O fim de semana vai ser marcado pela chuva, pontualmente forte, vento, descida da temperatura e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, adiantou, esta quinta-feira, à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão na sexta-feira aponta para um aumento de nebulosidade para o final do dia e chuva fraca nas regiões do Norte e Centro.

“A partir de sexta-feira, vamos ter chuva, primeiro no Minho e Douro litoral, estendendo-se depois às restantes regiões. Para sábado e domingo, já estamos a prever precipitação por vezes forte”, disse.

No que diz respeito às temperaturas, Madalena Rodrigues disse que na sexta-feira está prevista uma descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior, entre 4 a 6 graus Celsius.

“No sábado e domingo, vamos ter uma subida da temperatura mínima entre 4 e 6 graus e depois, na segunda-feira, uma descida da temperatura no geral do território”, disse.

De acordo com a especialista do IPMA, na segunda-feira prevê-se para Lisboa temperatura entre os 8 e os 13 graus, no Porto entre 15 e 14 e em Faro entre 9 e 15.

“Estamos também a prever para o fim de semana vento forte por vezes com rajadas e queda de neve (no domingo) nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a quota ao longo do dia para os 800 metros”, concluiu.