Depois da descoberta de sete planetas fora do Sistema Solar e com características semelhantes à Terra, anunciada esta quarta-feira pela NASA, o Google associou-se à celebração com um doodle especial animado. A animação mostra a Terra e Lua a entusiasmar-se ao olhar por um telescópio e a descobrirem os sete planetas ‘terrestres’.

A descoberta refere-se a um conjunto de planetas que orbitam a estrela TRAPPIST-1, a 39,5 anos-luz da Terra, que podem ser fundamentais na resposta a uma das grandes questões do nosso tempo: há vida como a conhecemos fora do nosso planeta?

Isto porque os referidos planetas se encontram na chamada “zona habitável” da respetiva estrela, o que significa que a distância a que se encontram do astro lhes permite a existência de água no estado líquido à superfície, condição essencial à existência de vida como a conhecemos.

O doodle remete os internautas para uma busca do Google sobre “descobrimento de exoplanetas” — palavra usada para descrever os planetas que orbitam fora do Sistema Solar.

Se quiser saber mais sobre esta descoberta, leia o Explicador preparado pelo Observador para o ajudar a compreender cada detalhe deste anúncio da NASA.

Exoplanetas. Que mundos são estes onde pode haver vida?