Cuba

Cuba

O ex-capitão que percorreu Cuba por um Chevrolet

Anselmo Ramírez conseguiu encontrar um Chevrolet Impala de 1959, em Havana, pintado de preto e em “perfeito estado”, nas mãos de uma jovem que acabaria por se tornar sua companheira.
Venezuela

Duas ilusões sobre a Venezuela /premium

714
A tirania chavista na Venezuela não é socialista? Quer dizer que nacionalizar, condicionar e subsidiar já não é socialismo? E nesse caso, porque é que tantos líderes da esquerda apoiaram Chávez?
Desastres Naturais

Tornado em Havana danificou 1.900 habitações

126
O tornado em Havana, que afetou cinco bairros da capital de Cuba com ventos de cerca de 300 quilómetros por hora, fez quatro mortos e 195 feridos, cerca de 70 dos quais permanecem hospitalizados.
Cuba

Cuba. Furacão provoca 3 mortos e 172 feridos

O furacão deixa grande parte da capital sem eletricidade, provocou a “queda de árvores, postes elétricos e destruiu portas e janelas, telhados de casas e foram registados deslizamentos de terra".
Estados Unidos da América

Ataque na embaixada dos EUA provocado por grilos

O "ataque acústico" que atingiu a embaixada dos Estados Unidos em Havana e que provou sintomas misteriosos em vários funcionários poderá, afinal, ter sido provocado por grilos, afirmam os cientistas.
Cuba

Neto de Fidel partilha "vida de luxo" no Instagram

1.560
O neto de Fidel Castro está a ser criticado nas redes sociais por partilhar fotografias de uma vida desafogada no Instagram. Há fotos do jovem num iate e ao volante de um BMW.
Cuba

Cuba. Ex-Presidente pede para fortalecer a defesa

O ex-Presidente de Cuba, Raul Castro, acusou a administração de Donald Trump de ter aumentado as pressões políticas e económicas para forçar uma mudança de regime na ilha comunista.
Angola

João Loureço saúda os 60 anos da revolução cubana

135
Numa mensagem de felicitações ao homólogo Miguel Bermúdez, o presidente angolano manifestou disponibilidade para reforçar a cooperação bilateral entre Luanda e Havana "com vantagens recíprocas reais".
Brasil

Cuba critica posição "reacionária" de Bolsonaro

161
Presidente de Cuba criticou hoje a posição "reacionária" de Jair Bolsonaro, e revelou que só não regressaram à ilha 836 dos mais de oito mil profissionais cubanos retirados do programa 'Mais médicos'.
Brasil

Brasil. Falta substituir 106 dos 8.300 médicos

O Brasil ainda não conseguiu substituir 106 dos 8.332 médicos cubanos que participavam no programa 'Mais Médicos'. Agora está a contratar médicos estrangeiros para colmatar a falta de profissionais.
Cuba

Cuba anuncia acesso total à Internet aos cidadãos

980
Cuba anunciou que os seus cidadãos poderão começar a usufruir do serviço 3G nos telemóveis pela primeira vez, já a partir de quinta-feira. Até agora, tinham apenas acesso a contas de e-mail estatais.
Brasil

Brasil vai substituir médicos cubanos

O concurso foi aberto pelo Governo brasileiro esta quarta-feira para substituir os 8.332 médicos cubanos que trabalham no país, depois de Cuba abandonar a parceria do programa "Mais Médicos".
Cultura

15 anos de colaboração artística luso-cubana

A Companhia de Teatro Lendias d'Encantar vai estrear na terça-feira, em Beja, um espetáculo com a participação do ator alentejano António Revez acompanhado pela música da pianista cubana Rosa García.
Brasil

Bolsonaro recusa "alimentar ditadura cubana"

Depois de Havana ter decidido o regresso dos médicos cubanos, Bolsonaro responde que se trata de "uma questão humanitária" e que o Brasil não pode "continuar a aceitar escravos"
Coreia do Norte

Coreia do Norte vai visitar países sul-americanos

Uma delegação da Coreia do Norte encabeçada pelo presidente da Assembleia Popular Suprema, Kim Yong-nam, vai deslocar-se numa visita oficial ao México, Cuba e Venezuela.
Médicos

Cuba ameaça a retirada de 11 mil médicos do Brasil

336
Após Bolsonaro ter dito que ia impor novas condições para os médicos estrangeiros no Brasil, as relações diplomáticas entre os dois países tem vindo a complicar-se.
Médicos

Cuba vai retirar médicos do Brasil

366
Havana fala em declarações "ameaçadoras e pejorativas" por parte do Presidente eleito Jair Bolsonaro, que prometeu modificações "inaceitáveis" neste projeto governamental.
Cuba

7 milhões participam na reforma constitucional

Mais de 7,3 milhões de cubanos já participaram no debate sobre a reforma constitucional, um processo que será concluído no próximo dia 15, segundo a imprensa oficial cubana.
Cuba

Diaz-Carnel convida Putin a visitar Cuba

O líder cubano Miguel Díaz-Canel convidou o Presidente russo Vladimir Putin a visitar a ilha caribenha em 2019, no decurso de um encontro oficial entre os dois chefes de Estado, em Moscovo.
Estados Unidos da América

EUA impõe novas sanções à Venezuela

A administração norte-americana impôs novas e "pesadas" sanções contra a Venezuela, acusada de fazer parte, com Cuba e Nicarágua, de uma "troika da tirania" na América Latina.
Diplomacia

Cuba acusa EUA de campanha de difamação

O diretor-geral dos EUA no Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, Carlos Fernández de Cossío, disse que nos últimos meses o Governo norte-americano tem aumentado a "retórica hostil" contra Cuba.
Diplomacia

Presidente cubano quer denunciar embargo americano

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, vai denunciar na Assembleia Geral da ONU a "política aberrante do embargo" norte-americano, disse no domingo a jornalistas.
Cuba

Presidente de Cuba acusa Trump de esfriar relações

Para o presidente cubano, os EUA querem impor o neoliberalismo na América Latina para que o “exemplo” de Cuba não se repita na região. Diaz-Canal quer também legalização do casamento homossexual.
Cuba

Dissidente cubano libertado da prisão

O dissidente cubano José Daniel Ferrer, líder da União Patriótica de Cuba, foi libertado esta quarta-feira depois de ter estado duas semanas em prisão preventiva, acusado de "tentativa de assassínio".
Cuba

Cuba. Começa consulta popular da nova Constituição

Entre as novidades mais relevantes da reforma constitucional cubana estão o reconhecimento da propriedade privada e a eliminação do termo "comunismo".
Cuba

Cuba vota projeto da nova Constituição em 2019

O referendo nacional sobre o projeto da nova Constituição de Cuba, que contempla importantes mudanças sociais e económicas neste país comunista, vai ser realizado em fevereiro de 2019.
Cuba

Cuba distribui projeto da nova Constituição

O Governo de Cuba vai publicar o texto completo do anteprojeto da nova Constituição do país, que contempla importantes mudanças sociais e económicas, informaram os órgão de comunicação locais.
Diplomacia

Reforço de laços com Cuba domina visita francesa

O desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre os dois países é favorável, disseram os dois políticos, que reconheceram também o papel crescente das empresas francesas na economia local.
Cuba

Cuba debate constituição que elimina o "comunismo"

191
A Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento) de Cuba começou a debater o texto da nova Constituição do país, que elimina a palavra "comunismo" e inclui o direito à propriedade privada.
Cuba

Propriedade privada chega à Constituição cubana

1.875
O reconhecimento da propriedade privada e do mercado livre vão passar a constar da Constituição cubana. Limite nos mandatos presidenciais e o cargo de primeiro-ministro são outras novidades.
Cuba

Raul Castro vai liderar reforma da Constituição

O ex-Presidente de Cuba e líder do Partido Comunista Raul Castro vai liderar uma comissão que terá a missão de reformar a Constituição cubana e adaptá-la às mudanças económicas e sociais.
Cuba

Pelo menos sete mortos em inundações em Cuba

As fortes chuvas e inundações provocadas na última semana em Cuba pela tempestade Alberto fizeram pelo menos sete mortos, informaram as autoridades locais. Duas pessoas estão desaparecidas.
Venezuela

Venezuela e Cuba. Acordos do turismo à agricultura

A Venezuela e a Cuba estão a preparar novos acordos em matéria energética, agrícola, mineira e turística, anunciou o Presidente venezuelano, no final de um encontro com o homólogo cubano.
China

Novo caso de ataque sonoro "anormal" a americano

Um funcionário norte-americano queixou-se de sintomas semelhantes aos que já tinham sido reportados por elementos do corpo diplomático em Havana. Autoridades dos EUA lançam alerta de saúde.
Cuba

Queda de avião: já havia queixas da companhia

Transportadora mexicana autorizava bagagem acima do limite em voos para Cuba a partir de Guiana. Autoridades guianesas dizem que a Damojh foi banida do seu espaço aéreo no ano passado.
Acidentes de Aviação

Cuba investiga causas de acidente aéreo

A autoridade da aviação civil de Cuba afirmou que está a "trabalhar intensamente" para descobrir as causas do acidente aéreo que matou 110 pessoas.
Cuba

Três sobreviventes de queda de avião cubano

272
Aeronave que se despenhou ao descolar do aeroporto José Martí, em Havana, era de 1979. Há apenas três sobreviventes. Presidente cubano esteve no local e prometeu investigação a acidente.
Cuba

Youtube, uma janela para a liberdade em Cuba

O Youtube é a nova janela de liberdade em Cuba. Num país onde o acesso à internet é escasso, jovens youtubers somam cada vez mais seguidores nos seus canais.
Cuba

Novo Presidente cubano recebeu Maduro em Havana

Presidente da Venezuela foi recebido pelo seu homólogo cubano, no Palácio da Revolução, em Havana. Maduro foi o primeiro chefe de Estado a estar em Cuba depois da eleição de Miguel Díaz-Canel.
Cuba

Cuba. Transição no poder é ilegítima 

Secretário da Organização de Estados Americanos considera que a eleição de Diaz-Canel, em Cuba, é ilegítima: é uma "tentativa de manutenção de um regime autocrático dinástico e familiar", disse.
Cuba

Quem é e o que quer o novo líder de Cuba?

A eleição de Miguel Díaz-Canel põe fim a décadas de presidência dos Castro. Mas vai ficar tudo na mesma? Provavelmente sim. Herda um país com vários problemas e a sombra dos históricos do partido.
Cuba

Putin felicita novo presidente de Cuba

Presidente russo mostrou-se seguro que, com Díaz-Canel, Cuba vai iniciar uma nova etapa de desenvolvimento socioeconómico e disse que valoriza muito a relação com o país.
Cuba

Miguel Díaz-Canel já é Presidente de Cuba

Díaz-Canel foi eleito pelo parlamento cubano com 603 votos dos 604 deputados. "O nosso primeiro pensamento é dedicado à geração histórica", disse, referindo-se aos militares que fizeram a Revolução.
Cuba

Presidente de Cuba é proclamado esta quinta-feira

O provável sucessor do mais novo dos irmãos Castro, que aos 86 anos abandona o cargo após dois mandatos, será o atual vice-Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos.
Cuba

Cuba. Sucessão de Castro começa hoje

O processo de substituição de Raúl Castro na liderança cubana inicia-se hoje com a realização de uma sessão para a constituição do novo parlamento, um dia antes do inicialmente previsto.
Cuba

O "Richard Gere cubano" sucede aos irmãos Castro

178
Discreto, afável e fã dos Beatles, o novo Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, troca a farda militar pelas calças de ganga. Mas a mudança histórica pode não passar de cosmética.
Imprensa

Venezuela e Cuba são países americanos com menos l

104
A degradação da liberdade de imprensa na Venezuela e a sua ausência em Cuba são os grandes motivos de preocupação nos países do continente americano para a Sociedade Interamericana de Imprensa.
Cabo Verde

Cabo Verde quer reforçar cooperação com Cuba

O Presidente da República cabo-verdiana defende que o país quer reforçar a cooperação com Cuba, admitindo, contudo, necessidade de repensar alguns modelos.
Cuba

Filho mais velho de Fidel Castro suicidou-se

159
Fidel Ángel Castro Díaz-Balart, conhecido por Fidelito, suicidou-se esta quinta-feira. Tinha 68 anos e estava num estado de "depressão profundo". Era o filho mais velho do falecido presidente de Cuba.
Cuba

Cuba. Taxa de mortalidade infantil mais baixa

417
Cuba registou em 2017 uma taxa de mortalidade infantil de 4,1 por cada 1.000 nados vivos, a mais baixa da sua História, informou na noite de quinta-feira o Ministério da Saúde Pública.
Cuba

4 coisas a saber sobre o próximo presidente cubano

Foi o primeiro vice-presidente de Cuba (e possível próximo presidente) nascido depois da Revolução de 1959. É bom ouvinte. Promoveu festivais de rock e lutou contra o preconceito homossexual.
Cuba

Cuba."Grave e irracional" retrocesso com EUA

"Em 2017 fomos testemunhas de um grave e irracional retrocesso das relações Cuba-EUA, pelo qual o nosso país não é responsável", diz Raúl Castro
Cuba

Raúl Castro deixa presidência de Cuba em abril

244
O presidente cubano Raul Castro anunciou oficialmente esta quinta-feira que vai abandonar a presidência do país em abril de 2018. Miguel Díaz-Canel, o seu número dois, deverá ser o seu sucessor.
Atletismo

Pedro Pablo Pichardo naturalizado português

Pedro Pablo Pichardo vai passar a competir como atleta português, depois de obtida a naturalização este mês, anunciou, em conferência de imprensa, o Benfica e o triplo saltador nascido em Cuba.
Livros

J. Martin Guevara: “Sem corpo não havia mais Che"

283
Depois de décadas em silêncio, Juan Martin Guevara, o irmão mais novo do Che, decidiu contar a história desconhecida de Ernesto e da sua família. Porque é preciso tirar Che Guevara "do seu pedestal".
Brasil

Brasil. 15.547 pedidos de refúgio em 2017

O número de pedidos de refúgio no Brasil em 2017 já é superior à de todo o ano de 2016. A Venezuela lidera o ranking, com mais de seis mil solicitações.
Cuba

Cuba. Ministro nega "ataque" a diplomatas dos EUA

O ministro cubano dos Negócios Estrangeiros negou qualquer "ataque acústico" contra diplomatas norte-americanos em Cuba. Bruno Rodríguez afirmou que quem diz o contrário "mente deliberadamente".
Cuba

ONU defende fim do embargo a Cuba. EUA está contra

A votação e aprovação desta resolução não é juridicamente vinculativa. O levantamento do embargo está nas mãos do Congresso (de maioria republicana) norte-americano.
Acordo EUA-Cuba

Cuba nega ataques acústicos a diplomatas dos EUA

O ministro cubano dos Negócios Estrangeiros garante que estes ataques se tratam de uma "manipulação política destinada a minar as relações bilaterais" EUA/Cuba.
Cuba

Malecon ameaçada por alterações climáticas

Em altura de furacões, os edifícios do início do século XX são salpicados pelo mar e golpeados por grandes ondas. Cientistas cubanos consideram que a a marginal não aguentará como está além de 2100.
Revolução

Como foi tirada a icónica foto de Che Guevara

150
O autor da fotografia mais emblemática de Che Guevara, o fotógrafo cubano Alberto Korda, considerou-a uma "casualidade". A imagem do dirigente comunista tornou-se num produto do capitalismo.
Cuba

Che Guevara homenageado em Cuba

299
Cerca de 70 mil cubanos de diversas idades prestaram este domingo homenagem ao guerrilheiro argentino Ernesto "Che" Guevara, executado há 50 anos na selva boliviana.
Comunismo

Che Guevara: o homem que desprezava a humanidade

6.163
Há 50 anos morreu Che Guevara, o poster boy da revolução. Era uma máquina de matar ou um jovem sonhador? Das montanhas de Cuba aos Andes bolivianos, Rui Ramos conta a história de um fracasso.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)