Síria

Conflito na Síria

Rebeldes chegam a acordo sobre a rendição na Síria

Os rebeldes no sul da Síria chegaram a um acordo com a Rússia, aliado de Damasco, para uma rendição negociada numa área sensível de fronteira com os montes Golã, na parte anexada por Israel.
Síria

Síria. Milhares pró-regime retirados de cidades

A transferência dos habitantes de Foua e Kefraya resulta de um acordo entre a Rússia, aliada do regime sírio, e a Turquia, que apoia os rebeldes sunitas.
Síria

Dez mortos em ataque a abrigo no sudoeste da Síria

Khaled Solh indicou que a escola na localidade de Ain al-Tina estava a ser usada como abrigo por famílias deslocadas devido à guerra. Há pelo menos 20 feridos.
Conflito na Síria

Rebeldes e civis retirados da cidade de Deraa

A retirada de combatentes e civis da cidade de Deraa, no sul da Síria, começou este domingo, mais de sete anos depois do início da revolta popular contra o regime de Bachar al-Assad nesta região.
Crise dos Refugiados

Refugiado sírio vive há 125 dias num aeroporto

107
Hassan Al Kontar vive há 125 dias no terminal 2 do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, enquanto espera pela obtenção do estatuto de refugiado e relata a experiência nas redes sociais.
Síria

Forças sírias tomaram localidade em Deraa

As forças governamentais sírias tomaram uma cidade na província depois de a aviação russa e síria ter lançado mais de 120 bombardeios sobre a mesma, o que obrigou os rebeldes a retirarem-se.
Síria

Síria. 20 mil civis regressaram a Deraa

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos informou que os moradores voltaram para casa nas últimas 24 horas, desde que começou a vigorar o cessar-fogo entre as forças de Damasco e os opositores.
Síria

OPAQ não deteta gás sarin em Douma

Os especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas "não detetaram" vestígios de gás sarin nem "substâncias resultantes da sua decomposição" nas amostras retiradas das alegadas vítimas.
Síria

Como o Mundial une todos à volta de uma só TV

Em Ein Talma, em Ghouta Oriental, os habitantes assistem ao Mundial reunidos à volta da única televisão da cidade. Os residentes recordam como era a sua vida antes da eletricidade ser cortada.
Síria

Intensificam-se os bombardeamentos na Síria

As forças de Damasco, apoiadas pelos aliados militares russos, bombardearam de forma "intensa" os setores onde se encontram opositores na província de Deraa.
Estado Islâmico

Filho de líder do Estado Islâmico morto em ataque

Um dos cinco filhos de Al-Baghdadi, apontado como líder do Estado Islâmico, terá sido morto durante um ataque. A informação foi avançada pelo grupo terrorista através de um site especializado.
Síria

Conselho de Segurança discute ofensiva na Síria

O Conselho de Segurança vai discutir na quinta-feira de manhã a situação no sudoeste da Síria, onde uma ofensiva do regime de Damasco, com apoio russo, provocou o êxodo de cerca de 300 mil pessoas.
Síria

Síria não responde a questões sobre armas químicas

Membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas denunciaram que a Síria continua sem responder às questões sobre o programa de armas químicas.
Síria

270 mil pessoas deslocadas no sul da Síria

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Andrey Mahecic, este é o maior deslocamento na região desde o início do conflito.
Síria

Síria. Ofensiva do regime causa 270 mil deslocados

A ofensiva do regime nos setores rebeldes do sul da Síria provocou pelo menos 270 mil deslocados desde o seu início em 19 de junho, indicaram esta segunda-feira as Nações Unidas.
Conflito na Síria

Papa: que Síria "seja poupada a novos sofrimentos"

O papa Francisco alertou este domingo para a "grave situação na Síria", em particular na província de Deraya, depois das ações militares dos últimos dias que afetaram escolas e hospitais.
Síria

22 civis morrem em ataques aéreos na Síria

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, entre as vítimas, 17 civis, incluindo cinco crianças, estavam refugiados na cave de uma habitação para escapar aos bombardeamentos em al-Mseifra.
Direitos das Mulheres

Os países mais perigosos do mundo para as mulheres

Na ranking que é liderado pela Índia, os Estados Unidos surgem como o décimo país mais perigoso do mundo para as mulheres. A lista inclui também o Afeganistão, a Síria, a Somália e a Arábia Saudita.
Síria

Ataque aéreo russo atinge hospital e mata civis

Um hospital foi atingido e cinco civis morreram durante um ataque aéreo em território rebelde no sul da Síria, numa altura em que as forças de Damasco planeiam uma ofensiva terrestre.
Nações Unidas

Merkel defende regresso de refugiados à Síria

Angela Merkel disse que a Alemanha está a "trabalhar para encontrar uma solução política na Síria que permita o regresso dos refugiados a sua casa" e defendeu que devem voltar com ajuda da ONU.
Nações Unidas

ONU acusa forças sírias de crimes de guerra

As Nações Unidas acusaram as forças sírias e organizações terroristas de terem cometido "crimes de guerra e contra a humanidade" durante o cerco pelo controlo da região síria de Guta Oriental.
Jihadismo

Turquia detém 30 supostos jihadistas em Istambul

Pelo menos 30 supostos membros do grupo jihadista do Estado Islâmico (EI) foram presos no sábado à noite, em Istambul, numa operação executada por agentes antiterroristas.
Conflito na Síria

Síria. Mais de 920 mil deslocados em 2018

Só em 2018, mais de 920 mil pessoas foram deslocadas da Síria, um número recorde desde o início do conflito, em 2011. É o maior número de deslocados num curto período de tempo, segundo a ONU.
Israel

Exercício militar de Israel na fronteira com Síria

O exército de Israel convocou este domingo milhares de reservistas para um exercício militar de vários dias nos montes Golã, território ocupado à Síria em 1967.
Médio Oriente

Síria. Pelo menos 44 mortos no maior ataque do ano

Pelo menos 44 pessoas morreram na noite de quinta-feira em bombardeamentos numa localidade da província síria de Idleb (noroeste), no que se supõe ser "o maior massacre" de 2018 naquela região.
Médio Oriente

Síria. 38 mortos em ataque atribuído à Rússia

38 pessoas foram mortas na província síria de Idleb durante ataques atribuídos à força aérea russa, um aliado do regime sírio, de acordo com um balanço do Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Síria

Síria. Coligação ocidental matou centenas de civis

A Amnistia Internacional considera que a operação militar liderada pelos Estados Unidos para expulsar os "jihadistas" de Raqa, na Síria, violou o "direito humanitário internacional".
Coreia do Norte

Bashar Al-Assad vai visitar Coreia do Norte

Media norte-coreanos anunciam visita do Presidente sírio, sem data marcada. Assad elogia papel de Pyongyang nas negociações com Coreia do Sul, destacando "calibre político notável" de Kim Jong-un.
Síria

Síria. 20 civis mortos em ataques da coligação

O bombardeamento mais grave ocorreu na noite de sexta-feira na localidade de Hadach, no sul da província de Al Hasaka, numa zona controlada pelo EI, onde morreram pelo menos 12 pessoas.
Síria

Presidente sírio ameaça uso da força contra curdos

Bashar al-Assad afirmou ainda que um confronto direto entre a Rússia e os Estados Unidos foi evitado na Síria, um país devastado pela guerra em que as duas grandes potências estão envolvidas.
Sanções

Bruxelas prolonga sanções à Síria por mais um ano

A União Europeia (UE) decidiu prolongar por mais um ano e até 1 de junho de 2019 as sanções contra o regime sírio, face à repressão exercida pelo Governo de Al-Assad sobre a população civil.
Síria

Síria. Quatro militares russo morrem em ataque

Dois militares russos morreram no local, na província de Deir al-Zur, no noroeste da Síria, e outros dois no hospital. O ataque, inesperado, foi levado a cabo por um grupo de terroristas.
Conflito na Síria

Guerra destruiu casas e também a alma das pessoas

132
Guerra na Síria não destrói só prédios e casas, mas também a alma das pessoas. Estudantes sírios que chegaram a Portugal desejam que a paz retorne ao seu país e que a nação volte a ser como outrora.
Conflito na Síria

Síria. Aeroporto militar do regime alvo de mísseis

Um aeroporto militar do regime sírio localizado na província de Homs, na região centro da Síria, foi esta quinta-feira alvo de um ataque com mísseis, indicou a agência noticiosa estatal Sana.
Síria

EUA atacam dois alvos do exército sírio

As forças norte-americanas terão atacado dois alvos do exército sírio durante a madrugada desta quinta-feira. Esta é a terceira vez que os EUA atacam o regime de Bashar al-Assad.
Conflito na Síria

Síria. Mais de 43 mil mortos desde janeiro de 2017

De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, 14.460 das vítimas mortais desde 2017 são civis, dos quais 3.070 eram menores e 2.090 mulheres.
Síria

Síria. Damasco e arredores "totalmente seguros"

O Exército sírio reivindicou ter reconquistado os bairros do sul de Damasco que estavam em poder do grupo Estado Islâmico e proclamou a capital síria e arredores territórios "totalmente seguros".
Conflito na Síria

Ataques israelitas fazem 42 mortos numa semana

128
A onda de ataques israelitas esta semana contra posições militares suspeitas na Síria causou 42 mortos, entre os quais pelo menos 19 iranianos, divulgou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Israel

Israel responde a Irão com maior ataque em décadas

574
Depois de acusar o Irão de ter disparado 20 rockets contra posições israelitas nos montes Golã, Israel lançou um amplo ataque contra "quase todas as infrastruturas iranianas" na Síria.
Conflito na Síria

Militares leais a Al Assad morrem em explosão

Pelo menos oito militares das forças leais ao Presidente sírio, Bashar Al Assad, morreram hoje num atentado contra um autocarro das tropas no sul do país.
Conflito na Síria

Rússia. Peritos concluíram investigação em Douma

Rússia anunciou que os peritos internacionais terminaram as investigações em Douma, Síria, relativas ao ataque com armas químicas. OPAC vai elaborar relatório, mas não pode atribuir responsabilidades.
Conflito na Síria

Síria. Abril foi mês menos mortífero em seis anos

Abril foi o mês menos mortífero desde que começou o conflito na Síria, segundo um balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Bombardeamento aéreo mata pelo menos 14 na Síria

Pelo menos 14 pessoas morreram hoje num bombardeamento levado a cabo por aviões de guerra não identificados contra uma localidade na província síria de Al Hasaka.
Síria

Presidente Assad critica "escalada das agressões"

Bashar al-Assad criticou a "escalada de agressões" contra a Síria mas não o mencionou especificamente aqueles bombardeamentos que mataram 26 combatentes pró-governamentais.
Síria

Síria: 26 mortos em ataque contra postos militares

Ataques atingiram posições militares governamentais nas províncias de Hama e Alepo. Diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que "é provável tratar-se de um bombardeamento israelita".
Conflito na Síria

150 mortos em nove dias de combates em Damasco

O Observatório Sírio de Direitos Humanos anunciou que morreram pelo menos 147 pessoas nos últimos nove dias nos confrontos de 19 de abril no sul de Damasco, entre o exército sírio e o Estado Islâmico.
Síria

Síria. França junta-se aos EUA para combater EI

Forças especiais francesas foram enviadas nas duas últimas semanas para reforçar o contingente da coligação liderada pelos EUA na luta contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico na Síria.
Síria

França protegeu empresa que financiava ISIS

886
A embaixada francesa tentou assegurar a proteção da fábrica que a Lafarge tinha na Síria. A empresa já confessou ter pago milhões a grupos armados do país. Os serviços secretos saberiam de tudo.
Síria

OPAC investiga uso de armas químicas na Síria

Peritos da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAC) deslocaram-se a um segundo local em Douma, ex-enclave rebelde sírio de Ghouta oriental, alvo de um alegado ataque químico em abril.
Diplomacia

Trump avisa Irão: "Se nos ameaçarem vão pagar"

O Presidente norte-americano e o francês, Emmanuel Macron, encontraram-se na Casa Branca e discutiram a situação na Síria, o acordo nuclear com o Irão e a desnuclearização da Coreia do Norte.
Casa Branca

Macron vai pedir a Trump que não tire EUA da Síria

O presidente francês vai avisar o homólogo norte-americano que podem surgir novas ameaças terroristas se os EUA acabarem com a presença de tropas no país, um cenário que é admitido por Trump.
Relações Internacionais

Macron nos EUA. Discute Síria e Irão com Trump

Espera-se que os dois presidentes falem sobre os planos de Washington quanto ao acordo nuclear com o Irão, a situação na Síria e a relação comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia.
Emmanuel Macron

Macron: "Não podes fazer guerra com toda a gente"

O presidente francês deu uma entrevista à Fox News onde parece enviar um recado a Donald Trump. Emmanuel Macron inicia esta segunda-feira uma visita oficial de três dias aos Estados Unidos.
Síria

Ataque químico? Especialistas trabalham no terreno

Os noves especialistas da OPAQ tiveram de esperar uma semana para poder avaliar a existência ou não de um ataque químico, que já motivou bombardeamentos no país.
Diplomacia

Lisboa. Embaixada quer americanos longe da manif

O protesto "Pela Paz! Fim à agressão à Síria!" decorreu esta quinta-feira em Lisboa. A Embaixada dos Estados Unidos alertou os americanos na cidade para "evitar" o Largo Camões e manter a "discrição"
Lisboa

Jerónimo em manifestação "pela paz" na Síria

Cerca de uma centena de pessoas manifestou-se esta quinta-feira em Lisboa "pela paz" e "fim à agressão", apelando ao cessar da violência na Síria, com Jerónimo de Sousa a associar-se à iniciativa.
Conversas à Quinta

O estranho ataque à Síria onde não morreu ninguém

Um raide cirúrgico e com pré-aviso, como se fosse só para assinar o ponto (ou mostrar os novos arsenais?). Depois, a reacção comedida da Síria e da Rússia. Porque foi tão estranho este ataque à Síria?
Natação

Síria, refugiada, nadadora, é hoje atleta olímpica

5.205
Yusra Mardini tem 20 anos. Há três, empurrou um barco avariado no meio do mar Egeu enquanto fugia da guerra na Síria, o país onde nasceu. Em 2016, tornou-se atleta olímpica no Rio de Janeiro.
Síria

Síria. 66 mortos em ataques do Estado Islâmico

Morreram pelo menos 66 pessoas na Síria desde quarta-feira. Só esta quinta-feira morreram pelo menos 41 em combates contra uma organização ligada ao Estado Islâmico.
11 de Setembro

Suspeito dos atentados de 11 de setembro detido 

291
Foi detido na Síria um suspeito de estar envolvido nos atentados de 11 de setembro em 2001. Mohamed Haidar Zammar está a ser investigado num centro de detenção das forças de segurança curdas Asayish.
Cinema

Fechados em casa com a guerra a querer entrar

Sem demagogia nem propaganda, o belga Philippe Van Leeuw filma o conflito na Síria do ponto de vista de um grupo de civis, num filme claustrofóbico e tenso. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Conflito na Síria

"É um cinismo enorme só haver agora uma revolta"

Em entrevista ao Observador, o realizador de "Na Síria" conta que quis fazer um filme sobre "pessoas normais" na guerra. Resulta daí um retrato doloroso — e várias críticas à comunidade internacional.
Conflito na Síria

Síria. Organização apela à investigação de crimes

A Human Rights Watch considera que os membros da ONU têm a responsabilidade de dar total apoio a uma investigação credível sobre os presumíveis crimes cometidos na Síria.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)