Depois do enorme sucesso alcançado com a primeira geração, a Audi prepara já o lançamento no mercado daquela que será a segunda geração do um dos seus maiores best-sellers, o Q5. Reforçado nos argumentos, o SUV médio de Ingolstadt deverá chegar ao mercado já no início de 2017.

Anunciando a mesma postura desportiva que a marca desvendou nos seus sedans mais recentes, a par de um carácter multifacetado e um interior extremamente flexível, o novo Audi Q5 prima por uma estética exterior mais limpa e atlética, com um aumento nas dimensões. A começar no comprimento que, no novo modelo, surge fixado nos 4,663 m em comprimento, ou seja, mas 34 mm que o antecessor.

A par do crescimento, uma dieta na ordem dos 20 kg, o que que permite ao novo Q5 anunciar, quando equipado com a motorização 2.0 TFSI, não mais que 1.720 kg de peso – argumenteo importante, sem dúvida, ainda para mais quando conjugado com um coeficiente de aerodinâmica de apenas 0,30.

Já para o interior, a Audi promete melhorias na habitabilidade, graças ao aumento no espaço disponível em praticamente todas as medições, a par de uma evolução em termos de comandos e displays, a começar pela disponibilização do Audi Virtual Cockpit e da nova geração do sistema de infoentretenimento MMI (ambos disponíveis enquanto opcionais no novo Q5). Ainda no equipamento, destaque para a inclusão de mais-valias como o MMI radio plus, MMI navigation, MMI navigation plus, Bang & Olufsen Sound System e os tablets Audi para os bancos traseiros, além do já conhecido Audi connect com os seus serviços online.

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Nas ajudas à condução também há evolução face ao antecessor, com o Q5 a exibir várias novidades, como é o caso da assistência ao estacionamento, do cross traffic assist, exit warning, turn assist, alerta de colisão iminente e câmara de reconhecimento de sinais de trânsito. Isto, sem esquecer o sistema de segurança Audi pre sense city, à frente e atrás.

Quanto à bagageira, um espaço de carga que começa nos 550 litros, podendo ir até aos 1.550 litros, sendo que, a pensar na acessibilidade, existe a possibilidade de contar com portão de accionamento eléctrico, embora como opcional.

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Relativamente a motores, a nova geração surgirá no mercado com quatro blocos TDI a gasóleo (2.0 TDI de 150, 163 e 190 cv, e 3.0 TDI 286 cv) e um TFSI a gasolina (2.0 TFSI 252 cv), com potências que irão dos 150 aos 286 cv. Ou seja, um aumento médio de 10% na potência disponibilizada, face à geração precedente.

As transmissões também são alvo de uma actualização, englobando desde a tradicional caixa manual a soluções automáticas, como a caixa de dupla embraiagem S tronic ou a conhecida tiptronic, cuja disponibilidade varia de acordo com a motorização escolhida.

Igualmente proposto desde o início da comercialização, a par da mais vulgar tracção traseira, o sistema de tracção integral quattro, conjugado com suspensões com controlo de amortecedores, ou então, como opcional, a suspensão adaptativa a ar.

Especificamente para os mercados da América do Sul, o novo Audi Q5 contará ainda e pela primeira vez com uma versão blindada, o que permitirá à marca alemã tornar-se também no primeiro construtor a disponibilizar uma proposta do género, neste segmento, de fábrica.