Síria

Mundo

Rússia envia material de guerra para a Síria

O incidente com o avião russo na semana passada, cuja culpa Moscovo imputa a Israel, é o motivo da decisão de enviar para a Síria material bélico mais moderno e eficaz.
Síria

Rússia fornecerá mísseis ao Governo sírio

A Rússia anunciou hoje que fornecerá dentro de duas semanas um sistema com mísseis antiaéreos S-300 à Síria, para permitir que as forças do Governo sírio possam defender-se contra ataques aéreos como o lançado na semana passada por Israel.
Síria

Hezbollah vai ficar na Síria "até nova ordem"

O líder do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime de Damasco, assegurou que a sua organização se vai manter na Síria "até nova ordem".
Rússia

"Uso de armas químicas na Síria foi encenado" /premium

174
Em entrevista ao Observador, Hilarion, número dois da hierarquia ortodoxa, diz que a Igreja não pode alinhar-se com o poder, mas "tem o direito de fazer uma avaliação positiva de alguns políticos".
Israel

Israel diz que vai continuar a agir contra o Irão

O primeiro-ministro israelita assegurou que o seu país vai continuar a agir contra a presença iraniana na Síria em guerra, onde um avião russo foi abatido acidentalmente durante um 'raide' israelita.
Rússia

Rússia culpa Israel por abate de avião militar

Um avião russo com 15 militares russos a bordo ter desaparecido na síria e Moscovo atirou as culpas a Israel — mas os disparos letais terão sido fogo amigo da Síria, que agiu por engano.
Irão

Irão. Saudação do acordo russo-turco para Idlib 

As autoridades de Damasco saudaram esta terça-feira o acordo russo-turco divulgado na véspera sobre a criação de uma “zona desmilitarizada” na província síria de Idleb.
Conflito na Síria

Síria. Putin e Erdogan criam zona desmilitarizada

Zona desmilitarizada acordada entre os presidentes da Rússia e da Turquia deve ser criada antes de 15 de outubro e vai separar as posições das forças governamentais e das milícias da oposição
Alemanha

Alemanha disposta a assumir reconstrução da Síria

"É do nosso interesse que a Síria se torne um país estável. Temos de a reconstruir para isso. Temos um papel importante nesse aspeto", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros no Twitter.
Conflito na Síria

ONU preparou plano de fuga para 900 mil sírios

A ONU anunciou que elaborou um plano para a eventual fuga de até 900 mil civis da província de Idleb, no noroeste da Síria, alvo de bombardeamentos do regime e do seu aliado russo
Conflito na Síria

Guerra na Síria já matou mais de 360 mil pessoas

A guerra na Síria, desencadeada em 2011, já causou mais de 360 mil, segundo um novo balanço divulgado esta quinta-feira pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Conflito na Síria

Idleb "não pode ser um banho de sangue"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmouque a província síria "não pode ser transformada num banho de sangue" e pediu à Rússia, Irão e Turquia que façam tudo para proteger os civis.
Nações Unidas

Situação em Idleb motiva reunião na ONU

A questão de "Idleb é grave", sublinhou a diplomata em conferência de imprensa, precisando que a maioria dos membros da ONU é a favor da reunião.
Síria

Síria. 9 civis mortos em ataques aéreos russos

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, os ataques tiveram como alvo 24 regiões e mataram pelo menos nove civis, incluindo cinco crianças de uma mesma família, ferindo 10 outras pessoas.
Síria

Papa adverte para"catástrofe humanitária" em Idleb

"O vento de guerra continua a soprar e notícias inquietantes chegam até nós sobre os riscos de uma possível catástrofe humanitária na Síria querida do nosso coração", disse o papa.
Síria

Agosto, o mês com menos civis mortos na Síria

O passado mês de agosto foi o que registou menos vítimas mortais na Síria desde maio de 2011 e em que morreram menos civis desde o início do conflito, em março daquele ano.
Conflito na Síria

Síria. Rússia admite que EUA lancem novos ataques

A Rússia disse que admite que os Estados Unidos lancem novos ataques com mísseis contra a Síria, advertindo que, nesse caso, prejudicarão todas as medidas tomadas para a solução pacífica do conflito.
Conflito na Síria

Conselheiros militares iranianos ficam na Síria

Numa entrevista ao canal al-Mayadeen, Hatami [ministro da Defesa iraniano] explicou que o acordo é relativo, entre outras questões, à recuperação da indústria de defesa na Síria.
Conflito na Síria

Moscovo acusa rebeldes sírios de ataque químico

A Rússia acusou os rebeldes sírios de prepararem um ataque na província de Idleb para poderem culpar o regime de Damasco, dando um pretexto aos ocidentais para atacarem as posições do exército sírio.
Síria

Síria. Turquia avisa Rússia sobre Idlib

A Turquia alertou Moscovo, que intervém na Síria apoiando o regime de Damasco, contra uma possível "catástrofe" no caso de uma "solução militar" em Idlib, último grande feudo rebelde no país.
Alemanha

Merkel recebe Putin para falar de Síria e Ucrânia

A chanceler alemã recebe este sábado o presidente russo, Vladimir Putin, para falar dos conflitos na Síria e na Ucrânia, do acordo nuclear com o Irão e de questões económicas.
Síria

Pelo menos 69 mortos em explosão na Síria

O depósito estava situado num edifício residencial em Sarmada e pertencia a um traficante de armas que trabalhava para o Hayat Tahrir al-Cham, formado por uma ex-ramificação síria da Al-Qaeda.
Síria

Explosão em depósito de armas provoca 39 mortos

A explosão, de causas desconhecidas, de um depósito de armas na zona residencial da província de Idleb, Síria, provocou a morte de pelo menos 39 pessoas, entre elas 12 crianças.
Síria

Mais de 20 mortes em ataques aéreos na Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma ONG sedeada no Reino Unido, pelo menos 14 civis, entre os quais três crianças, morreram num ataque aéreo à localidade de Orm al-Kubra, a oeste de Alepo.
Síria

Unicef alerta para crianças em risco na Síria

A Unicef advertiu que a batalha pela província de Idleb, no noroeste da Síria, pode afetar a vida de mais de um milhão de crianças, muitas das quais vivem em campos de refugiados.
Síria

Síria. ONU quer impedir "banho de sangue" em Idleb

"Esta guerra não deve terminar com um banho de sangue, mas através de acordos", declarou Jan Egeland, conselheiro do mediador da ONU para a Síria, num encontro com a imprensa em Genebra.
Austrália

Austrália revê cidadania de cinco pessoas

158
A Austrália revogou a cidadania a cinco pessoas por terem lutado nas fileiras do Estado Islâmico no Iraque e Síria. "A Austrália é um lugar mais seguro por eles não voltarem", disse ministro.
Síria

Síria. Destruição avaliada em 345 mil milhões

Mais de metade da população síria que existia antes do início do conflito fugiu do país ou foi deslocada nos últimos sete anos, enquanto se apontam 350.000 mortos no mesmo período.
Síria

Síria. Morreu chefe do programa de armas químicas

O chefe científico do programa de armas nucleares do regime sírio morreu depois de o carro onde viajava ter explodido numa zona rural perto da cidade de Hama.
Síria

Rússia conclui ofensiva do regime no sul da Síria

As tropas russas destacadas na Síria "realizaram ações nas zonas controladas pela oposição moderada para pacificar os grupos armados ilegais e restabelecer o controlo governamental", acrescentou.
Estado Islâmico

Estado Islâmico volta a divulgar imagens de reféns

O Estado Islâmico divulgou imagens de dois reféns, em gravações diferentes, mas em cenários idênticos. Estas imagens fazem recordar os vídeos divulgados há poucos anos pelo grupo terrorista.
Nações Unidas

"Capacetes azuis" de volta aos montes Golã

O Ministério da Defesa russo indicou que os "capacetes azuis" das Nações Unidas voltaram a patrulhar a fronteira entre a Síria e a zona dos montes Golã ocupada por Israel pela primeira vez desde 2014.
Síria

Milhares abandonam Deraa devido à violência

Violência dos combates força êxodo de milhares de pessoas da província síria de Deraa, indicou o Observatório de Direitos Humanos da Síria.
Síria

9800 pessoas deslocadas para o norte da Síria

Estes deslocados rejeitaram o acordo de capitulação entre opositores e forças leais a Damasco, alcançado depois de quase um mês de ofensiva do Governo para retomar o sul do país.
Estado Islâmico

Combatentes do Estado Islâmico atacam sul da Síria

Os ataques coordenados em toda a província de Sweida abalaram a calma de uma região que esteve quase sempre isolada e longe dos piores confrontos, ao longo dos sete anos de guerra civil na Síria.
Síria

Número de mortos em ataques na Síria sobe para 220

Segundo o novo balanço do Observatório Sírio de Direitos Humanos, entre as vítimas há 127 civis e mais de 90 combatentes leais ao regime de Bashar al-Assad.
Israel

Netanyahu justifica abate de avião sírio

O PM de Israel, Benjamin Netanyahu, considerou o alegado desrespeito do espaço aéreo israelita por um caça sírio como "uma grosseira violação" do acordo de desmilitarização entre Israel e a Síria.
Israel

Israel abate avião de combate sírio

186
Os militares de Israel abateram um avião de combate da Síria, que entrou no espaço aéreo israelita esta terça-feira. Foram lançados dois misseis para intercetar o avião.
Diplomacia

Diplomata russo discute Síria com PM israelita

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, manteve conversações em Jerusalém com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, centradas na presença iraniana na Síria.
Síria

140 mil sírios precisam de corredor humanitário

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados diz que cerca de 140 mil sírios continuam no sudeste do país e necessitam de um corredor humanitário para fugir aos combates em Deraa.
Conflito na Síria

Rebeldes chegam a acordo sobre a rendição na Síria

Os rebeldes no sul da Síria chegaram a um acordo com a Rússia, aliado de Damasco, para uma rendição negociada numa área sensível de fronteira com os montes Golã, na parte anexada por Israel.
Síria

Síria. Milhares pró-regime retirados de cidades

A transferência dos habitantes de Foua e Kefraya resulta de um acordo entre a Rússia, aliada do regime sírio, e a Turquia, que apoia os rebeldes sunitas.
Síria

Dez mortos em ataque a abrigo no sudoeste da Síria

Khaled Solh indicou que a escola na localidade de Ain al-Tina estava a ser usada como abrigo por famílias deslocadas devido à guerra. Há pelo menos 20 feridos.
Conflito na Síria

Rebeldes e civis retirados da cidade de Deraa

A retirada de combatentes e civis da cidade de Deraa, no sul da Síria, começou este domingo, mais de sete anos depois do início da revolta popular contra o regime de Bachar al-Assad nesta região.
Crise dos Refugiados

Refugiado sírio vive há 125 dias num aeroporto

107
Hassan Al Kontar vive há 125 dias no terminal 2 do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, enquanto espera pela obtenção do estatuto de refugiado e relata a experiência nas redes sociais.
Síria

Forças sírias tomaram localidade em Deraa

As forças governamentais sírias tomaram uma cidade na província depois de a aviação russa e síria ter lançado mais de 120 bombardeios sobre a mesma, o que obrigou os rebeldes a retirarem-se.
Síria

Síria. 20 mil civis regressaram a Deraa

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos informou que os moradores voltaram para casa nas últimas 24 horas, desde que começou a vigorar o cessar-fogo entre as forças de Damasco e os opositores.
Síria

OPAQ não deteta gás sarin em Douma

Os especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas "não detetaram" vestígios de gás sarin nem "substâncias resultantes da sua decomposição" nas amostras retiradas das alegadas vítimas.
Síria

Como o Mundial une todos à volta de uma só TV

Em Ein Talma, em Ghouta Oriental, os habitantes assistem ao Mundial reunidos à volta da única televisão da cidade. Os residentes recordam como era a sua vida antes da eletricidade ser cortada.
Síria

Intensificam-se os bombardeamentos na Síria

As forças de Damasco, apoiadas pelos aliados militares russos, bombardearam de forma "intensa" os setores onde se encontram opositores na província de Deraa.
Estado Islâmico

Filho de líder do Estado Islâmico morto em ataque

Um dos cinco filhos de Al-Baghdadi, apontado como líder do Estado Islâmico, terá sido morto durante um ataque. A informação foi avançada pelo grupo terrorista através de um site especializado.
Síria

Conselho de Segurança discute ofensiva na Síria

O Conselho de Segurança vai discutir na quinta-feira de manhã a situação no sudoeste da Síria, onde uma ofensiva do regime de Damasco, com apoio russo, provocou o êxodo de cerca de 300 mil pessoas.
Síria

Síria não responde a questões sobre armas químicas

Membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas denunciaram que a Síria continua sem responder às questões sobre o programa de armas químicas.
Síria

270 mil pessoas deslocadas no sul da Síria

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Andrey Mahecic, este é o maior deslocamento na região desde o início do conflito.
Síria

Síria. Ofensiva do regime causa 270 mil deslocados

A ofensiva do regime nos setores rebeldes do sul da Síria provocou pelo menos 270 mil deslocados desde o seu início em 19 de junho, indicaram esta segunda-feira as Nações Unidas.
Conflito na Síria

Papa: que Síria "seja poupada a novos sofrimentos"

O papa Francisco alertou este domingo para a "grave situação na Síria", em particular na província de Deraya, depois das ações militares dos últimos dias que afetaram escolas e hospitais.
Síria

22 civis morrem em ataques aéreos na Síria

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, entre as vítimas, 17 civis, incluindo cinco crianças, estavam refugiados na cave de uma habitação para escapar aos bombardeamentos em al-Mseifra.
Direitos das Mulheres

Os países mais perigosos do mundo para as mulheres

Na ranking que é liderado pela Índia, os Estados Unidos surgem como o décimo país mais perigoso do mundo para as mulheres. A lista inclui também o Afeganistão, a Síria, a Somália e a Arábia Saudita.
Síria

Ataque aéreo russo atinge hospital e mata civis

Um hospital foi atingido e cinco civis morreram durante um ataque aéreo em território rebelde no sul da Síria, numa altura em que as forças de Damasco planeiam uma ofensiva terrestre.
Nações Unidas

Merkel defende regresso de refugiados à Síria

Angela Merkel disse que a Alemanha está a "trabalhar para encontrar uma solução política na Síria que permita o regresso dos refugiados a sua casa" e defendeu que devem voltar com ajuda da ONU.
Nações Unidas

ONU acusa forças sírias de crimes de guerra

As Nações Unidas acusaram as forças sírias e organizações terroristas de terem cometido "crimes de guerra e contra a humanidade" durante o cerco pelo controlo da região síria de Guta Oriental.
Jihadismo

Turquia detém 30 supostos jihadistas em Istambul

Pelo menos 30 supostos membros do grupo jihadista do Estado Islâmico (EI) foram presos no sábado à noite, em Istambul, numa operação executada por agentes antiterroristas.
Conflito na Síria

Síria. Mais de 920 mil deslocados em 2018

Só em 2018, mais de 920 mil pessoas foram deslocadas da Síria, um número recorde desde o início do conflito, em 2011. É o maior número de deslocados num curto período de tempo, segundo a ONU.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)