A Comissão Europeia lançou uma plataforma online pan-europeia que quer “abrir portas” às mulheres empreendedoras. O WEgate faz parte do Plano de Ação para o Empreendedorismo que visa apoiar novos negócios na Europa.
“Lançar um negócio é duro, na maior parte das vezes, e as mulheres empreendedoras enfrentam frequentemente obstáculos desnecessários quando se trata de financiamento, rede de contactos, formação e no equilíbrio entre as pressões do negócio e familiares”, lê-se no comunicado enviado às redações.
Com o WEgate, a Comissão Europeia quer que as mulheres tenham à sua disposição as ferramentas possíveis para que lançar e construir um negócio próprio seja mais fácil. O objetivo é que seja um sítio onde qualquer pessoa possa encontrar o que precisa dentro da vasta legislação europeia.
“Oferece inspiração, apoio dos pares e possibilidades de fazer contactos. Atua como um hub [centro] não apenas para mulheres empreendedoras, mas também para políticos, acionistas e apoiantes”, lê-se.
A WEgate ajuda as mulheres a trocarem informação e a procurarem respostas para dúvidas que possam ter durante as várias fases do negócio.
Na União Europeia, as startups criam 85% do novo emprego, mas apenas 30% destas empresas são fundadas por mulheres. Apesar de a desigualdade de género ter vindo a diminuir nas últimas décadas, ainda vão ser precisos mais 70 anos até as mulheres conseguirem estar em pé de igualdade com os homens, de acordo com o relatório da União Europeia sobre a igualdade entre os dois sexos.