Não se pode dizer que seja uma novidade absoluta. O BladeGlider já havia sido revelado, enquanto protótipo, no Salão de Tóquio de 2013. Daí para cá, pouco mais se ouviu falar dele. Até hoje, depois de ter aparecido no Brasil já numa versão totalmente funcional.

Além das suas linhas futuristas, quase revolucionárias, o BladeGlider destaca-se por ser um desportivo animado por um motor eléctrico, capaz de oferecer elevadas prestações combinadas com nulas emissões. A grande novidade é que passou da teoria à pratica, ou seja, depois de dois anos de apuro estilístico e desenvolvimento, está agora, finalmente, animado por uma motorização eléctrica, fornecida pela Williams, parceira técnica da Nissan neste projecto.

[jwplatform LFesUYtm]

Os números? Comprimento de 4300 mm, largura de 1850 mm e altura de 1300 mm, para uma distância entre eixos de 2800 mm. Peso de 1300 kg. Bateria de iões de lítio com 220 kW de capacidade. Um motor elétrico instalado em cada roda traseira, cada qual com 130 kW (174 cv) de potência, para um rendimento combinado de 268 cv e 707 Nm. A velocidade máxima é superior a 190 km/h e os 0-100 km/h cumpridos em menos de 5,0 segundos. Fazem ainda parte do argumentário as vias de diferentes larguras (a dianteira mais estreia que a traseira) e um sistema de vectorização de binário com três modos de funcionamento: Ágil, Modo Drift e Off.

[jwplatform RdPV6NqN]

O interior, esse, faz jus à exuberância exterior. Lotação para três ocupantes, com o condutor a ocupar uma posição central, um pouco mais avançado do que a dos passageiros. Desprovido de tejadilho, conta com uma estrutura de segurança que assegura a protecção dos ocupantes em caso de capotamento. Os retrovisores exteriores são substituídos por câmaras que projectam as suas imagens em ecrãs colocados no cockpit. Bancos desportivos com cintos com quatro pontos de fixação.

Para esta nova vida do BladeGlider, a Nissan levou até à capital do Brasil, não uma, mas duas unidades do seu protótipo. Uma destinada apenas a exposição. A outra passível de ser dinamicamente testada pelos jornalistas e por alguns convidados VIP da marca.

[jwplatform JuL1BAKc]