Quem já viajou para destinos onde o idioma local é tão ou mais exótico que a paisagem em redor reconhecerá que a linguagem pode ser uma barreira muito complicada de superar, especialmente fora das zonas mais turísticas. Não raras vezes, nem os maiores especialistas em mímica se conseguem fazer entender, principalmente em situações que caem fora da norma, como uma avaria súbita, uma emergência médica ou um apetite voraz, por exemplo.
(Os desentendimentos linguísticos também já deram origem a ótimos momentos cinematográficos ou de televisão, como é o caso do sketch abaixo reproduzido, de Big Train)
Foi precisamente uma ocasião desse género– uma mota avariada algures no Vietname — que levou George, Steven e Florian, três amigos suiços em viagem, a ter uma ideia tão simples como útil e tão útil como luminosa: uma marca de roupa e acessórios onde os ícones estampados falam por quem não se consegue fazer entender. Daí nasceu a IconSpeak.
A história é contada no respetivo blogue, pelos criadores. “Pensámos que seria ótimo ter um lote de ícones básico connosco, em permanência, para que se pudesse apontar qualquer coisa que precisássemos e as pessoas percebessem.” Pensaram e fizeram.
Assim, as t-shirts IconSpeak trazem 40 ícones básicos que abordam temas tão díspares como música, alojamento, wifi, fotografia, fogo, telefone ou alimentação, entre muitos outros. No respetivo site vendem também outras peças de roupa e acessórios destinados a situações mais específicas, com menos ícones e, por isso, menos utilidade. Mas sempre com o mesmo princípio: apontar em vez de falar, gesticular e, na maioria das vezes, desesperar.