Burla

Burla

Mulher inventou doenças e conseguiu donativos

A polícia espanhola acusa mãe e filha de burlarem várias pessoas, conseguindo 500 mil euros, inventando doenças, infortúnios e mortes. O esquema, que usou a televisão, durou cinco anos.
Burla

5 acusados por burla de 500 milhões em títulos

Cinco pessoas burlaram um casal, em 1,5 milhões de euros, a quem entregaram 500 milhões de dólares em falsos títulos da reserva federal norte-americana, para comprar uma empresa que tinham em França.
Ministério Público

MP quer perceber como Berardo enganou os bancos

1.688
Os bancos acreditaram que a penhora dos títulos de participação lhes dariam garantias sobre a dívida de Berardo, mas ficaram sem poder. O Ministério Público quer investigar como decorreu o processo.
Burla

Casal detido em Gaia por burlas de 1,2 milhões

227
Os suspeitos integravam uma rede cujo núcleo duro operava em França. Pagavam a pessoas sem instrução para darem o seu nome a empresas fictícias, com as quais contraíam créditos que nunca liquidavam.
Burla

Burla online com ténis falsos rende milhões

1.247
Vítimas compravam ténis de marca na internet, mas recebiam caixas vazias ou sapatos velhos. A burla terá ultrapassado os 3 milhões de euros. Acusação aponta 82 arguidos e há mais de mil testemunhas.
Caixa Geral de Depósitos

Advogado condenado por burla milionária à CGD

209
O advogado foi ainda condenado pelo Tribunal de São João Novo, no Porto a seis anos de prisão e a indemnizar o banco em 966 mil euros, menos cerca de 700 mil euros do que a CGD reclamava.
Justiça

Empresários burlados em negócio com iates de luxo

197
Os empresários encomendaram embarcações, tendo dado um sinal de vários milhões de euros. No entanto, os iates nunca lhes chegaram às mãos. Ministério Público acusa o líder do esquema de quatro crimes.
Polícia Judiciária

PJ detém suspeitos de burlas no Algarve

A Policia Judiciária deteve dois suspeitos de várias burlas qualificadas em Tavira e Vila Real de Santo António. As burlas estavam ligadas ao ramo imobiliário.
Burla

YCBM. Esquema já agarrou mil jovens em Portugal /premium

6.117
São jovens e prometem enriquecimento fácil no mercado cambial. Mas são poucos os que ganham dinheiro a sério. O Observador mostra-lhe aquele que pode ser o mais recente esquema piramidal em Portugal.
Segurança Social

Funcionária inventa 85 grávidas e fica com abonos

13.893
Funcionária, de 49 anos, conseguiu mais de meio milhão de euros em abonos de família. Foi detida pela PJ e está a ser investigada por burla, falsidade informática e branqueamento de capitais.
Brisa

Ex-engenheiro da Brisa vai falar em tribunal 

O processo conta com um total de 12 arguidos (sete pessoas e cinco empresas) e o engenheiro em causa é o que tem maior número de crimes imputados pelo Ministério Público.
Burla

Fingiam falar com morto. PJ detém 3 suspeitos

191
Vítima pagava aos alegados burlões para falar com um familiar que tinha morrido. Os suspeitos acabaram por conseguir controlar todos os seus movimentos, com o objetivo de lhe roubar tudo o que tinha.
Burla

PJ detém rede que burlou Estado em dois milhões

882
"Operação Apate" envolveu 120 elementos, entre inspetores da PJ e procuradores do Ministério Público.
Polícia Judiciária

Detidos burlões que simulavam negócio no aeroporto

100
Suspeitos apresentavam-se como investidores ou diplomatas e mostravam malas cheias de dinheiro para levar as vítimas a pagar uma taxa de negócio. Dos quatro detidos pela PJ, dois ficaram em preventiva
Angola

Defesa pede absolvição em caso de burla em Angola

O julgamento do caso conhecido por "burla tailandesa", uma alegada tentativa de burla ao Estado angolano de 50 mil milhões de dólares, começou esta quinta-feira. A defesa pediu absolvição dos réus.
Angola

Supremo angolano julga 14 pela "burla tailandesa"

O caso "burla tailandesa" envolve 14 pessoas de várias nacionalidades. Os arguidos são acusados pela falsificação de documentos, imigração ilegal e tráfico de influências.
Angola

Julgamento de burla ao estado angolano arranca

O caso "burla tailandesa" remonta a 2017, quando os arguidos terão tentado burlar o Estado em 50 mil milhões dólares. Há 8 acusados em prisão preventiva e dois em prisão domiciliária.
Burla

MP acusa IPSS de de burla contra Segurança Social

O Ministério Público acusou o presidente, diretora técnica e uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Chaves da prática do crime de burla tributária agravado contra a Segurança Social.
Cabo Verde

Cabo Verde. PJ detém suspeitos de burla

A Polícia Judiciária de Cabo Verde deteve cinco cidadãos cabo-verdianos e estrangeiros suspeitos de crimes de burla qualificada, ameaças de morte, falsificação e passagem de moeda.
Angola

Lesados do "Build Angola" recorrem à PGR angolana

A burla afeta 1.130 pessoas, 15 delas já falecidas, interessadas no litígio, que começou a ser forjado em 2007, envolvendo empreendedores brasileiros e angolanos.
Burla

Seguradoras preocupadas com burla com automóveis

153
As seguradoras estão preocupadas com uma fraude que envolve a compra de automóveis no estrangeiro, valorização em Portugal e simulação de furto. Pode render 10 mil euros aos burlões.
Macau

Macau alerta contra o uso de moedas virtuais

As autoridades de Macau alertaram contra o uso das moedas virtuais, ilegais no território, depois de um alegado caso de fraude no valor de 2,2 milhões de euros.
Burla

Paris Hilton deu a cara. 150 portugueses burlados

GetEasy deixou 150 lesados em Portugal com negócio de aluguer de geolocalizadores. Empresa valia-se de figuras públicas, como Paris Hilton, para publicitar os produtos. MP acusa 29 arguidos.
Burla

Angolanos acusam empresa brasileira de burla

Mais de mil angolanos denunciaram uma alegada "burla" da empresa brasileira Build Angola, em investimentos, para construção de residências, em que passados dez anos "nenhuma foi entregue".
Ministério Público

Militares burlam Estado com compra de óculos

734
Cerca de 800 militares terão alegadamente contribuído para ganhos ilícitos de 350 mil euros para a Ótica Lisboa, com sede em Gondomar. Compravam óculos a custos reduzidos ou a custo zero.
Leiria

Mulher que fingia ter terrenos florestais detida

Uma suspeita de se fazer passar por proprietária de terrenos florestais para vender madeira, em Leiria, foi detida esta sexta-feira. Segundo a GNR, a mulher tem antecedentes criminais.
Burla

Presa de 90 anos conhece acordão esta quinta

A mulher mais velha presa em Portugal, que está a ser julgada com mais seis arguidos por burla na venda de um imóvel que não lhes pertencia, conhece esta quinta-feira o acórdão em Lisboa.
Polícia Judiciária

Burla tipo "cartas da Nigéria". PJ detém cabecilha

A PJ desmantelou uma rede envolvida numa burla conhecida por "cartas da Nigéria". Deteve um dos principais suspeitos da organização que praticava, entre outros crimes, branqueamento de capitais.
Espanha

Gigolô em fuga depois de ter burlado 23 pessoas

146
Albert Caballé Ortín, 36 anos, usou a sua aparência e eloquência para convencer 23 pessoas (homens e mulheres) a darem-lhe dinheiro, carros e uma bicicleta. Agora, é procurado por meia Espanha.
Crime

Detido suspeito de lesar Estado em 13 milhões

109
Um homem é suspeito de ter lesado o Estado português em 13 milhões de euros através de um esquema de faturas falsas. O indivíduo, de 32 anos, é ainda suspeito de associação criminosa.
Burla

O vidente que ameaçava com o poder dos deuses

279
Através de panfletos nos carros, anunciava ser "detentor de especiais poderes curativos para a resolução de conflitos familiares". Ficou com 35 mil euros de uma vítima que ameaçava. E foi agora detido
Burla

Nome de Marcelo usado em burlas

115
As autoridades estão a investigar pelo menos dois casos em que o nome do Presidente da República terá sido usado em burlas. Um deles envolve um relações públicas com ligações a celebridades.
Burla

Bem-vindo à clínica que burlava reformados

831
Por telefone, os reformados eram convidados a uma consulta grátis. A burla começava aí: eram coagidos a adquirir tratamentos e aparelhos médicos. Numa das consultas, chegaram a pedir 20 mil euros.
Burla

Roza Vegele, a reclusa mais velha do País

Foi detida com 89 anos por burla qualificada, falsificação de documentos e branqueamento de capitais. É suspeita de liderar um grupo de seis suspeitos, mas em tribunal foi atraiçoada pela memória.
Julgamentos

Mulher mais velha presa em Portugal é julgada

A mulher, de 90 anos, está acusada de liderar uma organização criminosa. A arguida, de nacionalidade brasileira, está detida preventivamente desde novembro de 2016.
Crime

Dois GNR acusados de burla e falsificação

O Ministério Público informou ter acusado três arguidos, dois dos quais militares da GNR, da prática de um crime de burla qualificada, na forma tentada, e de um crime de falsificação de documentos.
Macau

Crime violento diminui em Macau, burlas aumentam

A criminalidade violenta em Macau baixou 2,3% entre janeiro e setembro, para 594 casos, comparativamente aos primeiros nove meses de 2016, enquanto o crime de burla cresceu 27,9%.
Burla

O método de Charlotte: seduzir franceses e roubar

639
Charlotte era o seu nome falso. O alvo? Reformados franceses. O objetivo? Roubar-lhes tudo o que pudesse enquanto os mantinha presos numa casa de luxo em Viseu, um esquema que já tinha usado em França
José Mourinho

Mourinho e o fisco espanhol: "Não discuti, paguei"

José Mourinho foi ouvido esta sexta-feira num tribunal de Madrid, por suspeita de burla ao fisco. A audiência durou cinco minutos. Aos jornalistas, o treinador diz que já pagou tudo em 2015.
Celebridades

Richard Branson alvo de burla de milhões

O famoso dono da Virgin foi alvo de uma tentativa de burla que envolvia o governo britânico. Seis meses depois, a mesma pessoa conseguiu enganar um amigo de Richard Branson fazendo-se passar por ele.
Moçambique

Moçambique. Detidos burlões de bilhetes de comboio

Duas pessoas foram presas por comprarem bilhetes de comboio em excesso para depois os venderem acima do preço tabelado, na linha que serve a região de Nissa, norte de Moçambique.
Burla

ONG Viver 100 Fronteiras suspeita de burla

128
A Organização Não-Governamental Viver Sem Fronteiras é suspeita de desviar roupa doada para fins humanitários na Guiné. A suspeita vem depois de a GNR ter apreendido vestuário avaliado em 4,2 milhões.
Burla

Trio de burlões rouba milhões a entidades públicas

320
Através de esquemas de homebanking e da criação de emails falsificados, três homens conseguiram roubar quase três milhões de euros a empresas públicas. Hospitais e câmaras municipais entre os lesados.
Crime

Fez-se passar por jornalista para burlar hotéis

239
O suspeito, já detido pela GNR, apresentava diferentes identidades para reservar estadias em hotéis, dos quais fugia sempre sem pagar, conta o Correio da Manhã.
Serviço Nacional de Saúde

Burlas ao SNS lesaram o Estado em 300 milhões

121
Entre 2011 e 2017, as burlas ao Serviço Nacional de Saúde causaram prejuízos superiores a 300 milhões de euros. Um médico e três delegados de informação médica foram detidos, informou a PJ.
Polícia Judiciária

SNS: 4 profissionais de saúde detidos por burla

144
Quatro profissionais de saúde foram detidos em Lisboa e no Algarve por suspeita de terem lesado o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em "vários milhares de euros".
Burla

Toques de números estrangeiros? Não volte a ligar

2.264
Tem recebido dois toques de chamada de números internacionais que não conhece? Não ligue de volta: pode estar a ser vítima de burla. As queixas têm chegado às principais operadoras do país.
Serviços prisionais

Seis guardas prisionais constituídos arguidos

O Ministério Público acusou seis arguidos, um deles subchefe da guarda prisional, de corrupção, extorsão e burla, crimes alegadamente cometidos contra dezenas de pessoas em Leiria.
Energia

Energia. Avisos e conselhos sobre más práticas

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos lançou esta segunda-feira, Dia Mundial da Energia, um conjunto de avisos na sua página na Internet que procuram identificar práticas comerciais erradas.
Polícia Judiciária

PJ apanha rede de falsificação de documentos

A Polícia Judiciária deteve 13 pessoas e desarticulou uma "importante" rede que se dedicava à falsificação de vários tipos de documentos para depois cometer burlas de milhares de euros.
Burla

Um ano de prisão por burlar emigrantes

A Procuradoria do Luxemburgo pediu um ano de prisão para o responsável de uma agência de viagens acusado de burlar imigrantes portugueses com a promessa de voos baratos para Portugal.
Burla

PJ de Setúbal deteve supeito de burla

A Polícia Judiciária de Setúbal deteve um homem suspeito de ter burlado 13.000 pessoas em 15 milhões de euros, através de uma plataforma na internet em que comercializava aplicações para telemóveis e outros produtos informáticos.
Burla

Burla dos selos da Afinsa sem castigo em Portugal

O processo que deu origem a centenas de queixas por burla após investimentos em selos que, supostamente, renderiam juros superiores aos oferecidos pelos bancos, foi arquivado.
Burla

Espanha. Pais aproveitam-se de doença da filha

Os pais de Nadia Nerea, uma menina de 11 anos que sofre de uma doença rara, foram detidos e acusados de burla por terem ficado com 300 mil euros em donativos. Pais inventaram operações e tratamentos.
Burla

PJ de Braga deteve oito suspeitos de lesar Estado

A Polícia Judiciária de Braga deteve oito pessoas, entre as quais dois advogados, no âmbito de uma investigação a um processo de fraude, burla e corrupção que terá lesado o Estado em 15 milhões.
Multibanco

Contas bancárias atacadas com cartões clonados

286
Uma burla informática com cartões clonados estará na base das várias queixas apresentadas este fim de semana em várias esquadras da zona Margem Sul do Tejo, informa o Correio da Manhã.
Burla

Sentença da burla nas pensões conhecida hoje 

Dos 30 arguidos neste caso, quatro são suspeitos de pertencerem a uma organização criminosa burlesca. O Tribunal de Coimbra vai ler a sentença às 14h desta segunda-feira.
Burla

Burla com compra de automóveis faz 46 arguidos

O Ministério Público no DIAP da Comarca do Porto acusou 46 arguidos de burla qualificada e associação criminosa, num processo relacionado com a compra de produtos publicitados na internet.
Burla

Quatro farmacêuticos detidos por burla ao SNS

345
Os suspeitos, dois proprietários e dois diretores técnicos de farmácias do Grande Porto, usavam receitas fictícias de forma a receberem as comparticipações dos medicamentos. Foram detidos pela PJ.
Burla

Detida no Montijo suspeita de vários crimes

GNR do Montijo anunciou a detenção de uma mulher, de 22 anos, suspeita de crimes de furto qualificado, burla e falsificação de documentos.
Burla

Allan Shariff apanhado a burlar a partir da prisão

Allan Guedes Shariff, o luso-americano que tentou assaltar um banco em Miami por telefone, foi apanhado a fazer burlas através de um smartphone na cadeia. Com ele foi detido um guarda prisional.
Burla

Suspeitos de burla ao SNS não podem sair do País

Dois médicos e uma farmacêutica, indiciados de um crime de burla qualificada que terá lesado o Estado em perto de um milhão de euros, foram proibidos na sexta-feira pelo Tribunal de Santarém de se ausentarem do país.
BPN

MP deixa cair acusação de burla qualificada

O Ministério Público deixou cair a acusação de burla qualificada contra Hêrnani Silva Ferreira no julgamento principal do caso BPN. As acusações contra os restantes arguidos mantêm-se.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)