Síria

Diplomacia

Lisboa. Embaixada quer americanos longe da manif

O protesto "Pela Paz! Fim à agressão à Síria!" decorreu esta quinta-feira em Lisboa. A Embaixada dos Estados Unidos alertou os americanos na cidade para "evitar" o Largo Camões e manter a "discrição"
Lisboa

Jerónimo em manifestação "pela paz" na Síria

Cerca de uma centena de pessoas manifestou-se esta quinta-feira em Lisboa "pela paz" e "fim à agressão", apelando ao cessar da violência na Síria, com Jerónimo de Sousa a associar-se à iniciativa.
Conversas à Quinta

O estranho ataque à Síria onde não morreu ninguém

Um raide cirúrgico e com pré-aviso, como se fosse só para assinar o ponto (ou mostrar os novos arsenais?). Depois, a reacção comedida da Síria e da Rússia. Porque foi tão estranho este ataque à Síria?
Natação

Síria, refugiada, nadadora, é hoje atleta olímpica

4.299
Yusra Mardini tem 20 anos. Há três, empurrou um barco avariado no meio do mar Egeu enquanto fugia da guerra na Síria, o país onde nasceu. Em 2016, tornou-se atleta olímpica no Rio de Janeiro.
Síria

Síria. 66 mortos em ataques do Estado Islâmico

Morreram pelo menos 66 pessoas na Síria desde quarta-feira. Só esta quinta-feira morreram pelo menos 41 em combates contra uma organização ligada ao Estado Islâmico.
11 de Setembro

Suspeito dos atentados de 11 de setembro detido 

266
Foi detido na Síria um suspeito de estar envolvido nos atentados de 11 de setembro em 2001. Mohamed Haidar Zammar está a ser investigado num centro de detenção das forças de segurança curdas Asayish.
Cinema

Fechados em casa com a guerra a querer entrar

Sem demagogia nem propaganda, o belga Philippe Van Leeuw filma o conflito na Síria do ponto de vista de um grupo de civis, num filme claustrofóbico e tenso. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Conflito na Síria

Especial/ "É um cinismo enorme só haver agora uma revolta"

Em entrevista ao Observador, o realizador de "Na Síria" conta que quis fazer um filme sobre "pessoas normais" na guerra. Resulta daí um retrato doloroso — e várias críticas à comunidade internacional.
Conflito na Síria

Síria. Organização apela à investigação de crimes

A Human Rights Watch considera que os membros da ONU têm a responsabilidade de dar total apoio a uma investigação credível sobre os presumíveis crimes cometidos na Síria.
Conflito na Síria

Peritos não sabem quando podem entrar em Douma

Diretor da Organização para a Proibição das Armas Químicas frisou que exige um acesso "sem entraves". Peritos internacionais da OPAQ estão desde sábado na Síria mas entrada em Douma tem sido adiada.
Conflito na Síria

Síria. Equipa da ONU visada por disparos

Os elementos da equipa não sofreram ferimentos e regressaram a Damasco. Os peritos da Organização para a Proibição das Armas Químicas só podem avançar depois da autorização da ONU.
Conflito na Síria

Venda químicos à Síria. Bélgica fura embargo da UE

Três empresas belgas sediadas em Antuérpia (55 quilómetros a norte de Bruxelas) venderam à Síria e ao Líbano dezenas de toneladas de produtos químicos interditos pela OPAQ.
Conflito na Síria

O Ocidente e os dilemas da informação imperfeita

Não creio que o Ocidente volte, pelo menos tão cedo, a ser a comunidade das democracias que foi até há pouco tempo. Mas parece ter encontrado um mínimo denominador comum para voltar a reconstruir-se.
Síria

O pacifismo de flores e beijinhos do BE

131
Perante o conflito na Síria e o ataque pelas forças aliadas, o BE comporta-se como uma espécie de Suíça hippie. Quando levamos o pacifismo aos limites do bom senso, perdemos sempre o compasso moral.
Síria

O antes e o depois dos bombardeamentos na Síria

Os três alvos dos aliados ocidentais acabaram destruídos, depois de mais de 100 mísseis lançados. As imagens mostram como os ataques transformaram os locais, com um único resultado: ruínas.
Conflito na Síria

Media sírios anunciam chegada de peritos a Douma

A agência de notícias síria anunciou que "peritos da comissão de armas químicas" entraram em Douma esta terça-feira. A sua chegada à Síria estava prevista para sábado e, desde aí, foi sendo adiada.
Conflito na Síria

O caminho para Damasco

Na estrada para Damasco não há verdades absolutas nem donos da razão. E só um objectivo devia animar homens e mulheres de boa vontade: a Paz. O resto é o horror e o desumano. O ter razão e o ter razão
Médio Oriente

Síria. Ataque em Homs ativa defesa aéra

Agência Reuters diz que a televisão síria anunciou que um ataque com mísseis atingiu a base aérea de Shayrat, em Homs. Até ao momento não se sabe quem disparou os mísseis.
Médio Oriente

Síria. OPAQ terão acesso a Douma na quarta-feira

Esta é a primeira vez que os especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas vão entrar na cidade, para investigar um alegado ataque com gás neurotóxico.
Mundo

ONU. França quer solução para a crise síria

É a primeira vez que um texto reunindo os aspetos químico, humanitário e político do conflito com sete anos é proposto ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Azeredo Lopes

Síria. Operação militar teve uma "mensagem clara"

O ministro da Defesa afirmou que o uso de armas químicas "é uma violação muito grave do direito internacional" e uma situação que "não é aceitável".
Síria

França. Ataques foram "resposta proporcional"

O primeiro-ministro francês observou que os ataques de França, EUA e Reino Unido enviaram uma mensagem forte e clara ao presidente da Síria e disse os ataques foram "uma resposta proporcional".
Síria

MNE russo nega manipulação de provas sobre ataque

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, referiu-se a uma "montagem" em Douma e negou a utilização de armamento químico contra essa localidade.
Rússia

Jornalista russo morre misteriosamente

Maxim Borodin terá caído do quinto andar onde vivia. Autoridades suspeitam de suicídio, mas amigo próximo relata que um dia antes de morrer fez-lhe um telefonema estranho.
Conflitos

Cabo Verde preocupado com a Síria

Primeiro-ministro de Cabo Verde disse que o país partilha "aquilo que é a preocupação internacional" em relação à situação na Síria. Ulisses Correia e Silva disse também que "o mundo precisa de paz".
Augusto Santos Silva

MNE entende operação militar na Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que compreende a operação de EUA, Reino Unido e França na Síria, mas que é preciso evitar "qualquer escalada" e regressar ao "plano político".
NATO

Ataques foram "mensagem clara" para Assad

Secretário-geral da NATO, que se encontra na Turquia, disse esta segunda-feira que o ataque de EUA, Reino Unido e França foi uma "mensagem clara" para Assad, a Rússia e o Irão.
Síria

EUA devem anunciar mais sanções contra a Rússia

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU avançou que devem ser anunciadas novas sanções contra a Rússia ainda esta segunda-feira. Nikki Haley afirmou que os bombardeamentos foram uma "mensagem séria".
Conflito na Síria

MNE da UE consideram "inaceitável" armas químicas

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE consideram que as informações recentes procedentes da Síria são "verdadeiramente chocantes" e devem ser investigadas de forma "urgente e independente".
Conflito na Síria

Sírios apoiam al-Assad em Damasco

Manifestantes sírios estão concentrados na Praça Omayyad em apoio a Bashar al-Assad, na sequência dos ataques de EUA, Reino Unido e França. "Alá, Síria e apenas Bashar" são as palavras de ordem.
Conflito na Síria

Teria Obama atacado a Síria?

148
Só se tudo o mais falhasse é que Obama avançaria para o ataque, que aliás ponderou no passado, com todo o apoio possível da comunidade internacional que seria bem mais alargado.
Conflito na Síria

Especial/ Quais os países que lutam na guerra da Síria?

208
A guerra da Síria tornou-se no sítio onde todos os países canalizam os conflitos que não querem ter em casa. Conheça os principais intervenientes desta guerra sem fim que já matou 500 mil pessoas.
Conflito na Síria

O que aconteceu e o que pode acontecer na Síria

Donald Trump declarou "missão cumprida", mas Síria e Rússia dizem que estragos são "menores". Russos alertam para "consequências", mas os EUA, França e Reino Unido rejeitam invadir a Síria.
Conflito na Síria

Ataque à Síria. Entre a compreensão e o repúdio

104
Governo reagiu com "compreensão" por operação conduzida por três aliados para destruir armas ilegais. PCP e Bloco dizem que ataque é inaceitável e comunistas repudiam posição do Executivo.
Síria

Macron diz que convenceu Trump a ficar na Síria - como aconteceu

491
Macron disse numa entrevista que convenceu Trump a ficar na Síria a "longo prazo". Assad reúne-se com deputados russos e tropas sírias avançam sobre reduto do Estado Islâmico perto de Damasco.
Conflito na Síria

França quer regresso da negociação política 

Ministro dos Negócios Estrangeiros que a França quer "trabalhar para o regresso" das negociações políticas à crise síria, após os ataques ocidentais contra alvos ligados à produção de armas químicas.
Conflito na Síria

Irão alerta para consequências regionais do ataque

O Governo iraniano advertiu para as "consequências regionais" do ataque ocidental à Síria, considerando-o uma "flagrante violação do direito internacional".
Síria

O bombardeamento à Síria em fotos e vídeos

487
As imagens que mostram os céus de Damasco durante o bombardeamento conjunto de EUA, França e Reino Unido. E as manifestações na capital síria, com bandeiras russas e iranianas, ao amanhecer.
Síria

Vídeo: a "calma" de Assad a entrar no gabinete

As principais praças da capital, Damasco, acordaram com manifestantes a buzinar os carros e a empunhar bandeiras sírias, russas e iranianas, enquanto clamavam vitória.
Síria

Síria: Guterres pede contenção a todos os países

124
"Qualquer uso de armas químicas é horrível", declarou o secretário-geral da ONU, António Guterres, que apelou este sábado aos estados membros para evitarem agravar a situação do povo sírio.
Síria

Síria: 13 mísseis interceptados. E 3 civis feridos

A televisão estatal síria diz que 3 civis ficaram feridos na sequência dos bombardeamentos. Mas assegura que 13 mísseis foram interceptados. Em Damasco há manifestações com bandeiras russas.
Síria

NATO apoia ataque dos EUA e aliados na Síria

Para o secretario geral da NATO, Jens Stoltenberg, o uso de armas químicas "é inaceitável". Pelo que se exige "uma resposta coletiva por parte da comunidade internacional".
Síria

Putin denuncia ato de agressão

O presidente Putin classificou de ato de agressão o ataque ocidental à Síria. Embaixador russo em Washington avisou que ato "não ficará sem consequências".
Síria

Os 3 alvos dos bombardeamentos na Síria

Um laboratório, um depósito e um outro armazém usado para guardar armas químicas foram os alvos do ataque conjunto de EUA, França e Reino Unido lançado na madrugada deste sábado
Síria

EUA, Reino Unido e França bombardeiam a Síria

7.856
O ataque durou uma hora e visou três alvos. Trump, Theresa May e Macron falaram de "crimes de um monstro", "puro horror" e "linhas vermelhas". A Rússia avisa: estas acções terão consequências.
Conflito na Síria

Damasco avisa Ocidente de que se vai defender

O embaixador sírio, Bashar al-Jaafar, disse esta sexta-feira que Damasco não terá outra opção senão defender-se em caso de um eventual ataque.
Conflito na Síria

Síria vive "pior situação humanitária", diz ONU

A ONU destacou a gravidade da situação em zonas como Ghouta oriental, Ildeb, Afrine ou Al Raqa, e o sofrimento dos civis. Em 2017, mais de 700 mil pessoas foram forçadas a abandonar estas regiões.
Conflito na Síria

Guterres. "A Guerra Fria voltou"

168
António Guterres disse esta sexta-feira, na reunião do Conselho de Segurança para discutir os ataques na Síria, que "a Guerra Fria voltou" e afirmou que aquele país vive uma situação de "caos".
Síria

Putin avisa Macron para qualquer "ato irrefletido"

Vladimir Putin avisou Emmanuel Macron sobre a necessidade de evitar "atos irrefletidos e perigosos" na Síria. O presidente francês declarou que tem provas de que o regime sírio usou armas químicas.
Conflitos

Síria. Ocidente "não deve aceitar" ataques

O ex-comissário europeu das Relações Exteriores Chris Patten defendeu que o ocidente não pode ignorar os ataques com armas químicas na Síria e deve lidar de forma firme com a Rússia.
Conflitos

Rússia diz que ataque na Síria foi encenado

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, disse esta sexta-feira que o ataque químico na Síria foi encenado por um país que está na primeira linha de uma campanha russófoba.
Conflito na Síria

Rússia avisa EUA para "evitar risco de guerra"

"A prioridade imediata é evitar o risco de guerra", avisou o embaixador russo na ONU, acusando os EUA de terem uma postura "muito belicista". "A situação é muito perigosa", afirma o responsável.
Conflito na Síria

Costa "chocado" com uso de armas químicas na Síria

102
"Mesmo em situação de guerra há linhas que não se podem ultrapassar. É necessário haver um esclarecimento cabal de toda a situação", afirmou António Costa sobre a situação na Síria.
Conflito na Síria

Síria. Londres dá luz verde para possíveis ataques

109
Depois de uma reunião de mais de duas horas, o gabinete de crise apoiou o plano de Theresa May para trabalhar com os Estados Unidos e com a França para "coordenar uma resposta internacional".
Conflito na Síria

Investigação a ataque químico começa sábado

As equipas de peritos da Organização para a Proibição das Armas Químicas estão a caminho da Síria para investigarem, a partir de sábado, os alegados ataques químicos que aconteceram em Douma.
Conflito na Síria

OPAQ reúne segunda sobre ataque em Douma

A OPAQ quer discutir o alegado ataque com armas químicas na Síria. A organização vai reunir-se na segunda-feira para falar sobre o ataque que matou pelo menos 40 pessoas.
Presidente Trump

Especial/ O que dirá o falcão Bolton ao ouvido de Trump?

John Bolton, um dos ideólogos da guerra do Iraque na era Bush, entrou para a equipa de Trump há dias. É conhecido como um "falcão" sem medo de polémicas. Irá empurrar Trump para uma guerra na Síria?
Conflito na Síria

Marcelo defende diálogo no encontro com al-Sisi

No encontro com o presidente do Egito, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu o diálogo para resolver os conflitos na Síria. O Presidente da República diz que é a melhor maneira de trabalhar pela dignidade.
Síria

Macron pronto para reagir à "linha vermelha"

O Presidente francês, que se opôs a intervenções militares como a da Líbia e que queria ser intermediário na guerra da Síria, está à beira de ordenar ataques aéreos ao regime de Damasco. O que mudou?
Síria

Macron diz que tem provas de ataque químico

179
O Presidente francês garantiu ter provas de ter havido um ataque químico contra civis em Douma. Macron diz que está em contacto com Trump: "Temos decisões a tomar". Mas também fala com Putin.
Presidente Trump

"Ataque contra a Síria pode ser muito brevemente!"

Donald Trump voltou a ameaçar a Síria e a Rússia com um ataque com mísseis naquele país do Médio Oriente. "Pode ser muito brevemente ou não!", escreveu no Twitter.
Síria

Assad já tem controlo total sobre Ghouta Oriental

A garantia é de uma alta patente militar russa. "Uma bandeira do Estado foi içada", disse após ser capturada Douma, a última cidade rebelde de Ghouta. Ofensiva começou em fevereiro e fez 1.600 mortos.
Síria

Guterres quer evitar "situação fora de controlo"

O secretário-geral das Nações Unidas afirmou que está "preocupado com o impasse" e exortou os cincos membros permanentes do Conselho de Segurança a "evitarem uma situação fora de controlo" na Síria.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site