Óbito

Fidel. Romaria de líderes a Havana para o adeus

As cerimónia fúnebres de Fidel Castro levaram a Havana os presidentes de Equador, Venezuela, Bolívia, África do Sul, o primeiro-ministro grego e representantes da China, Rússia e Irão.
Assembleia Da República

AR aprova votos de pesar pela morte de Fidel

3859
A Assembleia da República aprovou dois votos de pesar pela morte de Fidel Castro. Grupo de deputados do PSD contra tentativa de "branquear" Fidel. Bloco lembrou "grandes erros" do ditador cubano.
Mercados Financeiros

Fundo de investimento CUBA dispara quase 20%

Os investidores num fundo chamado CUBA, nos EUA, ficaram a ganhar com a morte de Fidel Castro. O fundo não investe em Cuba, porque não pode, mas investe em empresas que ganham com crescimento no país.
Fidel Castro

Fidel. Obama, Hollande e Trudeau não vão a funeral

Obama, Hollande e Trudeau não vão estar presentes no funeral de Fidel Castro, no domingo. Hollande vai ser representado por Jean-Pierre Bel e pela ministra da Ecologia, Ségolène Royal.
Fidel Castro

Não apaguem a memória

7384
Nestes dias após a morte de Fidel Castro, temos assistido aos mais espantosos depoimentos, relativizando e branqueando os crimes do regime comunista cubano e de Fidel em particular.
Fidel Castro

Elián González trata Fidel como "pai e amigo"

Elias González, o menino que em 1995 se tornou um dos símbolos da disputa EUA-Cuba, reaparece para elogiar o "legado" de Fidel Castro, a quem chama de "pai que se tornou um amigo".
Fidel Castro

Fidel. Guiné Equatorial decreta três dias de luto

A Guiné Equatorial decretou três dias de luto nacional pela morte do histórico líder cubano Fidel Castro, anunciou o primeiro-ministro do país, Francisco Pascual Obama Asue.
Fidel Castro

Portugal participa em homenagem a Fidel Castro

O ministro adjunto Eduardo Cabrita irá representar Portugal na cerimónia fúnebre de homenagem ao líder histórico cubano Fidel Castro, agendada para terça-feira em Havana.
Casa Branca 2016

Trump ameaça terminar acordo com Cuba

O Presidente eleito norte-americano, Donald Trump, ameaçou terminar o acordo entre os Estados Unidos e Cuba caso o Governo cubano não faça avanços nos direitos humanos e na abertura da economia.
PCP

PCP presente nas cerimónias fúnebres de Fidel

389
O PCP vai estar presente em Havana, Cuba, nas cerimónias fúnebres de Fidel Castro. Em comunicado, os comunistas expressam a sua solidariedade para com os comunistas cubanos e para com o povo de Cuba.
Fidel Castro

Luto em Cuba. Cinzas de Fidel vão percorrer 861 km

Durante uma semana, vai haver salvas de tiros de canhão, as cinzas de Fidel vão dar a volta à ilha e líderes de todo o mundo vão estar presentes nas cerimónias fúnebres do antigo ditador cubano.
Fidel Castro

Coreia do Norte chora um "camarada distante"

A Coreia do Norte deu início, esta segunda-feira, a três dias de luto pela morte de Fidel Castro. Bandeiras a meia-haste nos edifícios oficiais em todo o país marcam o respeito pelo ícone cubano.
Fidel Castro

Ninguém lava a história como os comunistas

4558
Décadas de romantismo à volta de Fidel Castro tornaram menos óbvio para o mundo que ele não passou de um ditador como outros. Eis a demonstração de força da máquina comunista de revisão da história.
Cuba

Voos regulares entre EUA e Havana começam hoje

Os voos comerciais regulares entre os EUA e Havana vão descolar esta segunda-feira, por volta das 7h30, depois de mais de 50 anos de interrupção e após três dias da morte de Fidel Castro.
Fidel Castro

Llosa: regime cubano não sobrevive ao "ditador"

Escritor peruano não esconde a oposição ao regime dos irmãos Castro e diz esperar que as estruturas de poder comecem a mudar rapidamente.
25 de Novembro

Fidel Castro, o 25 de Novembro e a opção ocidental

178
Convém recordar que Fidel impôs uma paupérrima prisão em Cuba com base na infeliz dicotomia do "fascismo ou revolução" — a que o nosso 25 de Novembro de 1975 felizmente pôs cobro. Pelo menos até agora
Fidel Castro

Trump diz que Governo cubano terá de mudar

O Governo cubano terá de conceder liberdades fundamentais ao seu povo e dar aos EUA alguma coisa em retorno, defenderam conselheiros de Donald Trump.
Fidel Castro

Não são "erros", mas crimes

5251
Se Catarina Martins tivesse empregue a palavra "crimes" não teria coragem de lhe chamar "grande homem". Então um grande homem podia tratar tão mal as minorias defendidas com tanto ardor pelo Bloco?
Fidel Castro

Um ditador é um ditador. Ponto final, parágrafo

11638
O balanço de quase 57 anos de castrismo é trágico. Inimigo das liberdades, apenas ofereceu ao povo uma pobreza resignada. Por isso é intolerável a duplicidade moral com que avalia o legado de Fidel.
Fidel Castro

E agora, Cuba? 4 perguntas e respostas decisivas

Sem Fidel, como serão as relações entre Cuba e os EUA de Donald Trump? A liberalização económica continuará? Quem virá depois de Raúl? E o que acontecerá à esquerda populista?
Fidel Castro

Coreia do Norte lamenta morte do "líder do povo"

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, lamentou a morte de Fidel Castro, que implantou o comunismo em Cuba, considerando-o um "verdadeiro líder do povo", numa mensagem divulgada pela agência estatal.
Fidel Castro

"Ninguém me consegue matar!" Vida e morte de Fidel

137
Tudo começou com uma carta escrita em mau inglês a um Presidente americano. E acabou num discurso onde a última palavra era "fim". O que houve pelo meio?
Cinema

Sete filmes sobre Cuba, a revolução e Fidel Castro

Entre a propaganda e a crítica, passando pela ficção, eis sete filmes - incluindo um de zombies - que retratam Cuba, a sua realidade, a revolução e Fidel Castro, escolhidos por Eurico de Barros.
Fidel Castro

A morte de Fidel em fotos. Entre festa e flores

Homenagens em Moscovo, Londres, Chile e Índia. Festa nas ruas de Little Havana em Miami. E a vida normal na 'real' Havana. Foi assim o primeiro dia sem Fidel.
Fidel Castro

Uma entrevista e 5 discursos históricos de Fidel

É dele o discurso mais longo da história: 4 horas e 29 minutos. Mas muito mudou em Fidel ao longo do tempo. Sobretudo no modo como discursava, de ano para ano mais representado.
Fidel Castro

O que dizem os jornais sobre a morte de Fidel

Um carismático e icónico revolucionário da América Latina, um homem "patético", um líder que não soube sair do poder a tempo. Opiniões lembram a importância histórica, mas não esquecem o resto.
Fidel Castro

URSS/Rússia-Cuba: De irmãos a amigos e parceiros

José Milhazes recorda os altos e baixos de uma relação que colocou o mundo à beira de uma guerra nuclear (a "crise dos mísseis" de 1962) e passou pela colaboração em países como a Etiópia e Angola.
Fidel Castro

Os números do regime (sangrento) de Fidel Castro

4124
O regime de Fidel Castro é responsável por pelo menos 8.190 mortes, segundo o Cuba Archive. Os fuzilados, os desaparecidos e os presos da ditadura castrista.
Fidel Castro

Marcelo lembra dia em que ouviu mais do que falou

"Nunca me situei na área ideológica onde Fidel se situou mas não se pode negar o peso que teve na história", disse Marcelo Rebelo de Sousa reagindo à morte do líder histórico cubano.
Fidel Castro

Os inimigos e os aliados de Fidel

Kennedy, Khrushchev, Che Guevara ou Guillermo Fariñas. Quem eram e o que disseram os homens que se cruzaram com o ditador cubano e o tentaram ajudar – ou derrotar.
Fidel Castro

Jerónimo. Fidel era "excecional figura patriota"

2517
O líder dos comunistas portugueses afirmou que este é "momento de tristeza para os comunistas, revolucionários e progressistas de todo o mundo".
Fidel Castro

A morte de Fidel na internet. Mais festa que choro

435
O ditador cubano Fidel Castro morreu durante a madrugada. A notícia dividiu reações: para uns é dia de celebração, para outros de pesar. A internet começa agora a acordar e também ela a reagir.
Fidel Castro

Cubanos em Miami festejam a morte de Fidel Castro

899
Longe da ilha natal há muitos anos, centenas de cubanos emigrados não esconderam a felicidade pela morte do líder comunista. Tachos, fogo-de-artifício e muita salsa marcaram a noite e o dia.
Fidel Castro

A Cuba imaginada e a crua realidade da ditadura

10527
Recordações de uma viagem a Cuba e reflexões sobre o contraste entre os mitos da revolução e a dura realidade de uma ilha onde a igualdade é na pobreza. Republicação de texto de José Manuel Fernandes.
Fidel Castro

"A História absolver-me-á". 21 frases de Fidel

245
Revolucionário, autoritário, controverso. Em 90 anos de vida e 47 anos de poder, Fidel Castro nunca deixou nada por dizer. Estas são algumas das frases que ficaram gravadas na memória.
Fidel Castro

As muitas (mesmo muitas) mulheres de Fidel

1111
Há relatos exagerados de que Fidel dormiu com mais de 35 mil mulheres. Mas conseguiu manter escondidos os seus casos amorosos. Conhecem-se as mães dos filhos, que ele dizia serem "quase uma tribo"
Fidel Castro

"Gosto muito dos portugueses": as duas visitas

100
Fidel Castro apenas esteve em Portugal duas vezes, uma de passagem, quando elogiou o clima e outra mais longa, que terminou com a frase "gosto muito dos portugueses".
Fidel Castro

Trump: Fidel foi um "ditador brutal" - como aconteceu

483
O líder histórico cubano, Fidel Castro, morreu, esta sexta-feira, aos 90 anos. O mundo não ficou indiferente. Multiplicam-se críticas e elogios, lamentos e festejos.
Fidel Castro

Morreu Fidel Castro, líder e ditador cubano

5716
Fidel Castro morreu esta sexta-feira, aos 90 anos, anunciou o seu irmão, o presidente Raúl Castro, na televisão estatal cubana. O corpo deverá ser cremado este sábado.
Cuba

Cuba perdoa 787 prisioneiros a pedido do Papa

O Governo de Cuba decidiu perdoar 787 prisioneiros comuns a pedido do papa Francisco, foi esta terça-feira comunicado pelo Conselho de Estado cubano.
Cuba

Não falei de multipartidarismo? Foi "sem intenção"

587
O Presidente da República disse que em Cuba saltou uma referência ao multipartidarismo do sistema político de Portugal "sem nenhuma intenção adicional", defendendo que a ideia já tinha ficado expressa
Marcelo Rebelo de Sousa

24 a 29 de Outubro, 2016

1848
Marcelo tinha muita curiosidade em conhecer Cuba e o assassino que os cubanos por lá conservam.
Nações Unidas

ONU. Cuba e Brasil no Conselho de Direitos Humanos

159
Cuba e o Brasil foram esta sexta-feira eleitos membros do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para o biénio 2017-2019.
A página está a demorar muito tempo.