Tudo começa com um café com os amigos num dia de semana que escala para uma noite de copos. A responsabilidade de não exagerar — porque na manhã seguinte trabalha-se — desaparece e quando o despertador toca ficamos entregues às náuseas e às dores de cabeça, tentando sobreviver às oito horas em que devíamos ser produtivos. Já aconteceu com muita gente e, se ainda não aconteceu, o mais provável é vir a acontecer, seja no jantar de Natal da empresa ou porque esteve a fazer networking depois da Web Summit.

Se os anos de faculdade preparam um jovem adulto para lidar com as ressacas no aconchego do lar, a ver séries, a beber Coca-Cola e a comer fast food, não preparam ninguém para acordar às sete da manhã, ir trabalhar e fingir que está tudo bem. A pensar nisso, a Bustle elaborou uma lista de 11 maneiras de sobreviver a uma ressaca no trabalho, das quais nós destacamos sete.

1. Vista-se para se sentir bem

Por vestir-se bem leia-se “arranje-se”, isto é, não vá de fato de treino para o trabalho nem demasiado confortável, porque a probabilidade de adormecer é grande. Ao ter cuidado com a roupa vai dar a ideia de que está bem e pronto para enfrentar o dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Hidrate-se

A secura é um dos sintomas associados à ressaca, por isso não se coíba de beber a maior quantidade de líquidos possível, de preferência água. Há quem acredite que repor os líquidos que perdeu vai fazê-lo sentir-se menos miserável.

3. Reponha os níveis de açúcar no sangue

Aposte na frutose para restabelecer os níveis de açúcar, uma vez que está provado que o açúcar presente na fruta tem a capacidade de acelerar a capacidade do corpo de metabolizar o álcool.

woman, red hair, coffee, hangover, bed, young, people, girl, tired, bedroom, morning, depression, insomnia, awake, female, sleepless, white, health, expression, fatigue, head, person, stress, frustration, headache, caucasian, sadness, problem, sleepy, ache, sad, wake, stressed, night, depressed, migraine, awakening, asleep, lifestyle, alcohol, drink, withdrawal, medicine, weakness, sickness, pained, emotional,

A secura é um dos sintomas associados à ressaca, por isso não se coíba de beber a maior quantidade de líquidos possível, de preferência água. (Foto: Getty Images/iStockphoto)

4. Tente cheirar bem

É sabido que depois de uma noite de copos não se cheira propriamente bem — parece que cada poro do corpo liberta álcool, para não falar do hálito. Assim sendo, faça-se acompanhar de pastilha elástica e aposte no perfume. Tudo isto deve ser precedido de um banho.

5. Mantenha uma boa atitude

Novamente, finja que está tudo bem. Não precisa de contar a toda a gente que está de ressaca nem publicitar a sua agonia. Além de afetar a sua reputação no trabalho, não vai ajudar em nada.

6. Concentre-se no trabalho

Talvez a dica mais difícil. A verdade é que esquecer-se de que tem a cabeça a latejar e focar-se no que tem para fazer pode ajudá-lo a sentir-se melhor. Ao manter a cabeça ocupada, o tempo passa mais depressa e sempre consegue fazer alguma coisa.

7. Tente sair do trabalho mais cedo

No fim de um dia de trabalho é provável que o mal-estar já não esteja tão intenso, mas isso também depende do tamanho da ressaca que tinha quando acordou. Caso ainda se sinta um vegetal, tente sair ligeiramente mais ou cedo e vá para casa fazer aquilo que sempre soube que funcionava com uma ressaca: deite-se, jure que nunca mais volta a beber na vida e durma. No dia seguinte tudo será melhor.