Eram os primeiros anos do século XIX e Thomas D. Rice, comediante nova-iorquino, precisava de novas inspirações. Em busca de outros ares, rumou para o sul dos Estados Unidos para colher algumas ideias. Por lá, percebeu que os brancos mais ricos chamavam “crow” (“corvo”) aos seus escravos negros e que estes, nas horas de descanso, cantavam para espantar o sofrimento a que eram sujeitos durante o dia. Havia uma música especial para esses escravos: era a Jump Jim Crow. Thomas D. Rice preparou um espetáculo em redor dessa canção. E regressou a Nova Iorque.

Sempre que subia a palco, sedento de aplausos e gargalhadas, Thomas D. Rice pintava-se de preto, vestia roupas velhas e dançava de forma estranha em frente ao público. A letra da canção referia-se a um homem negro pobre que vagueava pelos estados sulistas dos Estados Unidos, fazendo e dizendo disparates. O espetáculo ganhou uma fama tão grande que os negros passaram a ser rotulados de ignorantes, tal como Jim Crow. A própria Disney contribuiu para essa ideia racista quando chamou aos corvos do filme Dumbo, que eram músicos e ladrões, Jim Crow e lhes deu um sotaque africano.

A imagem perpetuou-se durante tanto tempo que as leis locais da segregação racial aprovadas no sul do país passaram a ser chamadas de “Leis Jim Crow”.

Essas leis mandavam que os brancos e negros (em algumas cidades também os asiáticos) fossem sempre separados: tinham portas diferentes para entrar nos parques e nos cinemas, estavam proibidos de frequentar as mesmas escolas e até os eventos públicos eram marcados com duas datas — uma para brancos e outra para negros. Havia zonas específicas para negros nos autocarros, nas estações de comboio e nas fontes dos jardins. Quando os ventos da luta pelos direitos civis começaram a soprar, muitos negros foram mortos e vítimas de protestos violentos por parte das comunidades brancas.

A segregação racial nos Estados Unidos durou desde meados do século XIX até 1965. Desses tempos ficam as fotos que pode ver lá em cima na fotogaleria. São, no mínimo, perturbadoras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR