Com um centro histórico que é Património da Humanidade desde 1978, Cracóvia é não só uma cidade com muitos e bonitos monumentos mas também palco de uma onda boémia. Restaurantes, cafés e bares enchem as ruas medievais com uma energia muito jovem e cosmopolita, mostrando que a cidade polaca, uma das que mais sofreu na Segunda Guerra Mundial, renasceu das cinzas.

Veja as nossas sugestões para passar uns dias a reviver o passado e a viver o presente.

Um hotel

A meio dúzia de passos da estação central e do bairro antigo de Cracóvia, o Puro Hotel está não só muito bem localizado como é um design hotel que prima pela decoração. Ogrodowa 10. Quarto duplo a partir de 115 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

hotel puro-3

Foto: Puro Hotel

Um bar

A escassos metros da Praça do Mercado, o Wodka Café-Bar tem mais de 100 variedades de vodka. As bebidas são servidas em copos de shot e pode pedir a seleção da casa e provar logo várias, escolhidas pelo barman. Mikołajska 5. Aberto sexta e sábado das 13h às 02h, de segunda a quinta das 15h às 02h e domingos das 13h às 00h.

IMG_5986

Os ditos “shots”. Foto: Catarina Serra Lopes

Um monumento

O Castelo de Wawel é o castelo de Cracóvia e durante 500 anos – até a capital mudar para Varsóvia, no século XVI – foi a morada de todos os monarcas polacos. Ao lado fica a catedral da cidade, datada de 1364. Foi aqui que foram coroados e sepultados diversos monarcas. Wawel 5. O horário e o preço dos bilhetes depende do dia e de quantas alas ou exposições quer visitar. O melhor é enviar um e-mail para informacja@wawel.org.pl

IMG_6146

Foto: Catarina Serra Lopes

Um bairro

Kazimierz é um dos bairros mais animados e históricos da cidade. Cheio de bares, restaurantes e lojinhas de designers locais, aqui também se encontram as sete sinagogas que sobreviveram aos raides dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.

IMG_6175

Foto: Catarina Serra Lopes

Um restaurante

Mais do que um restaurante, o Alchemia é um bar onde se pode almoçar, jantar ou cear e ainda assistir a concertos e a exposições em salas e salinhas de ar intimista e decoração rococó, iluminadas pela luz de velas. O menu tem um pouco de vários tipos de cozinha internacional: húmus, salsichas com molho caseiro, chamuças, pad thai, fish and chips, etc.. 33 332, Estery, Kazimierz. Aberto de domingo a quinta das 09h às 02h e sextas e sábados das 09h às 04h. Preço médio por pessoa: 12 euros.

IMG_6093

Foto: Catarina Serra Lopes

A não perder

Uma visita a Auschwitz — Birkenau, o maior campo de concentração criado pelo regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial. Fica a cerca de uma hora e meia de viagem de autocarro a partir de Cracóvia e há visitas guiadas com preços à volta de 25 euros por pessoa, transporte incluído. Os tours vendem-se nas várias agências turísticas na zona histórica de Cracóvia.

IMG_2329

Como ir

A Lufthansa voa de Lisboa ou do Porto para Cracóvia com tarifas a partir dos 250 euros.