A fim de facilitar o contacto entre as pessoas, a Google decidiu juntar um assistente inteligente, um motor de busca e um serviço de mensagens, tudo dentro de uma só aplicação. O Allo é uma aplicação do género do WhatsApp ou do iMessage (serviço de mensagens da Apple), mas com funcionalidades mais avançadas. Para utilizar este novo serviço de mensagens não é necessário uma conta Google, apenas o número de telemóvel.

Por exemplo, ao digitar “@Google” surge a possibilidade de fazer qualquer pesquisa no motor de buscas. Quando estiver a combinar uma saída, por exemplo, pode simplesmente pesquisar sobre locais próximos e partilhar a informação com os restantes contactos de forma facilitada. Se preferir apenas consultar algo sem abrir o motor de busca, pode perguntar ao Assistente pessoal, que lhe devolve os resultados da pesquisa em forma de “conversa”.

Esta aplicação pode ajudar na pesquisa de locais, na recolha de informação sobre determinado tema ou mesmo para partilhar um vídeo e para jogar com amigos que estejam num determinado grupo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o Allo pode ainda encontrar respostas rápidas para quando está com pouco tempo para responder. Com o passar do tempo e com a utilização da aplicação, as respostas começam a ser mais parecidas às que utiliza normalmente. Ou seja, o sistema vai “aprendendo” a maneira de escrever de cada utilizador.

Como não podia faltar, também a partilha de fotos será semelhante ao que estamos habituados no WhatsApp e na nova versão iOS 10. Pode enviar stickers e, nas fotos, pode editar as mesmas com alguns desenhos feitos por si para personalizar ainda mais a conversa.

O lançamento mundial da aplicação teve inicio esta semana, dia 20, espera-se que chegue a todos os países nos próximos dias. Em Portugal, no momento em que este artigo foi escrito, a aplicação ainda não se encontra disponível para download.