Dark Mode 47 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Síria

Síria

Síria. Número de mortos em março foi o mais baixo

Em março, morreram 508 pessoas, incluindo 103 civis, na guerra da Síria, o valor mais baixo desde 2011, ano em que este número começou a ser contabilizado pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Síria

Defesa abre fogo contra mísseis israelitas

A televisão oficial síria noticiou que os aviões, que visaram uma posição militar síria, dispararam vários mísseis quando sobrevoavam o espaço aéreo do vizinho Líbano.
Conflito na Síria

Guerra na Síria fez pelo menos 384 mil mortos

340
Pelo menos 384.000 pessoas morreram na Síria, entre as quais 116.000 civis, desde o início do conflito, em março de 2011, segundo um novo balanço do Observatório Sírio para os Direitos do Homem.
Síria

Síria. Erdogan diz que cessar-fogo foi violado

Depois de, na semana passada, Erdogan e Putin terem chegado um acordo de cessar-fogo, o líder turco afirmou que o acordo foi violado com "pequenos incidentes aqui e ali".
Síria

Síria. ONU espera fim "duradouro" de hostilidades

Secretário-geral da ONU espera que cessar-fogo entre a Turquia e a Rússia leve ao fim "imediato e duradouro" das hostilidades e pede um regresso ao processo político para acabar com a guerra na Síria.
Síria

Síria. Moscovo e Ancara anunciam cessar-fogo

"Esta noite a partir da meia-noite [21h em Lisboa], o cessar-fogo vai entrar em vigor", declarou o Presidente turco. Ancara poderá agora replicar "qualquer ataque do regime" de Damasco, acrescentou.
Síria

"Agora vocês irão tomar a vossa parte do fardo"

518
A Turquia anunciou a abertura das suas fronteiras com a Europa para deixar sair os migrantes que estão no seu território, de forma a obter mais apoio por parte do Ocidente na questão da síria.
Conflito na Síria

Rússia e Turquia pedem redução de tensões na Síria

147
A Rússia e a Turquia acordaram a necessidade de "reduzir a tensão" na Síria após reuniões entre altos funcionários dos dois países realizadas nos últimos dias.
Síria

Conflito pode tornar-se uma catástrofe humanitária /premium

456
Mais 900 mil sírios dirigem-se para a Turquia à procura de refúgio da guerra. Caso se sinta “encostado à parede”, o dirigente turco poderá provocar uma crise de refugiados na Europa nunca antes vista.
Conflito na Síria

Kremlin admite novo encontro entre Putin e Erdogan

O encontro vai decorrer a propósito da crise entre Moscovo e Ancara, que se intensificou devido ao avanço das forças de Bashar al-Assad em Idlib, último bastião rebelde e "jihadista" na Síria.
Síria

Síria. NATO exorta Assad e Moscovo a parar ataques

Os membros da NATO expressaram a sua solidariedade com a Turquia, exortando Assad e Moscovo a respeitar a lei internacional e a "apoiar os esforços da ONU para uma solução pacífica".
Síria

Síria. Crianças precisam de ajuda humanitária

A responsável do UNICEF alertou que entre as 11 milhões de pessoas que precisam de ajuda humanitária urgente metade são crianças, apelando ao fim do conflito armado.
Síria

NATO reúne-se de urgência a pedido da Turquia

Turquia invocou um artigo segundo o qual qualquer aliado da NATO pode solicitar consultas caso acredite que a sua integridade territorial, independência política ou segurança estão ameaçadas.
Síria

Turquia anuncia que vai deixar passar refugiados

486
Após ter lançado uma série de bombardeamentos que mataram 16 combatentes do regime sírio, a Turquia anunciou que não vai impedir que refugiados sírios atravessem o seu território para chegar à Europa.
Síria

29 soldados turcos mortos em ataque aéreo na Síria

Turquia já está a retaliar contra alvos sírios. Presidente turco Erdogan convoca reunião de emergência do conselho de segurança, em Ancara.
Conflito na Síria

Ataque do exército causa morte a 20 civis na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou a morte a 20 pessoas, na sequência da intensificação da ofensiva sobre a oposição.
Curiosidades Auto

Americanos e russos em guerra. Mas na estrada!

A possibilidade de uma guerra entre militares americanos e russos alimenta o imaginário e assusta o mundo há anos, desde a Guerra Fria. Desta vez chegaram a vias de facto, mas numa estrada da Síria.
Nações Unidas

Síria. ONU alerta para risco de "banho de sangue"

A ONU avança que os ataques estão a aproximar-se de uma zona onde vivem mais de 1 milhão de pessoas em tendas. A organização enviou 1.900 camiões de ajuda desde janeiro, mas admite não ser suficiente.
Conflito na Síria

Cimeira a quatro para discutir Síria

Putin, Macron, Merkel e Erdogan vão reunir-se no próximo dia 5 de março para debater a situação de Idlib, último bastião rebelde da Síria, anunciou este sábado o presidente turco.
Síria

Pai sírio ensina filha a rir-se do som das bombas

697
Faz lembrar o filme "A Vida É Bela", mas é real e é na Síria. Adbullah ensinou a filha de três anos a identificar aviões ou pistolas de brincar no som das bombas que caem nos arredores de Idlib.
Conflito na Síria

Síria: "risco iminente" de aumento de violência

As Nações Unidas alertaram para o "risco iminente" do aumento da violência na Síria. Apesar de contactos intensos, "nenhum acordo" foi alcançado entre Moscovo e Ancara.
Síria

A Vida é Bela. Pai sírio finge que bombas são jogo

198
"Diz aos teus filhos que o som das bombas é a brincar: é um jogo, não é aterrador". O desafio é de um pai, que se mostra ao lado da filha que ri à gargalhada depois de se ouvir um estrondo em fundo.
Síria

Na Síria, o futebol também já é para meninas

Samar tornou-se a melhor marcadora síria, no primeiro campeonato feminino de futebol do país. A taça foi ganha pela equipa de Amuda, da zona curda do norte do país.
Conflito na Síria

Síria: "péssimas condições de vida" matam crianças

1525
A "violência, o frio intenso, a falta de alimentos e condições de vida" levaram à morte 30 crianças na Síria. Multidões deslocam-se para a fronteira com a Turquia para fugir ao conflito do país.
Conflito na Síria

Alepo: Presidente sírio promete continuar ofensiva

O presidente sírio prometeu continuar a ofensiva no noroeste do país para "libertar" o último grande bastião dos insurgentes, um dia depois das suas forças terem reconquistado várias localidades.
Conflito na Síria

Síria. Confrontos fizeram 900 mil deslocados

Os confrontos no noroeste da Síria atingiram "um nível horrível" e provocaram a fuga de 900 mil pessoas desde o início da ofensiva do regime sírio e do aliado russo naquela região em dezembro.
Síria

EUA e Turquia condenam ataques sírios 

O Presidente turco, Recep Erdogan, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, condenaram os ataques do regime sírio, apoiado por Moscovo, na região de Idleb.
Síria

NATO exorta Assad e Moscovo a pararem ataques

Secretário-geral da NATO manifestou preocupação em relação à situação em Idlib, na Síria, lamentando os "ataques indiscriminados que incluem também alvos civis".
Conflito na Síria

Forças armadas sírias retomam cidade estratégica

As forças armadas sírias retomaram o controlo da cidade estratégica de Saraqeb, no noroeste da Síria, após semanas de bombardeamentos e combates contra os 'jihadistas' e os rebeldes.
Síria

Ataques israelitas matam 12 combatentes na Síria

No ataque aéreo foram mortos sete combatentes estrangeiros no sudoeste de Damasco e cinco combatentes sírios de uma fação pró-iraniana em Ezra, na província de Deraa.
Síria

Síria: mais de 500 mil deslocados desde dezembro

Os conflitos armados intensificaram-se no noroeste e, desde dezembro, já deslocaram milhares de vítimas. Sucedem-se as ofensivas entre o exército de Damasco e os extremistas islâmicos.
Síria

Síria. Bombardeamentos fazem dez mortos

Os bombardeamentos atingiram uma clínica e uma padaria em Idleb, na Síria. Ataque terá sido levado a cabo pelas forças russas, segundo o Observatório Sírio para os Direitos do Homem. Rússia nega.
Síria

ONU: população síria "está traumatizada"

A ONU referiu que a população síria "está traumatizada", frisando que nos dois últimos dias pelo menos 20.000 pessoas abandonaram a região. Contando desde dezembro, o número sobe para 390.000.
Síria

Regime sírio reconquista cidade estratégica

As forças governamentais sírias entraram na cidade estratégica de Maaret al-Noomane e prometeram reconquistar também Idlib. Turquia alertou que responderá a ataques aos seus postos de observação.
Síria

Síria. Mais de 38 mil deslocados em cinco dias

Segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas, o regime de Bashar al-Assad e o seu aliado russo têm bombardeado diariamente a zona oeste de Alepo.
Síria

12 civis mortos em ataques russos na Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos responsabiliza os russos pelos bombardeamentos dos últimos 3 dias. Rússia anunciou uma trégua há mais de uma semana e nega qualquer envolvimento nos ataques.
Crise dos Refugiados

Síria: mais de 500 mortos no campo de Al-Hol

Mais de 500 pessoas morreram no campo Al-Hol, na Síria, devido à exposição a condições precárias. A ajuda da ONU não é suficiente e a situação tem tendência a piorar.
Médio Oriente

Síria acusa Israel de ter atacado base aérea 

Agência de notícias diz que foram disparados quatro mísseis contra a base Tiyas, usada por iranianos. No mesmo dia uma base norte-americana foi também atacada no Iraque.
Síria

Ataques visam milícias iranianas na Síria e Iraque

Vários ataques aéreos ao longo da fronteira entre a Síria e o Iraque atingiram diferentes alvos, incluindo depósitos de armas e viaturas pertencentes às milícias iranianas. Oito pessoas terão morrido.
Síria

Morre uma criança por dia no nordeste sírio

700
A organização não-governamental Save the Children alertou que "morre uma criança por dia" na província síria de Idlib o que, segundo Sónia Khush, da direção da ONG, "não é aceitável".
Síria

Síria. Libertados militantes do Estado Islâmico

Cerca de 30 militantes sírios do grupo extremista foram libertados pelas autoridades curdas na Síria. Libertações ocorrem após um pedido e "garantias" dadas por chefes tribais sírios.
Conflito na Síria

2019 foi o ano menos sangrento da guerra da Síria

O ano de 2019 foi o menos sangrento na Síria desde o início da guerra em 2011, mas com 11.215 mortes, diminuindo em mais de 40% face ao ano anterior, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Estados Unidos da América

EUA bombardeiam milícia apoiada pelo Irão

Os Estados Unidos bombardearam cinco locais, na Síria e no Iraque, associados a uma milícia apoiada pelo Irão, depois de ataques contra a coligação internacional que vitimaram um norte-americano.
União Europeia

UE pede fim da escalada de violência na Síria

O serviço diplomático da UE recordou que "todas as partes têm a obrigação de proteger os civis" e diz que os novos ataques custaram "inúmeras vidas civis, feridos e o deslocamento de 80 mil pessoas"
Síria

Síria. Ataque russo mata 8 civis, 5 deles crianças

227
Pelo menos 8 civis, entre os quais 5 crianças, morreram na sequência de raides aéreos russos numa aldeia no noroeste da Síria, abrigo de deslocados, disse o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Síria

ONU aprova extensão da ajuda humanitária à Síria

O Conselho de Segurança da ONU aceitou a proposta russa que prevê uma renovação da resolução que autoriza a ajuda transfronteiriça por "seis meses + seis meses", mantendo os três pontos de passagem.
Nações Unidas

ONU sem alternativa para ajuda na Síria

Estão neste momento abertos quatro pontos de acesso à zona afetada pela guerra na Síria, onde 11 milhões de pessoas continuam a precisar de assistência. Há um quinto em discussão, mas sem alternativas.
Síria

Síria. 20 mortos em ataques a última zona rebelde

Pelo menos 20 civis, incluindo oito crianças, morreram em ataques do exército sírio e do principal aliado, a Rússia, contra as populações da província de Idlib.
NATO

NATO. Aliados acordaram manter unidade

O secretário-geral da NATO afirmou que as divergências atraem sempre mais atenções, mas ainda assim houve decisões. Na cimeira falou-se da contribuição para a defesa, da ameaça russa e da Síria.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan diz que Macron está em "morte cerebral"

O Presidente turco acusou o Presidente francês de estar "em estado de morte cerebral". Macron tinha usado a mesma expressão em relação à NATO após a ofensiva militar contra a milícia curda na Síria.
Conflito na Síria

Síria. Coligação internacional retoma operações

A coligação internacional que luta contra o Estado Islâmico na Síria, liderada pelos Estados Unidos, retomou as operações contra o grupo 'jihadista' na província de Deir al Zur, nordeste.
Turquia

Turquia. Ataque sírio provoca pelo menos 15 mortos

Pelo menos 15 pessoas morreram na esta quarta-feira na sequência de um ataque sírio. As equipas de socorro estão a tentar resgatar as vítimas. O número de mortos pode ainda aumentar.
Conflito na Síria

Síria. "Erdoğan abriu as portas a jihadistas" /premium

168
Nazira Goreya é síria, cristã e defensora feroz da região autónoma do nordeste do país, controlada pelos curdos, agora sob ataque. "Enfrentamos as mesmas atrocidades que já enfrentámos com o Daesh."
Jordânia

Parlamento felicita equipa de missão cirúrgica

A Assembleia da República saudou a equipa liderada pelo cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes pelo sucesso das intervenções, através dos dois votos.
Turquia

"Capacetes Brancos". Mulher de fundador retida

As autoridades turcas impuseram a proibição de viajar à mulher de Le Mesurier, o ex-oficial do exército britânico que fundou os "Capacetes Brancos" da Síria e foi encontrado morto na segunda-feira.
Donald Trump

Trump recebe Erdogan após ofensiva na Síria

O encontro entre os dois chefes de Estado ocorre logo depois do encerramento de um novo capítulo de tensões entre Ancara e Washington, sendo o primeiro encontro após a ofensiva turca na Síria.
Conflito na Síria

Turquia: EUA não cumpriram compromissos na Síria

Recep Tayyip Erdogan acusou os Estados Unidos de não respeitarem totalmente o compromisso de retirar as forças curdas do nordeste da Síria e diz que vai apresentar provas documentais a Trump.
Estado Islâmico

Espião curdo roubou roupa interior de al-Baghdadi 

223
O espião, que conseguiu entrar no círculo interno do líder do Estado Islâmico, terá roubado as cuecas de al-Baghdadi para permitir a sua identificação, através de um teste de ADN.
Estado Islâmico

Líderes dividem-se na reação a morte de Baghdadi

França e Reino Unido saúdam o anúncio de Trump mas dizem que a luta ainda não acabou. Rússia duvida da notícia e Irão diz: "Simplesmente mataram a vossa criatura".
NATO

NATO: Turquia isolada na discussão sobre a Síria

Aliados tentaram fazer ver à Turquia que a intervenção na Síria "não está a contribuir para a estabilidade do país" nem para "o combate contra o terrorismo", adiantou o ministro João Gomes Cravinho.
Turquia

Turquia deportou refugiados sírios 

A Amnistia Internacional denunciou que a Turquia deportou à força centenas de refugiados sírios. A Turquia afirma que um total de 315.000 pessoas partiram para a Síria de forma totalmente voluntária.
Síria

EUA criticam ofensiva turca na Síria

Mark Esper, secretário da Defesa dos Estados Unidos censurou a ofensiva da Turquia na Síria, acrescentando que aquele país está a seguir "por um caminho errado" ao aproximar-se da Rússia.
Síria

Pelo menos 100 'jihadistas' escaparam de prisões

É uma das repercussões da ofensiva turca na Síria e foi divulgada esta quarta-feira por James-Jeffrey, enviado especial de Trump na Síria. A ofensiva vai parar agora que os curdos acordaram retirar.
Conflito na Síria

NATO pede solução para conflito na Síria

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defendeu esta quarta-feira numa conferência de imprensa, em Bruxelas, que "é importante garantir a derrota dos extremistas"
Donald Trump

Trump levanta sanções à Turquia após cessar-fogo 

Numa conferência de imprensa feita a partir da Casa Branca, o Presidente dos EUA falou do "grande sucesso" das negociações e reforça que Estado Islâmico continua "100% derrotado"
Síria

Curdos nas zonas turcas da Síria "neutralizados"

Forças de Ancara dizem que vão "neutralizar" combatentes curdos que entrem nas zonas controladas pela Turquia. Acordo com a Rússia mantém-se de pé até haver uma solução para a Síria.
Conflito na Síria

Ofensiva turca já deslocou 180 mil pessoas

A ofensiva turca ordenada por Erdogan aquando do anúncio da retirada das tropas americanas já fez com que 180 mil pessoas se retirassem no nordeste da Síria.
Conflito na Síria

Russia e Síria partilham nordeste sírio

Erdogan e Putin chegaram a um "acordo histórico". As forças curdas têm 150 horas para recuar as suas linhas cerca de 30 quilómetros. As fortificações serão depois destruídas por patrulhas.
Conflito na Síria

Curdos cumprem totalmente as tréguas

Mike Pence e Mike Pompeo, vice-presidente e secretário de estado respetivamente, reuniram-se com o presidente turco para negociar umas tréguas na ofensiva aos curdos.
Síria

Ofensiva turca faz mais de 7 mil refugiados sírios

A maioria destas pessoas encontra-se neste momento no campo de refugiados de Bardarash, a cerca de 140 quilómetros a leste da fronteira sírio-iraquiana.
Síria

Síria: Putin e Erdogan iniciam negociações

"A situação na região é muito tensa. Todos o entendemos. Creio que o nosso encontro de hoje e as nossas consultas são necessárias", disse Putin ao receber o Presidente da Turquia.
Síria

Termina esta terça-feira cessar-fogo na Síria 

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos para permitir às milícias curdas a saída do nordeste da Síria termina esta terça-feira.
Conflito na Síria

MSF prestam cuidados médicos a refugiados sírios

Os Médicos Sem Fronteiras estão desde sábado a prestar cuidados aos refugiados sírios que fogem para o Iraque, resultado da ofensiva turca sobre os curdos no Norte da Síria.
Síria

Síria. EUA podem deixar efetivos no terreno

Apesar da decisão de Donald Trump, os EUA poderão deixar alguns efetivos no norte da Síria para protegerem poços petrolíferos e combater um possível ressurgimento do Estado Islâmico.
Síria

Síria: Turquia ameaça atacar curdos

“Se eles [forças militares curdas] não se retirarem, a nossa operação vai recomeçar”, ameaçou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco que acusa os curdos de violarem o acordo de cessar fogo.
Conflito na Síria

Comboio humanitário abandona cidade sitiada

Um comboio que transportava feridos e combatentes das Forças Democráticas da Síria, dominada pelos curdos, deixou a cidade sitiada de Ras al-Ain, no norte da Síria.
Conflito na Síria

EUA desloca tropas da Síria para Iraque

O secretário da Defesa disse que as tropas norte-americanas vão para o oeste do Iraque quando saírem da Síria. Estados Unidos vão continuar a realizar operações contra o Estado Islâmico.
Conflito na Síria

Boris Johnson fala com Erdogan sobre a Síria

O primeiro-ministro britânico e o Presidente turco querem marcar uma reunião com os líderes de França e da Alemanha para discutir a operação militar da Turquia na Síria.
Conflito na Síria

Tropas curdas abandonaram região de Ras al-Ain

As Forças Democráticas da Síria, dominadas por combatentes curdos, retiraram-se da cidade Ras al-Ain, no norte da Síria, sitiada por forças turcas e auxiliares sírios.
Síria

Trump está a fazer o que a esquerda sempre quis /premium

211
Para a Europa, só há uma coisa pior do que o intervencionismo americano: o isolacionismo dos Estados Unidos. A verdade é cruel: sem os EUA, a Europa não serve para muito no Médio Oriente ou no Golfo.
Parlamento Europeu

Turquia. Sassoli "muito zangado" e pede sanções 

David Sassoli disse estar "muito zangado" com a intervenção militar turca no nordeste da Síria e pediu aos líderes da União Europeia "sanções severas" contra a Turquia.
Conflito na Síria

Síria. Assad promete enfrentar ofensiva turca

Denunciando a "agressão criminosa" da Turquia, o Presidente sírio prometeu esta quinta-feira dar resposta à ofensiva turca "por todos os meios legítimos".
Síria

Síria. Curdos exigem "corredor humanitário"

As autoridades curdas na Síria exigiram esta quinta-feira um "corredor humanitário" para retirar civis e "feridos" que se encontram cercados pelas força turcas na cidade de Ras al-Ayn.
Conflito na Síria

Turquia: Rússia prometeu retirar milícias curdas

"A Rússia prometeu que as Unidades de Proteção do Povo [YPG, as milícias curdas sírias] não estarão do outro lado da fronteira", referiu Mevlüt Çavusoglu o chefe da diplomacia turca.
Conflito na Síria

Ofensiva turca causa 300 mil civis deslocados

A operação turca foi iniciada depois de Trump ter anunciado a retirada das tropas americanas do terreno. Em oito dias fizeram-se 300 mil pessoas deslocadas que dormem em escolas ou a céu aberto.
Donald Trump

Erdogan mandou para o lixo carta de Trump

127
Donald Trump escreveu uma carta ao homólogo turco numa linguagem e tom que fizeram os jornalistas ligarem para a Casa Branca a questionar a autenticidade da carta. Erdogan mandou-a para o lixo.
Conflito na Síria

Erdogan reúne-se com Mike Pence e Mike Pompeo 

O vice-presidente norte-americano Mike Pence e o secretário de estado Mike Pompeo vão encontrar-se com o presidente turco para discutir a ofensiva sobre os curdos. Donald Trump não estará presente.
Donald Trump

Trump: PKK é "maior ameaça" que Estado Islâmico

344
"O PKK, que faz parte dos curdos, é provavelmente pior em termos de terrorismo e uma maior ameaça terrorista em muitos aspetos do que o [grupo jihadista Estado Islâmico] EI", declarou Donald Trump.
Conflito na Síria

Síria. Erdogan exclui negociações com os Curdos

O presidente Recep Tayyip Erdogan respondeu aos países que condenam as ofensivas da Turquia em solo sírio dizendo que nunca na história da Turquia se sentaram à mesa com terroristas.
Futebol

UEFA investiga jogadores por "provocação política"

A UEFA vai levar a cabo uma investigação e correspondente inquérito disciplinar sobre "um potencial comportamento provocatório de natureza política" dos jogadores da seleção turca.
Síria

ONU discute quarta-feira ofensiva turca na Síria

Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne à porta fechada na quarta-feira para discutir ofensiva turca na Síria. A reunião foi pedida pela Bélgica, Alemanha, França, Polónia e Reino Unido.
Alemanha

Alemanha pede moderação após confrontos

Um protesto contra a ofensiva militar turca na Síria originou confrontos entre curdos e turcos na segunda-feira em Herne, no oeste da Alemanha. O governo alemão pediu moderação.
Síria

Tropas russas patrulham território sírio

109
A Rússia anunciou esta terça-feira que as suas tropas estão a patrulhar o território sírio após a saída dos EUA. Vídeos a circular na internet mostram um homem a andar na antiga base militar dos EUA.
Conflito na Síria

Reino Unido suspende venda de armas à Turquia

O ministro dos negócios estrangeiros do Reino Unido confirmou esta terça-feira ter suspendido o abastecimento de armas à Turquia, que poderiam ser utilizadas contra os curdos na Síria.
Síria

EUA retiram-se da Síria e impõem sanções à Turquia

O Presidente americano Donald Trump anunciou a aplicação de sanções à Turquia e que ele próprio se deslocaria ao país se Erdogan não interromper a invasão. Oposição americana quer repor as tropas.
Turquia

Trump vai emitir ordem de sanção à Turquia

613
Donald Trump ameaçou e cumpriu. O presidente norte-americano suspendeu as negociações comerciais com a Turquia e anunciou que "emitirá em breve" uma ordem para sancionar as autoridades turcas.
Síria

Ofensiva turca na Síria faz 160 mil deslocados

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta segunda-feira que pelo menos 160 mil pessoas viram-se obrigadas a deixar as suas casas devido à ofensiva militar turca na Síria.
Síria

UE condena ofensiva turca na Síria

Os chefes da diplomacia europeia alertam para a necessidade de esforços da comunidade internacional para parar esta ação militar unilateral, apelando ao cessar imediato por parte da Turquia.
União Europeia

Ministros da UE discutem ofensiva turca na Síria

Os ministros dos negócios estrangeiros discutem esta segunda-feira a ofensiva turca na Síria contra millícias curdas, em reunião no Luxemburgo.
Conflito na Síria

Curdos e governo aliam-se na fronteira com Turquia

363
Curdos chegam a acordo com governo sírio e enviam tropas para combater turcos na fronteira norte. Morreram 26 civis num só dia. Familiares de membros do EI fogem da prisão. EUA retiram-se.
Síria

Síria. Mais de 130 mil deixam as suas casas

Cerca de 400.000 pessoas na área podem precisar de assistência e proteção nos próximos dias, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.
Conflito na Síria

Liga Árabe adota "medidas urgentes" contra Turquia

Estados árabes decidiram aplicar medidas de represália àquilo que consideram uma "agressão" da Turquia ao norte da Síria, a fim de atingir as milícias curdas.
Conflito na Síria

Ofensiva aos curdos. Pelo menos 9 civis executados

271
ONG síria garante que pelo menos nove civis curdos foram executados este sábado por milícias pró-turcas. Entre as vítimas estará o líder de um partido político.
Conflito na Síria

Curdos pedem aos EUA: assumam "responsabilidades"

166
Forças curdas na Síria, alvos de ataque por parte do Exército turco, deixaram apelo aos norte-americanos. Responsável dos Médicos Sem Fronteiras diz ao Observador que situação no terreno é "frágil".
Armamento

Alemanha. Embargo à venda de armas à Turquia

311
Berlim decidiu suspender venda de armas à Turquia por temer que possam ser usadas na ofensiva militar na Síria contra os curdos. Medida foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.
Guerra

Forças turcas avançam na Síria

114
As forças turcas estão a avançar este sábado para controlar auto-estradas estratégicas no nordeste da Síria. Já é o quarto dia do ataque contra sírios curdos.
Conflito na Síria

Síria. Posto norte-americano atingido por turcos

Ancara assegurou que as suas forças estavam a responder ao fogo de combatentes curdos a cerca de 800 metros do posto avançado dos EUA.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan não vai parar operação militar na Síria

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, rejeitou esta sexta-feira "ameaças" e diz que não vai parar com os ataques contra as milícias curdas no nordeste da Síria.
NATO

NATO preocupada com ofensiva turca na Síria

Jeans Stolberg, secretário-geral da NATO mostra preocupação "pelos riscos que [ofensiva] pode provocar na região e pela forma como afeta os civis”.
Conflito na Síria

Síria. EUA podem impor sanções à Turquia

O governo dos EUA estabeleceu linhas vermelhas, como o uso de armas de fogo contra civis, para impor sanções à Turquia. O regime de Erdoğan iniciou esta semana uma ofensiva contra a Síria.
Turquia

Conselho Europeu vai debater sanções à Turquia

Ofensiva turca contra as forças curdas na Síria vai ser um dos tópicos quentes do Conselho Europeu da próxima semana, disse o governo francês.
Noruega

Noruega suspende armamento para a Turquia

199
A Noruega "não vai aceitar novos pedidos de licenças de exportação de materiais de defesa e de materiais de múltiplos usos para a Turquia", disse a chefe da diplomacia norueguesa, Ine Eriksen Soreide.
Síria

A ofensiva turca segundo os que vivem na fronteira

A operação militar turca no nordeste da Síria já fez pelos menos 19 mortos. Os curdos acusam os EUA de falhar promessas de apoio. Os turcos que vivem na zona de fronteira querem ver "a zona limpa".
Síria

Ofensiva turca faz milhares de deslocados na Síria

Milhares terão abandonado as suas casas após a ofensiva turca. A ONG Save The Children chama a atenção para a possibilidade de "um desastre humanitário iminente". Marcelo garante que UE está atenta.
Síria

Erdogan anuncia a morte de 109 combatentes curdos

Presidente da Turquia afirmou que desde que começou a operação militar no nordeste da Síria as tropas turcas mataram 109 "terroristas" (combatentes curdo-sírios). Donald Trump deixa aviso.
Síria

Turquia inicia ofensiva contra os curdos na Síria

301
A ofensiva da Síria avançou depois de os EUA terem retirado tropas do Norte da Síria e rompido a sua aliança com os curdos do YPG. Pelo menos 15 pessoas, incluindo 8 civis, morreram.
Conflito na Síria

Saída de tropas "pode pegar" fogo à Síria

Os curdos do noroeste da Síria, junto da fronteira com a Turquia, ficaram "muito inquietos" depois do anúncio norte-americano sobre a retirada das tropas dos Estados Unidos, disse Lavrov.
Rússia

Guerra síria. Rússia apela à "resolução pacífica"

Rússia apelou para que "não seja sabotada a resolução pacífica" do conflito na Síria, onde curdos estão sob ameaça de uma ofensiva da Turquia após anúncio da retirada militar norte-americana.
Presidente Trump

EUA deixa turcos e curdos a "resolver a situação"

“Turquia, Europa, Síria, Irão, Iraque, Rússia e curdos terão agora de resolver a situação”, disse esta segunda-feira Donald Trump, na sua conta pessoal da rede social Twitter.
Médio Oriente

Turquia ameaça com ofensiva imediata na Síria

O Presidente turco, Erdogan, disse que uma ofensiva pode ser lançada a qualquer momento no norte da Síria, depois de Washington anunciar que não se envolveria numa operação contra os curdos.
Estados Unidos da América

Forças dos EUA retiram-se do norte da Síria 

As forças norte-americanas estão a retirar-se das áreas de fronteira com a Turquia, no norte da Síria, na iminência de uma ofensiva turca contra as milícias curdas YPG e PYD.
Médio Oriente

Erdogan diz estar iminente ação militar na Síria

"Fomos pacientes o suficiente", disse Erdogan, dando a entender que Washington não respondeu como Ancara esperava para imporem juntos a chamada "zona segura".
Síria

8.289 civis foram mortos pela Rússia na Síria

Nos últimos dois anos, cerca de 19.018 pessoas morreram em ataques russos e, desse total, 43,6% eram civis: 1.997 destes foram menores de idade.
Conflito na Síria

Guterres anuncia Comité para a Síria

Guterres aponta o lançamento deste comité como "o início de um caminho político para tirar a Síria de uma situação de tragédia e direcioná-la para uma solução". O país está em guerra desde 2011.
Conflitos

ONU e Cruz Vermelha pedem fim de bombardeamentos

António Guterres e o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha pediram que se deixe de bombardear as cidades Idlib, na Síria, e Tripoli, na Líbia, após consequências humanitárias dramáticas.
Médio Oriente

Irão nega violar direito em transporte de petróleo

Governo britânico disse ter provas de que um petroleiro transportara petróleo iraniano para o regime sírio, violando as sanções da União Europeia e os compromissos com o Reino Unido.
Síria

Ataques de aviões russos na Síria após cessar-fogo

Os ataques aéreos visavam atingir os grupos "jihadistas" na região de Kabani, na Síria. Moscovo anunciou um cessar-fogo há dez dias, após quatro meses de bombardeamentos que mataram 960 civis.
Crise dos Refugiados

O Open Arms e o choque da Europa fechada

323
Fugiu da Síria, tropeçou no caos do Sudão, acabou vítima de tráfico humano na Líbia e passou 15 dias no Open Arms, à espera que a Europa abrisse a porta. Falou com o Observador a partir de Lampedusa.
Síria

Síria. Mais de mil civis mortos em quatro meses

A ONU declarou que 1.089 civis foram mortos no país entre 29 de abril e 29 de agosto, incluindo 304 crianças. 1.031 mortes foram atribuídas às forças do governo sírio e dos seus aliados.
Crise dos Refugiados

A saga do Open Arms quase matou "o sonho" de Ali /premium

Ali esteve 15 dias a bordo do Open Arms à espera que algum país europeu deixasse o navio voltar a terra. “Senti que aquelas organizações de direitos humanos eram mentirosas”, confessa ao Observador.
Síria

Civil foi morto horas após do cessar-fogo na Síria

Uma pessoa morreu num ataque militar na província síria de Idlib, tornando-se a primeira pessoa a perder a vida no primeiro dia de cessar-fogo unilateral por parte da Síria e dos aliados russos.
Conflitos

G7 quer discutir Líbia e Síria com países vizinhos

Os membros do G7 acordaram pedir à ONU e aos países da região para participarem em reuniões internacionais que conduzam a solução para as crises na Líbia e na Síria.
Conflitos

Macron: cessar-fogo em Idlib deve ser respeitado

Só nos últimos três meses, mais de 400 mil pessoas foram deslocadas da província. No encontro com Macron, Putin disse que Moscovo "apoia o exército sírio" no combate contra as "ameaças terroristas".
Síria

Síria. Recomeço dos combates lança pânico

Há uma semana, Damasco anunciou uma trégua na região depois de mais de três meses de bombardeamentos quase diários, juntamente com o seu aliado russo, que mataram mais de 790 civis.
Conflito na Síria

Regime sírio volta a combater Idlib

O exército sírio vai retomar as operações militares contra a região de Idlib, dominada pelos 'jihadistas', quatro dias após o anúncio por Damasco de tréguas na região do noroeste.
Turquia

Presidente turco anuncia nova intervenção militar

A Turquia vai lançar em breve mais uma operação no nordeste da Síria, anunciou este domingo o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Síria

Conversações sobre Síria terminam sem avanços

Mesmo sem acordo para um cessar-fogo, os participantes destacam o progresso no processo de formação da comissão constitucional síria.
Mundo

Síria. Em três meses, mais de 400 mil deslocados

Em três meses de violência no noroeste da Síria já deslocou mais de 400 mil pessoas, em três meses. A província de Idlib, ocupada por 'jihadistas', é a mais afetada.
Síria

90 crianças morreram só em junho na Síria

As organizações Save The Children e Red Hurras disseram que, após o regime de Bachar Al Asad iniciar uma ofensiva declarada na zona, morreram pelo menos 400 pessoas, das quais 90 eram crianças.
Síria

Minas do EI explodem e matam 7 crianças na Síria

Minas ainda estavam no terreno depois do confronto entre o Estado Islâmico e as Forças Sírias Democráticas. Já são 114 mortes — 30 de crianças — por detonação de minas na região desde fevereiro.
Síria

Síria. ONU alerta para mais problemas de saúde

As Nações Unidas alertaram para o aumento do número de casos de desnutrição e diarreias no acampamento de Al Hol, no nordeste da Síria, por causa das altas temperaturas.
Conflitos

Espanha. EUA pediram para interceptar petroleiro

Navio levava petróleo para a Síria. Foi interceptado no extremo sul de Espanha. Ministro dos Negócios Estrangeiros assegura que pedido partiu do Governo norte-americano.
Nações Unidas

Extremistas: ONU quer repatriamento de familiares

197
Além do repatriamento dos familiares de combatentes extremistas islâmicos, Michelle Bachelet pede um acordo entre os Estados para a nacionalidade das crianças que nasceram nas zonas de conflito.
António Guterres

ONU. Rússia e Turquia devem estabilizar Idlib

Guterres insistiu que “não há uma solução militar para a crise síria” e que o caminho tem de passar por uma solução política e apelou à Rússia e à Turquia para "estabilizarem sem demora a situação".
Conflito na Síria

Ataques na Síria matam pelo menos 35 combatentes

Pelo menos 35 combatentes, dos quais 26 pró-regime, morreram este sábado no noroeste da Síria em ataques aéreos e combates que opõem o exército sírio e aliados aos grupos rebeldes.
Violência

Síria. Distribuição de alimentos interrompida

A organização das Nações Unidas e outras entidades parceiras tiveram de "interromper temporariamente as distribuições nas regiões do sul de Idlib devido ao conflito".
Síria

Síria. 800 pessoas deixam campo sobrelotado

Em pouco tempo, a população neste campo passou de 10 mil (a capacidade prevista) para 74 mil. 17 autocarros transportaram as cerca de 800 mulheres e crianças de volta às suas casas e famílias.
Estado Islâmico

1.300 civis mortos em 5 anos na Síria e Iraque

A coligação internacional conduzida pelos EUA reconheceu que desde 2014 mais de 1.300 civis foram "vítimas colaterais" dos seus bombardeamentos na Síria e no Iraque contra o Estado Islâmico.
Síria

Síria. Conflitos já mataram 130 crianças

130
Milhares de crianças continuam em risco devido à escalada dos conflitos. A violência obrigou a UNICEF a suspender as suas operações no terreno. Há ainda registo de ataques a hospitais.
Estado Islâmico

EUA transportam suspeitos do Daesh para o Iraque

Há pelo menos 30 prisioneiros de guerra do Estado Islâmico que foram levados pelos EUA da Síria para o Iraque, após captura pelos curdos. Processo levanta dúvidas nas Nações Unidas.
Síria

Síria. Pelo menos 14 mortos em ataque aéreo

Mortes ocorreram em ataques aéreos do governo sírio no último reduto dos rebeldes no país. Os ataques surgem um mês depois de as forças do governo aumentarem a sua ofensiva contra Idlib.
Estados Unidos da América

EUA suspeitam de uso de armas químicas na Síria

Em causa está um ataque com cloro que ocorreu no domingo na região de Idlib. "Os EUA e os nossos aliados vão responder de forma rápida e apropriada", alertou o porta-voz do Departamento do Estado.
Síria

Exército sírio: cessar-fogo unilateral em Idlib

O exército sírio decretou um cessar-fogo unilateral na zona desmilitarizada de Idlib, informou este domingo o centro russo para a reconciliação das partes em conflito, noticia a Efe.
Síria

Síria. Violência atinge "ponto crítico", dizem ONG

180.000 pessoas ficaram deslocadas apenas nas últimas duas semanas, devido aos conflitos entre rebeldes e Governo. Vários hospitais e postos humanitários estão a ser atingidos pela guerra.
Síria

Síria. 35 mortos em apenas um dia de conflitos

Os conflitos entre o regime de Bashar al-Assad e grupos jihadistas mataram em apenas um dia cerca de 19 extremistas e 16 combatentes pró-regime. Aldeias e terrenos estão também a ser atacados.
Síria

ONU: agências suspendem ajuda humanitária na Síria

Pelo menos 16 "parceiros humanitários" da ONU anunciaram uma suspensão da sua atividade no país devido à intensificação de bombardeamentos. Desde 29 de abril, perto de 180 mil já foram deslocadas.
Conflito na Síria

17 combatentes pró-Síria mortos por extremistas 

Ataques de grupos extremistas islâmicos ocorreram este sábado na província de Aleppo, norte da Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Hºa registo de dezenas de feridos.
Síria

Coligação internacional matou mais de 1600 civis 

170
A coligação militar internacional que combateu o Estado Islâmico na Síria fez ataques pouco precisos, revela a investigação conduzida pelas organizações Amnistia Internacional e Airwars.
Síria

27 soldados do regime sírio morreram em 48 horas

Observatório Sírio dos Direitos Humanos denuncia a morte de 27 soldados e considera estes os ataques mais mortíferos do Estado Islâmico desde a extinção do 'califado'.
Síria

Enviado da ONU encontra-se com ministro de Assad

Geir Pedersen reuniu-se com o chefe da diplomacia síria para discutir futuro do país. Composição de comité constitucional com membros do regime, da oposição e das Nações Unidas foi o tema.
A página está a demorar muito tempo.