Depois de uns dias de sol e temperaturas que nos fizeram acreditar que o verão estava a caminho, a chuva voltou em força. Mas a partir desta sexta-feira começa a melhorar, explicou Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) ao Observador.

No entanto, até sexta-feira ainda chove, em especial nas regiões norte e centro. No sábado, o chapéu-de-chuva também será necessário, mas apenas para quem não quiser ser apanhado desprevenido, já que as previsões indicam que a chuva será ocasional e mais fraca. De domingo até quinta-feira da próxima semana pode voltar a arrumar o acessório. E há boas notícias para quem não foi buscar os casacos: as temperaturas vão ser um pouco mais altas do que as que temos sentido nos últimos dias.

“Estamos à espera de valores de temperatura mais próximos da primavera”, disse a meteorologista do IPMA. Os termómetros vão começar a marcar temperaturas mais amenas a partir de domingo, com uma subida significativa.

O calendário diz que a primavera já vai a meio, mas o tempo correspondente está a demorar para chegar. Uma situação “normal” para quem conhece bem as incertezas do clima, mas que desespera quem espera impacientemente por dias mais soalheiros.

“A primavera é exatamente isto: uns dias com céu limpo e temperaturas próximas às do verão e depois, de repente vem um dia, dois dias, neste caso foi uma semana em que parece inverno outra vez. Isto é que é a primavera, a variabilidade na situação meteorológica”, relembra Ângela Lourenço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR