Liga milionária. Palco dos sonhos. E palco de surpresas. Recorremos à Taça de Portugal para fazer a metáfora: na primeira mão dos oitavos da Champions, “houve taça” em Paris, e também de algum modo… em Lisboa.
Os cinco grandes favoritos têm-se mantido quase inamovíveis no nosso ranking, com o Real Madrid cada vez mais destacado.
https://observador.pt/interativo/liga-dos-campeoes-as-probabilidades-de-vitoria-equipa-a-equipa/
A primeira mão, no entanto, parece ter trazido o primeiro tomba gigantes. Claro que o PSG não é propriamente uma equipa do campeonato distrital ou da III Divisão, mas a vitória por 4-0 contra o Barcelona é uma das grandes surpresas desta edição.
A outra chama-se Benfica. Aliás, vemos no gráfico em baixo que a grande surpresa foi mesmo a vitória do Benfica face ao Dortmund. Apenas num jogo, o Benfica duplicou a probabilidade de ganhar a Champions, de 1.6% para 3.2%. Caso consiga passar, o tricampeão nacional será a equipa com menos hipóteses, mas será que é desta que a maldição de Guttmann cai?!
E posto isto, como estão agora as probabilidades de passagem aos quartos de final em todos os jogos?
Começando pelos jogos desta noite, o Bayern de Munique e o Real Madrid são claramente favoritos, no caso do Bayern com quase 100% de probabilidade (os Gunners têm apenas 0.2% de hipótese de passar…).
Quanto aos restantes jogos, vemos que o Benfica passou de underdog a favorito na sua eliminatória, ainda que seja a equipa menos favorita com “apenas” 74% de hipóteses. O FCP, por seu lado, vai ter uma missão muito difícil na próxima semana, com 7% de hipóteses, mas de todas as formas uma missão bem mais fácil que a impossível que a que espera o Barcelona amanhã (1%) ou o Arsenal esta terça-feira (0.2%). O Sevilla e o Manchester City são os favoritos dos outros jogos. Ou seja, o nosso modelo não espera que o Mónaco consiga dar a volta depois do jogo de loucos da primeira mão…
Daqui por uma semana cá estaremos para ver se acertámos ou não, agora é altura de largar o Excel e ver a bola a rolar!