A PSP avaliou o risco e decidiu reforçar a segurança pessoal do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, devido às ameaças que tem recebido de elementos do setor dos táxis.

A informação foi avançada na edição desta sexta-feira do Público que cita fontes policiais. O Observador contactou o gabinete de José Mendes que não quis fazer qualquer comentário sobre uma situação que o jornal diz decorrer de uma avaliação que foi feita pela PSP às ameaças de que o governante foi vítima e que terão vindo de elementos do setor dos táxis.

De acordo com o Público, “a escalada de ameaças e insultos registada nas últimas semanas, nomeadamente nas redes sociais — com recurso à publicação de fotos do governante e de seus familiares — levou à alteração das medidas de segurança”. O secretário de Estado passou a estar sempre acompanhado em todas as suas deslocações.

Os taxistas têm protestado nos últimos meses no âmbito do processo de legalização das plataformas eletrónicas de transportes de passageiros, Uber e Cabify, e têm uma manifestação marcada para a próxima segunda-feira. A manifestação “10/10 Todos a Lisboa – Contra os Ilegais” vai contar com delegações de representantes do setor do táxi de Madrid (Fedetáxi Espanha) e da Catalunha (STAC). Além disso estarão também representados os Sindicatos dos Trabalhadores Rodoviários e Urbanos de Portugal, da Federação dos Sindicatos de Transportes e da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, de acordo com um comunicado divulgado pela Federação Portuguesa do Táxi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR