A Apple incluiu, na última semana, o iPhone 4 na sua lista de produtos “obsoletos”. Isto significa que, a partir de agora, o telemóvel não vai receber mais atualizações de software e que para fazer reparações será preciso recorrer a terceiros. Apesar de a informação ter sido filtrada em outubro, foi apenas este mês que a decisão se tornou oficial.

De acordo com a Apple, considera-se “obsoleto” os produtos que foram descontinuados há mais de sete anos. O suporte técnico do produto passa a existir apenas no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e na Turquia, devido a questões legais. Nestes lugares, o modelo é considerado pela Apple como “vintage”, classificação dada aos produtos que não são fabricados há mais de cinco anos e há menos de sete anos.

O iPhone 4 foi lançado em junho de 2010 e, deste então, tornou-se um dos principais produtos da Apple. Na altura do seu lançamento, o modelo introduziu algumas características que o ajudaram a marcar a diferença em relação aos seus concorrentes, como o ecrã retina, que deu mais brilho e resolução às imagens, e uma câmara frontal com resolução VGA (Video Graphics Array), com o qual foi possível estrear o FaceTime, uma aplicação de chamadas de vídeo.

A descontinuidade do iPhone 4 tem sido progressiva. Em 2013, deixou de ser vendido. Em abril de 2014, deixou de receber atualizações do sistema operativo iOS, sendo o iOS 7 a última versão permitida no modelo.

Além do iPhone 4, o MacBook Air de 13 polegadas também entrou na lista de produtos “obsoletos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR