Separador-NORTE

Música

Esta sexta-feira, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, Mariza dá um concerto às 22h00. A fadista irá apresentar o trabalho Mundo.

Este sábado às 21h30, o mesmo Pavilhão Multiusos de Guimarães recebe a ópera Madame Butterfly. A Ópera del Mediterraneo, dirigida pelo maestro Fernando Alvarez, irá apresentar a comovente história de uma bela e jovem gueixa que sacrifica a família, religião e a própria vida por amor ao marido americano. Esta é uma das mais emblemáticas óperas de Giacomo Puccini. Os bilhetes custam entre os 22,50 e os 40 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda esta quinta-feira, a Casa da Música, no Porto, apresenta Elza Soares em concerto às 22h00. Um dos maiores ícones da música brasileira, apresenta A Mulher do Fim do Mundo, um álbum feito de samba sujo experimental onde a cantora aborda temas como o racismo, a violência doméstica, transexualidade e drogas. Os bilhetes custam entre 22,50 e 30 euros. Leia aqui a entrevista que Elza Soares deu ao Observador.

O Plano B, no Porto, apresenta esta sexta-feira um concerto dos Savanna. O quarteto composto por Miguel Vilhena, Tiago Vilhena, Pedro Castilho e Pedro Nobre inicia, assim, uma mini-tour por alguns pontos do país. Estes quatro rapazes unem as décadas de 60 e 70 na contemporaneidade praticando um exercício de acústica suja, analógico-espiritual repleto de melodias orelhudas e estranheza psicadélica. Os bilhetes custam 4 euros.

Este sábado às 23h30, Aïsha Devi sobe ao Palco do Rivoli, no Porto. Na apresentação do álbum de estreia “Of Matter and Spirit”, a artista suíça cruza as linguagens eletrónicas intimamente com a languidez do psicadélico, num exercício de confronto entre expressão corporal e letargia alucinada. Os bilhetes custam 5 euros.

Aisha

Palco

O Teatro Municipal do Porto apresenta esta sexta-feira, às 21h30, “Lisbeth Gruwez/Voetvolk.” Neste espetáculo, cinco corpos encontram-se num local sem nome, talvez no meio da noite. Ao ritmo das circunstâncias, os corpos crescem em direção aos outros, tomando uma forma que se assemelha ao lixo que, por vezes, se reúne numa rua deserta. Os bilhetes custam 10 euros.

teatro porto

Cinema

Esta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, apresenta o documentário sobre Mário Cesariny, com a chancela do produtor Mário Augusto, integrado no projeto “Escritores a Norte – Vidas com Obra em Casas d’Escritas”. Esta iniciativa decorre no âmbito dos Encontros dedicados ao autor que se realizam na Fundação Cupertino de Miranda entre os dias 24 e 26 de novembro.

Exposições

O Atelier Carvalho Araújo, em Braga, celebra 20 anos de existência. Por isso irão abrir as portas do atelier e projetar o documentário (re)GNRation, esta sexta-feira às 19h00. Pode aproveitar também para apreciar os trabalhos expostos.

Esta sexta-feira, às 21h30, é inaugurada a exposição “Um Tipo de Assento” de escultura e instalações da artista Joana Brito, no Espaço Mude, em Vila Nova de Famalicão.

Está patente no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, até ao dia 31 de dezembro uma exposição dedicada à obra de Amadeo de Souza-Cardoso. Esta é uma exposição que pretende recriar a única vez que o artista expôs na cidade Invicta em 1916. Das 114 obras que estiveram expostas, estarão agora cerca de 70% nesta mostra.

amadeo_de_souza_cardoso_with_tie_and_looking_right_433x433_acf_cropped

De 24 de novembro a 17 de fevereiro do próximo ano, estará patente em Serralves Novo Banco Revelação 2016: Andreia Santana. A exposição de fotografia de Andreia Santana apresenta o seu trabalho “História Falta” numa exposição individual.

Mercados

Este sábado, entre as 11h e as 19h00, há Guimarães Market no Instituto de Design (antiga fabrica da Ramada). Este mercado urbano está de volta para a 4.ª edição e terá a oportunidade de ver os produtos tradicionais reinventados, artesanato urbano, moda ou utensílios. A entrada é livre.

Este fim-de-semana realiza-se a segunda edição da Festa do Espumante de Melgaço. De 25 a 27 de novembro, no Largo Hermenegildo Soalheiro, o espumante volta a ser a estrela numa grande celebração. Estarão presentes 13 dos principais produtores de Alvarinho do concelho, com quase duas dezenas de espumantes em prova e 7 produtores que apresentam o melhor da gastronomia regional. Haverá sessões de cozinha ao vivo com conceituados chefes: António Alexandr (Lisbon Marriott Hotel), Vitor Matos (Antiqvvm, Porto) e Rui Ribeiro (EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior). Esta sexta-feira o horário é das 18h às 02h, no sábado das 12h às 02h e no domingo é das 12h às 18h. A entrada é livre e a aquisição do copo oficial de provas custa 2,50 euros.

Separador-CENTRO

Música

O Teatro Aveirense apresenta este fim-de-semana o Festival Sons em Trânsito. Durante quatro noites, este teatro serve de palco a artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Mali e, claro, Portugal. Pode contar com atuações de Vicente Amigo, Elza Soares, Ed Motta e muito mais. Os bilhetes diários custam entre os 18 e os 22 euros.

Mercados

A Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis está de regresso a Coimbra este fim de semana. Esta 22.ª edição reúne expositores nacionais e estrangeiros, que apresentam minerais de coleção, pedras preciosas, fósseis, material didático e objetos manufaturados de ourivesaria e de artesanato, confere aos visitantes a oportunidade de adquirirem ou simplesmente deleitarem-se com a observação de exemplares únicos. A entrada é livre.

Vila Nova de Poiares realiza um Mercado de Natal este sábado das 14h às 22h e no domingo das 11h às 19h. Lá pode encontrar doces e petiscos, sugestões para prendas de Natal, mostra de artesanato e workshops. A entrada é livre.

Exposições

Está patente até dia 5 março do próximo ano no Museu Grão Vasco, em Viseu, a exposição temporária “Além de Grão Vasco. Do Douro ao Mondego: a Pintura entre o Renascimento e a Contra-Reforma”. Esta exposição constitui um dos momentos mais significativos das Comemorações do Centenário deste museu.

Cinema

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta esta sexta-feira, às 21h30, o filme de João Botelho “O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu“. Em complemento será exibida a curta-metragem “Ascensão”, de Pedro Peralta. Os bilhetes custam 5 euros.

Separador-SUL

Música

O CCB, em Lisboa, apresenta Alcides em concerto este sábado às 21h30. Em 1996, Alcides grava o que viria a ser o seu único álbum e uma referência na música de Cabo Verde. Agora, 20 anos depois, serão estes artistas, num espetáculo, literalmente, único, que irão dar voz às suas canções: Ana Firmino, Celina Pereira, Dany Silva, Dead Combo, Dino D’Santiago, Lucibela, Luiz Caracol, Maria Alice, Mário Marta, Rui Veloso, Sara Tavares e Tito Paris. Os bilhetes custam 15 euros.

Alcides

O Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, apresenta desta quinta-feira até sábado, pelas 21h00, Ricardo Ribeiro e Rabih Abou-Khalil com a Orquestra Metropolitana de Lisboa “Toada de Portalegre de José Régio“. Neste encontro fica a conhecer uma peça original que o músico e compositor libanês Rabih Abou-Khalil escreveu para o fadista Ricardo Ribeiro. Os bilhetes custam entre os 11 e os 22 euros.

toada

Esta sexta-feira, às 21h30, a Culturgest, em Lisboa, apresenta Carlos Bica com Frank Möbus e Jim Black. Vinte anos passados desde a edição de Azul, o trio está de regresso, em disco com selo Clean Feed. Os bilhetes custam entre os 5 e os 15 euros.

Carlos do Carmo dá um concerto no domingo às 21h00 no Teatro São Luiz, em Lisboa. Nesta noite, o fadista conta com a participação especial de Ana Moura e Joel Pina.

O Festival de Flamenco de Lisboa está de volta ao coração da capital para apresentar no Teatro da Trindade três espetáculos distintos durante este fim de semana. Com nove anos de existência, o evento continua a surpreender e provavelmente será esta a sua edição mais audaz, na qual se procura exultar o lado mais luminoso e misterioso da guitarra, do baile e do cante flamenco.

Esta quinta-feira, às 18h30, há um recital de cravo de Frédérick Haas, no Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa. A entrada é livre e está sujeita a lotação da sala.

Palco

O Taetro Municipal Maria Matos, em Lisboa, apresenta Geometrias da Memória: Configurações Pós-Coloniais, esta quinta-feira às 18h30. Este é um projeto de investigação Memoirs que trata do impacto na Europa das memórias coloniais e dos processos de descolonização e independências africanas, a partir das pós-memórias de quem cresceu e vive em Portugal, França e Bélgica. À apresentação de Memoirs, junta-se um debate sobre as representações artísticas destas pós-memórias e o lançamento do livro Geometrias da Memória: Configurações Pós-Coloniais. A entrada é livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 15h.

utopia

Exposições

A Galeria Municipal Trem, em Faro, inaugura esta quinta-feira às 18h a exposição “Costa Pinheiro: Figurações“. Até dia 3 de fevereiro do próximo ano é possível apreciar o trabalho como artista e como pedagogo.

costa

A nova exposição “A Ópera Chinesa” tem workshops de pinturas faciais e recortes de papel, uma conferência e visitas guiadas. Estas são as sugestões do Museu do Oriente para dar a conhecer esta arte performativa, de 25 a 27 de Novembro. Além do programa de atividades, a entrada no Museu também é gratuita.

opera

A Galeria Underdogs, em Liboa, inaugura “Marginal” — uma exposição dos artistas Francisco Vidal e Pedro Batista, dia 25 de novembro, às 19h00. Esta exposição quer apresentar-se como um primeiro passo na encenação de um diálogo contextual entre as obras de Francisco Vidal e Pedro Batista, evidenciado uma relação com contornos marcadamente conjunturais e geracionais.

francisco vidal

O Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado apresenta a nova exposição de Hugo Canoilas “Debaixo do Vulcão“. Até março do próximo ano é possível admirar o projeto artístico onde Hugo Canoilas tenta criar um espaço entre a ideia de filme e exposição através de uma série de intervenções dentro e fora do Museu. Os bilhetes custam 4,50 euros.

A Casa-Museu Anastácio Gonçalves, em Lisboa, tem patente a exposição Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna. Até dia 26 de fevereiro do próximo ano é possível apreciar duas coleções contemporâneas, constituídas com critérios e escalas diferentes: enquanto a coleção constituída pelo MNAC, do domínio público. E a da CMAG, do domínio privado, resultou de um gosto pessoal e da paixão do seu colecionador.

A Shiki Miki Gallery, em Lisboa, abriu as suas portas pela primeira vez. E com a abertura há a inauguração da exposição The Holy Package, onde dois artistas, Bassanti e Binau, apresentam os trabalhos resultantes da sua mais recente parceria.

cartaz

Mercados

O DIY Market of Lisbon está de volta para a sua 3ª edição. O mercado vai decorrer nos dias 26 e 27 de novembro, no Charivari Lab em Lisboa, onde se celebrará o melhor e mais original artesanato urbano. Este é um mercado alternativo para aqueles que procuram produtos únicos, genuínos, feitos com a atenção ao detalhe. A entrada é livre.

A Biblioteca Municipal de Grândola promove a 32.ª edição da Feira do Livro que abre ao público na sexta-feira, dia 25 às 18h00. Até dia 8 de dezembro pode assistir a uma mostra e venda de livros de vários géneros literários, dirigidos a diferentes grupos etários, com propostas que vão dos clássicos da literatura às mais recentes novidades do universo das letras.