A partir de 1 de maio, quem quiser dormir num quarto ou apartamento de Lisboa reservado através da plataforma online Airbnb vai ter de pagar a taxa turística que já se aplica aos hotéis e hostels. O vereador das Finanças da Câmara Municipal de Lisboa anunciou esta sexta-feira que a autarquia já chegou a acordo com o Airbnb, mas ainda não quis adiantar mais pormenores sobre o tema.

Para já, sabe-se que a taxa aplicada será igual à que as pessoas já pagam por pernoitar em hotéis. Ou seja, um euro por cada noite, até um máximo de sete euros. De acordo com o vereador João Paulo Saraiva, existem cerca de 2.100 estabelecimentos de alojamento local registados no Airbnb em Lisboa.

A taxa turística foi instituída pela câmara em 2015, na altura só para as chegadas ao aeroporto. No ano passado foi a ANA que assumiu o pagamento do valor correspondente à taxa, cerca de 3,8 milhões de euros. Para este ano, ainda não há solução. “O processo de negociação, que é complexo, continua em vigor”, disse o vereador das Finanças ao Observador.

A taxa que incide sobre as dormidas começou a ser cobrada em 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR