Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, vão participar esta quinta-feira na primeira comemoração oficial do Dia da Restauração desde que o feriado do 1.º de Dezembro foi reposto. A cerimónia teve início às 10h na Praça dos Restauradores, e foi promovida e organizada pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, o Movimento 1.º Dezembro de 1640 e a Câmara Municipal de Lisboa.

Marcelo será o último a subir ao palco montado na Praça dos Restauradores, fechando a cerimónia. O discurso do Presidente da República será antecedido por uma intervenção de Costa, do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, do coordenador-geral do Movimento 1.º de Dezembro de 1640, José Ribeiro e Castro e do presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, José Alarcão Troni.

A cerimónia central das comemorações do 1.º Dezembro terminará com a deposição de coroas de flores de homenagem aos heróis da Restauração. De seguida, haverá uma Missa de Ação de Graças, na Igreja de São Domingos, às 12h. Para a tarde, estão programadas outras iniciativas por parte do Movimento 1.º Dezembro, nomeadamente o quinto Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas 1º de Dezembro, na Avenida da Liberdade e na Praça dos Restauradores.

Programado para as 15h — “se as condições meteorológicas assim o permitirem”–, o desfile contará com a participação de 35 bandas e grupos de todo o país, num total de 1.700 músicos. Do calendário das comemorações faz ainda parte a conferência O Palácio da Independência, que decorrerá às 17h no Salão Nobre do Palácio da Independência.

Para as 19h, no Teatro da Trindade, no Chiado, está marcado o Concerto de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional a cargo da Banda da Armada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR