A LG foi uma das primeiras empresas da área da electrónica a apostar forte no sector automóvel – há quase 10 anos que fornece soluções de audiovisual para a indústria – e desde cedo estabeleceu uma parceria com o Grupo Volkswagen nesta matéria. Agora, os dois gigantes decidiram ir mais longe, e assinaram já um memorando de entendimento para o desenvolvimento conjunto de uma nova plataforma de conectividade para o automóvel.

O objectivo é criar uma tecnologia em “cloud” que permita aumentar a ligação do veículo e do seu condutor ao mundo exterior, para que o proprietário de um Volkswagen possa facilmente aceder a novos serviços locais e de controlo da domótica.

Nos próximos anos, este projecto focar-se-á, essencialmente, no desenvolvimento de tecnologias que incrementem a ligação do automóvel à habitação, concedendo ao utilizador a possibilidade de monitorizar e controlar remotamente, a partir do automóvel, elementos da sua casa como a iluminação, os sistemas de segurança e diversos aparelhos de uso doméstico – algo que já foi visto de forma embrionária no protótipo VW Budd-E, revelado na última edição do CES, a célebre feira da electrónica realizada anualmente em Las Vegas.

Para que tal seja possível, será desenvolvido um novo centro de notificações baseado no contexto e na relevância da informação, capaz de entregar mensagens ao condutor de forma mais intuitiva e segura, e ainda de fornecer recomendações e conselhos em tempo real.

Outra das prioridades deste acordo será o desenvolvimento de uma tecnologia de infoentretenimento para os automóveis “conectados” do futuro, com novas e mais evoluídas funções, que facilitem a vida do condutor e aumentem a segurança. Os esforços vão concentrar-se em, por exemplo, permitir que o sistema de navegação receba actualizações em tempo real sobre o estado do tráfego e das vias ao longo do percurso definido (acidentes, obras, engarrafamentos, encerramento de troços, etc.), ajustando automaticamente a forma mais rápida e segura para chegar ao destino pretendido.