Feriados
Sociedade

5 de outubro curto e com bandeira a meia haste

108
O ato solene do 5 de Outubro foi curto e silencioso, por coincidir com o dia de reflexão para as eleições legislativas, que acontecem no domingo, e com o dia de luto nacional por Freitas do Amaral.
Feriados

Governo dá tolerância de ponto no Carnaval

1986
António Costa já assinou despacho que concede tolerância de ponto aos funcionários públicos na terça-feira de Carnaval e lembra "tradição" de festas que existe neste período.
Feriados

Veja as pontes e fins de semana grandes de 2018

231
São 3 feriados nacionais com fins de semana grandes e 4 com pontes. Nos feriados municipais, 6 dão fim de semana prolongado e 5 dão ponte. Eis o calendário de 2018 que queria mesmo ver.
Hotelaria

Hotéis preveem recorde de ocupação no final do ano

Nos feriados e passagem de ano muitas unidades hoteleiras no Porto, Lisboa e Açores esperam esgotar. Prevê-se assim um "recorde turístico" neste último mês do ano.
Feriados

Comemorações do 10 de Junho arrancam hoje no Porto

377
As comemorações do Dia de Portugal arrancam, no Porto, com a presença do Presidente da República em sete iniciativas públicas, 11 anos depois de a cidade ter acolhido as celebrações oficiais.
Trânsito

GNR intensifica patrulhamento rodoviário

A GNR intensifica, a partir de sexta-feira, o patrulhamento rodoviário nas vias mais críticas com o objetivo de combater os acidentes e garantir a fluidez do trânsito durante os feriados.
Feriados

PS irredutível: Carnaval não vai ser feriado

PEV e PAN levaram ao Parlamento dois diplomas que previam a transformação da terça-feira de Carnaval em feriado obrigatório, mas os socialistas voltaram a dizer que não aprovam a ideia.
Feriados

PSD quer feriados às segundas para evitar pontes

5175
No ano em que os feriados estão de volta (com 5 pontes), o PSD está preocupado com a produtividade e propõe que os feriados às terças, quartas e quintas sejam gozados na segunda seguinte.
Feriados

Os feriados em 2017 vão permitir mais "pontes"

585
Há cinco possibilidades para fazer "ponte" em 2017, com feriados nacionais à terça ou quinta-feira. Outros cinco feriados são à segunda ou sexta-feira, o que permitirá "esticar" o fim-de-semana.
Feriados

Marcelo satisfeito com reposição do feriado

1057
Na cerimónia de comemoração do Dia da Restauração, o Presidente da República lamentou que o feriado do 1º de Dezembro tivesse sido suspenso pelo anterior Governo e apelou a um Portugal independente.
Feriados

Marcelo e Costa celebram Dia da Restauração

O Presidente da República e o primeiro-ministro irão discursar na Praça dos Restauradores, onde decorre a cerimónia central das comemorações do 1.º de Dezembro.
Feriados

Marcelo e Costa juntos no Dia da Restauração

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, discursam na quinta-feira na comemoração oficial do Dia da Restauração, depois do feriado ser reposto.
Estados Unidos da América

3 respostas para entender o Dia de Ação de Graças

O feriado é esta quinta-feira, e milhares de norte-americanos estão a regressar às suas cidades de origem para celebrarem o Thanksgiving com a família. Mas o que é, afinal, o Dia de Ação de Graças?
Governo

4 feriados de volta, o primeiro é já em maio

679
Está pronta para publicação a lei que repõe os feriados eliminados em 2012. António Costa acusa anterior governo de ter decidido por motivos "propagandísticos". Primeiro feriado regressa já em maio.
Política

Feriados vão voltar. Marcelo promulga amanhã

617
É das primeiras promulgações do Presidente. Marcelo Rebelo de Sousa vai dar luz verde amanhã, sexta-feira, ao regresso dos feriados que estavam suspensos desde a intervenção da troika.
País

A reposição dos feriados religiosos

229
É salutar que a Igreja portuguesa tenha o sentido de Estado que falta ao actual governo português. Não se confunda período de descanso ou de férias com feriados religiosos.
Governo

35 horas e feriados: audições hoje na Assembleia

Sindicatos e patrões são ouvidos hoje no Parlamento sobre a reposição das 35 horas de trabalho semanal na administração pública e a reposição dos feriados nos setores público e privado.
Dívida Pública

IGCP vende país com medidas que governo quer mudar

A venda de 61% do capital da TAP no capítulo das privatizações e a redução do número de feriados são medidas do anterior governo que estão na apresentação feita a investidores de dívida pública.
Parlamento

Reposição de feriados aprovada.PSD e CDS abstêm-se

373
O parlamento aprovou hoje diplomas do PS, PCP, BE e PEV para a reposição, em 2016, dos quatro feriados nacionais retirados em 2012, com a abstenção das bancadas do PSD e do CDS-PP.
Feriados

Santa Sé favorável à reposição dos feriados

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares anunciou que a Santa Sé se manifestou favorável à reposição dos dois feriados religiosos retirados em 2012 e que os contactos vão prosseguir a seguir à aprovação dos diplomas.
Governo

Portugal é o 3º país da UE com menos feriados

Os países da União Europeia com menos feriados são o Reino Unido e a Irlanda, com seis cada um, seguidos de Portugal e Alemanha, com nove. Os quatro suspensos vêm a caminho.
Governo

Santos Silva diz que feriados voltam todos

355
O ministro dos Negócios Estrangeiros, responsável pelas relações com a Santa Sé, diz que regresso dos feriados religiosos acontecerá assim que for aprovado o regresso dos feriados civis no Parlamento.
Parlamento

Bispos confiam em retorno de feriados religiosos

133
Projeto de lei do PS faz apenas referência aos feriados civis, mas Conferência Episcopal garante que nota verbal do Governo permitirá repor automaticamente feriados religiosos.
Mundo

Macau terá de "ultrapassar dificuldades" em 2016

O chefe do Executivo de Macau, Chui Sai On, lembrou a "fase de ajustamento" e apelou ao patriotismo e solidariedade como forma de "ultrapassar as dificuldades" em 2016, na sua mensagem de Ano Novo.
França

Dezembro mais quente desde 1934 na Bélgica

Este deverá ser o mês de dezembro mais quente desde 1934 na Bélgica. A razão pode passar por uma massa de ar de tipo subtropical, proveniente do Oceânico Atlântico.
Meteorologia

Natal e Passagem de Ano: vem aí frio

O feriado de Natal vai ser frio, mas menos ainda que o primeiro dia de 2016. Conheça a previsão meteorológica para a próxima semana.
País

Ano Novo. 5 fins de semana grandes, 5 pontes

1518
2016 aproxima-se e já se faz contas ao calendário. Vai haver 5 fins de semana alargados e 5 feriados que permitem fazer ponte. Isto se tudo correr como esperado no parlamento a 8 de janeiro.
Feriados

Reposição de feriados debatida a 8 de janeiro

A discussão e votação na generalidade dos projetos de vários partidos para a reposição de feriados voltam ao parlamento a 8 de janeiro, depois de a questão ter sido adiada em novembro, foi acordado em conferência de líderes.
Europa

Portugal é dos que tem menos feriados na UE

Os países da União Europeia com menos feriados são o Reino Unido e a Irlanda, com seis cada um, seguidos de Portugal e Alemanha, com nove.
Assembleia Da República

Adiada reposição dos feriados

142
Discussão e votação na generalidade dos projetos de lei sobre a reposição dos feriados foi adiada a pedido do PCP, por ainda não ter terminado o período de discussão pública obrigatório.
Governo

PSD e CDS querem reavaliar feriados

7770
Feriados vão ser discutidos na sexta-feira. Partidos de direita juntam-se à discussão propondo também a avaliação a partir de 2016 da reposição dos feriados que aboliu.
Assembleia Da República

Parlamento vai debater feriados, aborto e adoção

724
Reposição dos feriados, lei do aborto e adoção por casais homossexuais vão ser debatidos no Parlamento dia 19 e 20. Governo prepara-se para dar entrada com propostas financeiras.
PS

Feriado e adoção. PS avança mas espera por Governo

2151
IVG, adoção e reposição dos feriados são das primeiras propostas do PS. Mas entre a AR se organizar e a situação política ficar resolvida, leva tempo. Programas de Governo têm prioridade.
Feriados

Petição pelo regresso do feriado do 1º de Dezembro

202
O movimento 1.º de Dezembro entregou no parlamento uma petição com mais de cinco mil assinaturas e expressou confiança de que o Dia da Independência volte a ser feriado durante a próxima legislatura.
Legislativas 2015

9 medidas do Governo que o PS pode reverter

383
Líder do PS promete reverter algumas medidas do atual Governo, para além da privatização da TAP. Outras vão ser avaliadas com os exames no 1º ciclo e o mapa judiciário.
10 de junho

Militares criticam discurso de Cavaco

Aníbal Cavaco Silva fez o seu último discurso no 10 de Junho enquanto chefe de Estado, declarando que Portugal pode olhar o futuro com confiança. A oposição e as Forças Armadas contestam o discurso.
Turismo

Monumentos fecham nos feriados municipais

Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, Convento de Cristo, em Tomar, os mosteiros da Batalha e de Alcobaça entre os exemplos de encerramento nestes feriados.
Legislativas 2015

Há vida além do programa. PS tem mais medidas

152
Reposição dos feriados é uma delas. Socialistas vão esta noite discutir o programa do partido, que não é uma lista exaustiva de medidas.
PS

Costa quer repor os feriados e voltar às 35 horas

5091
Em entrevista ao DN, António Costa faz novas promessas: repor os feriados abolidos durante a troika e fazer a função pública regressar às 35 horas. Sobre as privatizações, "o Estado não está à venda".
Mundo

Pelo menos 150 detidos em Istambul

Pelo menos 150 pessoas foram detidas no centro de Istambul pela polícia, que controla um raio de três quilómetros em torno da praça Taksim para evitar que se celebre naquele local o Dia do Trabalhador.
Feriados

1.º de Maio condiciona trânsito em Lisboa

A corrida internacional e as manifestações da GTP vão condicionar o trânsito nas áreas de Alvalade, Entrecampos, Saldanha, Marquês do Pombal, Baixa, Almirante Reis e Areeiro.
Madeira

Madeira dá dois dias e meio no Carnaval

O Governo da Madeira decidiu atribuir dois dias e meio de tolerância no Carnaval em todos os serviços, institutos e empresas públicas.
Parlamento

Feriados: Deixar para amanhã o que pode fazer hoje

Toda a esquerda (mais Ribeiro e Castro) quer feriados de volta, mas maioria está contra "violação" dos acordos internacionais. CDS até quer romper acordo, mas só em 2016. Não agora.
Feriados

Não há tolerância de ponto no Carnaval

O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, afirmou que o Governo não dará tolerância de ponto no Carnaval.
Feriados

Se não fosse o 1º de Dezembro

204
Este texto não seria escrito se não tivesse havido 1º de Dezembro. Ou seria escrito em Castelhano. Não seria dito aqui, porque não estaríamos aqui. Porventura este “aqui” nem existiria.
Parlamento

Reposição dos feriados? Ainda não

130
É uma questão sensível ao CDS mas Portas já matou o assunto: só em 2016. Esquerda quer recuperar feriados já, e deputado centrista Ribeiro e Castro junta-se ao coro. Mas maioria tem chumbo na mão.
País

2015 tem 9 feriados e 3 fins de semana prolongados

1004
O calendário do próximo ano não contempla o regresso de nenhum dos feriados suprimidos. A boa notícia é que três feriados calham à sexta-feira. Veja e imprima o calendário feito pelo Observador.
Natal

Em que país da Europa há mais feriados no Natal?

A Europa tem tradições variadas no que à quadra natalícia diz respeito. Mas uma coisa todos os países do velho continente têm: feriados. Uns mais e uns menos. Portugal é dos que tem menos.
Salários

Feriados no privado pagos por inteiro em 2015

184
Dinheiro Vivo avança que o Governo não vai estender os cortes nos feriados e no pagamento das horas extraordinárias no próximo ano. Medida não abrange setor público.
Paulo Portas

Portas defende reavaliação dos feriados só em 2016

"Os partidos terão que dizer o que se segue à etapa das excecionalidades", disse o líder do CDS, referindo-se ao Memorando assinado com a Troika.
Parlamento

CDS acolhe repor mais do que um feriado

140
Bispos lembram que tem que haver equidade na reposição como houve nos cortes dos feriados civis e religiosos. CDS acolhe pretensão e alarga promessa.
Pós-troika

Um povo que não se governa nem se deixa governar?

1041
Não foi Passos mas sim Eduardo Lourenço quem primeiro falou de um povo a viver teimosamente acima das suas posses. Teimosamente é mesmo o termo: foi-se a troika, regressam os velhos tempos. Sem emenda
Governo

Repor feriado "não está nas previsões do Governo"

Passos Coelho afirmou hoje que não tenciona suscitar "proximamente" uma reavaliação dos feriados e rejeitou que isso constitua um problema dentro do executivo PSD/CDS-PP.
Feriados

Função Pública: Dois dias de tolerância de ponto

437
Os funcionários públicos vão ter tolerância de ponto no dia 24 de dezembro e em mais um dia à escolha. As possibilidades são 26 ou 31 de dezembro ou 2 de janeiro.
Parlamento

PS quer feriados, pela "recuperação nacional"

Os socialistas pensam que a suspensão dos feriados, em 2012, foi "insuficientemente fundamentada" e não teve impactos na economia portuguesa.
Governo

CDS quer feriado do 1º de dezembro em 2016

1082
Líder parlamentar anunciou que Paulo Portas vai apresentar moção para trazer de volta feriados suspensos em 2012. Decisão do partido vai ser tomada dia 13, em Conselho Nacional.
Troika

1º de Dezembro: vamos restaurar a Restauração

156
"Dê por onde der, 2015 vai ser o ano em que vamos restaurar a Restauração. Está marcado!". O deputado publica no Observador o seu discurso feito em Lisboa nas comemorações do 1 de dezembro deste ano.
Economia

Patrões querem prolongar cortes nos feriados

166
As empresas justificam o pedido por falta de capacidade financeira para repor os pagamentos integrais e há quem defenda que a medida deveria ser estrutural. Os sindicatos contestam.
Feriados

História antiga

‘25 de Abril sempre’ é parecido com ‘Nunca se esqueçam de pagar a conta da luz.’ Vale o que vale, mas só enquanto houver alguém que não se esqueça. A um cristão não ocorreria dizer ‘Natal sempre.’
Festas de Lisboa

Semanas depois, Marvila marcha ao 4º lugar

A Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa anunciou a retificação dos resultados do concurso de marchas populares deste ano, com a marcha de Marvila a passar para 4.ª lugar.
Parlamento

30 deputados do PS rejeitam dia do peregrino

234
PSD e CDS aprovaram o dia 13 de outubro como o dia nacional do peregrino. Mas depois de o Governo ter acabado com feriados - religiosos e civis - várias vozes do PS levantaram-se contra.
A página está a demorar muito tempo.