Dark Mode 94,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

PAN

Touradas

Ex-deputada do PAN quer travar touradas

515
Uma semana depois de se desvincular do partido, a deputada não inscrita apresenta a primeira iniciativa legislativa. Projeto de lei quer impedir financiamento das touradas com dinheiros públicos.
PAN

PAN critica proposta sobre debates quinzenais

André Silva manifestou-se contra propostas do PSD que sugerem medidas para reformular os debates quinzenais. Para o porta-voz do PAN, estas criam "impedimentos" à fiscalização e escrutínio do Governo.
Parlamento

Parlamento vai debater teletrabalho

Para o PAN, "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar" mas apresenta fragilidades como a "invasão da vida pessoal".
Eleições Presidenciais

André Silva admite apoio do PAN a Ana Gomes

1282
PAN ainda não decidiu se terá candidato próprio às presidenciais, mas André Silva não descarta Ana Gomes. Sobre polémica interna, diz que "não há falsos recibos verdes" e fala em "capítulo encerrado".
PAN

Santo Tirso. PAN questiona reativação de aterro

O PAN quer ver esclarecido "se há ou não a intenção política de reativar o aterro de Santo Tirso e se há relação com o novo aterro da Trofa", afirmando existirem contradições na informação veiculada.
PAN

PAN. Deputada acusa André Silva de "desonestidade" /premium

1228
Cristina Rodrigues acusa André Silva de ter sido "desonesto" e de afastar todos os que trabalham com ele. Confirma falsos recibos verdes, quer manter mandato até ao fim, e não descarta novo partido.
Orçamento Retificativo

Como se cose a despesa dos partidos no suplementar /premium

O orçamento a que Centeno chamou de "suplementar", e que deve atingir 6,3% de défice, vai acomodar a partir desta terça-feira as propostas de alteração. Só que algumas já têm os dias contados.
PAN

Depois das saídas, PAN exonera 3 funcionários 

1439
PAN exonerou assessores e chefe de gabinete. Eram próximos de Cristina Rodrigues (e chegaram a estar a recibos verdes). Partido justifica com critérios de "competências técnicas e confiança política".
Banco de Portugal

BdP. PAN acusa Governo de "teimosia"

PAN considera que a indicação de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal foi um sinal de "teimosia" por parte do Governo, ao contrariar "o sentimento geral do parlamento".
Emissão Especial

André Silva: “Usaram PAN como trampolim”

488
“Ganhar escala traz dores de crescimento”. O líder do PAN acusa os dissidentes de defenderem interesses pessoais e não abdicarem de lugares remunerados.
PAN

PAN diz que saídas são "estratégia concertada"

277
Sete desvinculações do partido que André Silva diz terem sido "concertadas e articuladas". Partido fala em "dores de crescimento" e acusa Cristina Rodrigues de "não conviver bem com a democracia".
Noticiário

10h. Mais uma baixa no PAN. Deputada desvincula-se

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
PAN

Deputada do PAN desvincula-se do partido /premium

9217
Cristina Rodrigues, deputada do PAN, desvincula-se do partido, mas permanece na Assembleia da República como deputada não inscrita. Critica direção e queixa-se de "silenciamento"
Governo

Esquerda duvida do "novo começo" pedido por Costa /premium

187
O desafio já foi lançado nas primeiras reuniões da esquerda com o novo ministro das Finanças, mas a negociação para o futuro será liderada por Costa. BE e PCP céticos: "Palavras leva-as o vento".
Orçamento do Estado

Novo Banco. PAN quer Governo a renegociar contrato

Partido quer impedir injeções no Novo Banco em 2020 e 2021, "durante a crise sanitária da covid-19". PAN apresentou 20 propostas de alteração ao Orçamento Suplementar.
Emissão Especial

PAN: “Preocupações devem acautelar a saúde”

Líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, sublinha que já tinha alertado para necessidade de “acautelar a saúde” durante o desconfinamento e defende medidas apertadas para as viagens e aeroportos. 
PAN

PAN Madeira dissolvido depois de desfiliações

3188
Comissão Política Regional desfiliou-se em confronto com direção nacional. Em resposta, PAN acusa-os de estar apenas a “disfarçar a falta de competência e vontade política".
Noticiário

7h. PAN é contra, mas usou falsos recibos verdes

2712
Utilização de recibos verdes pagos pela Câmara Municipal de Lisboa foi a base para uma discussão entre Francisco Guerreiro e André Silva que levaria ao afastamento do deputado europeu do partido.
PAN

PAN. A zanga sobre os falsos recibos verdes /premium

2504
Falsos recibos verdes, assessores parlamentares pagos pela câmara de Lisboa, dúvidas sobre as contas. A discussão dura entre André Silva e Francisco Guerreiro onde chegou a temer-se a implosão do PAN.
Banco de Portugal

PCP "não acompanha" projeto para impor nojo no BdP

Em causa está a imposição de um período de nojo entre Governo e Banco de Portugal. PCP aponta como verdadeiro problema que este organismo seja "uma sucursal" do Banco Central Europeu.
Animais

Touradas não, abates religiosos Kosher e Zibh sim?

1240
Sabemos o que são as corridas de touros à portuguesa, onde é proibido matar os animais a sangue frio. Mas sabemos o que são os abates religiosos Zibh (muçulmanos) e Kosher (judeus)?
Coronavírus

PAN pede explicações urgentes ao Governo sobre Lar

Em causa estão as condições de funcionamento do Lar do Comércio, em Matosinhos, onde morreram 23 utentes por Covid-19. PAN quer saber que medidas estão previstas para assegurar o bom funcionamento.
PAN

PAN questiona Governo sobre lar em Matosinhos

O PAN solicitou explicações “com caráter de urgência” às ministras da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social “sobre as condições de funcionamento” do Lar do Comércio, em Matosinhos.
PAN

O que está a acontecer no PAN? /premium

1589
Depois do anúncio inesperado da saída do único eurodeputado que o partido conseguiu eleger, também a deputada municipal de Cascais anunciou desvincular-se do partido. Mas há mais saídas no PAN.
Banco de Portugal

PAN sem maioria para travar ex-ministros no BdP

A esquerda demarcou-se da intenção do PAN de estabelecer um período de nojo entre o exercício de funções governativas nas Finanças e o desempenho do cargo de governador do Banco de Portugal.
PAN

PAN. Mulher de Francisco Guerreiro também sai

1061
Sandra Marques anunciou a desvinculação ao PAN. Mulher de Francisco Guerreiro deixa de ser deputada municipal em Cascais e sai da comissão política do partido alegando "divergências políticas".
PAN

PAN: Decisão de deputado é "unilateral e errada"

324
PAN admite relação que "sempre foi difícil" com eurodeputado e acusa-o de ter trilhado um caminho "de individualização do mandato". PAN diz que "não teve tempo" de pedir renúncia ao mandato.
Noticiário

10h. Eurodeputado do PAN abandona partido

Francisco Guerreiro fala em "divergências com a direção do partido", acusando-o de se Eafastar dos princípios fundadores e de se encostar à esquerda". Partido dá conferência de imprensa às 11h30.
PAN

Eurodeputado Francisco Guerreiro sai do PAN

764
Eurodeputado Francisco Guerreiro saiu do partido Pessoas-Animais-Natureza por divergências políticas com a direção, mas diz que continuará a defender no Parlamento os ideais pelos quais foi eleito.
Governo

Olhos postos no amanhã com uma perninha no passado /premium

Em breve, muito em breve haverá medidas para a economia e apoios sociais. É já amanhã, o que permitiu a Costa ir ao Parlamento com pequenos anúncios. Já o PSD apareceu a preparar-se para o futuro.
Emissão Especial

PAN pede "contrapartidas ambientais" à TAP

André Silva diz que a "TAP é o maior poluidor nacional".  António Costa reitera que vai apoiar a TAP porque é importante do ponto de vista estratégico.
Noticiário

9h. Sondagem. Chega é terceira força política

341
Partido Socialista ficar perto da maioria absoluta, mais de 20 pontos acima do PSD. A seguir ao Chega surgem Bloco de Esquerda e PCP. PAN fica à frente do CDS de Francisco Rodrigues dos Santos.
PSD

Autárquicas. Rio não descarta coligações com o PAN /premium

327
Rio foi questionado por distritais sobre coligações com o PAN nas autárquicas e disse não ter, a priori, nada contra. Apelou a que haja critério nas coligações com o CDS e só quer candidatos em 2021.
Bombeiros

PAN quer reduzir 6 anos à idade da reforma 

O PAN avançou com um projeto de lei com o objetivo de que os bombeiros voluntários possam reformar-se seis anos mais cedo e também para que seja reposta a isenção do IRS das compensações e subsídios.
Coronavírus

O que já se sabe do plano de recuperação do país  /premium

Primeiro-ministro já ouviu parceiros dos últimos anos, os partidos que garantiram a aprovação dos orçamentos PS. No plano de recuperação há medidas prometidas, outras alinhadas e muitas exigidas.
PAN

PAN não quer deputados em cargos no desporto

O PAN quer alargar o regime de incompatibilidades dos deputados, caminhando para um regime de exclusividade, impedindo que estes exerçam cargos em órgãos sociais de entidades desportivas.
Emissão Especial

PAN: "Isto é gozar com os contribuintes"

105
André Silva, do PAN, fala dos aumentos de salários do Novo Banco: "o dinheiro público não pode servir para pagar a gestores". Primeiro Ministro diz que "até 2021 não há distribuição de dividendos".
Emissão Especial

PAN sobre Centeno: "Não consegue ser independente"

André Silva considera que "Mário Centeno tem sido considerado unanimemente um bom ministro das finanças, mas aparenta estar de saída". "A escolha do governador será feita dentro da lei", garante Costa
Debate Quinzenal

PAN abre debate quinzenal

PS e PEV vão apostar nos temas da economia e da recuperação e o PCP quer confrontar Costa com os problemas dos trabalhadores. BE incidirá sobre as áreas da cultura, saúde e também sobre o Novo Banco.
Parlamento

PAN requer audição urgente de Carlos Costa

André Silva diz que governo continua a "colocar os buracos do Novo Banco" à frente da "melhoria das condições de vida dos cidadãos" e quer audições para esclarecer o que se passa Novo Banco.
Emissão Especial

PAN."Governo disponível a revisitar teletrabalho?"

Inês Sousa Real pede ao Governo que esclareça se teletrabalho veio para ficar. Primeiro-ministro admite que experiência pode ser alargada depois da pandemia.
Emissão Especial

PAN questiona PM sobre custo das máscaras

Inês Sousa Real questionou o primeiro-ministro sobre o que está o Governo a fazer para garantir a distribuição de máscaras a preços acessíveis. António Costa assegura que valores cobrados têm baixado.
Coronavírus

Do Zoom à cozinha vegan: como os partidos mudaram /premium

Teletrabalho e inúmeras notificações no telemóvel. Os partidos habituaram-se a fazer política em casa. Houve quem se aventurasse na culinária. Líder do CDS fez pizza, PAN partilhou receitas vegan.
Coronavírus

PAN quer IVA reduzido para luvas, viseiras e fatos

394
À semelhança do que foi aprovado pelo Governo para máscaras e gel desinfetante, o PAN pede que a taxa reduzida de IVA seja alargada a luvas, viseiras e fatos de proteção.
Emissão Especial

PAN: "Ainda há quem mostre intolerância a desvios"

"À democracia, de pouco ou nada servirão cerimónias que se mostrem alheadas das preocupações das pessoas e das consequências da atual crise sanitária", disse Inês Sousa Real, do PAN.
Tecnologia

5G. PAN pede esclarecimentos ao Governo

2730
O PAN pretende saber se já foram tomadas medidas para que a rede 5G entre em funcionamento em Portugal, e que riscos ambientais, de saúde pública e de cibersegurança podem existir.
Coronavírus

PAN defende aulas presenciais

228
Para o PAN, apenas os alunos dos 11.º e 12.º ano anos deveriam regressar às escolas, pois “são aqueles alunos que têm que fazer exames das específicas e exames de acesso ao ensino superior”.
Voos

Restrição aos voos noturnos em discussão

Os projetos de lei do PAN e do Bloco de Esquerda defendem que seja interdita a ocorrência de voos civis noturnos entre as 0h e as 6h, "salvo por motivos de força maior", como aterragens de emergência.
Maus-tratos a Animais

Um país onde os cães valem mais do que os filhos? /premium

11600
A Assembleia vai discutir propostas de quase todas as bancadas para reforçar a protecção dos animais. É um país a reboque do PAN, o que não surpreende: há mais lares com cães e gatos do que com filhos
PAN

Alternativa à Portela? PAN escolhe Beja

1427
Líder parlamentar do PAN diz que, já que pássaros não são estúpidos, governo tem de ser "inteligente" e optar pela alternativa já existente: Beja. Aconselha ainda uma bifana de seitan.
Banca

Parlamento discute limitação a comissões bancárias

As 11 propostas sobre limitação e proibição de comissões bancárias vão ser debatidos esta quinta-feira a pedido do BE, que pretende que estes cheguem à fase de especialidade.
PAN

Os inúteis

2361
Temos então um partido, o PAN, que acha que as rações para animais domésticos devem pagar menos IVA que a comida para bebés. É hoje o partido mais perigoso para o nosso modo de vida.
Fact Check

PAN é contra baixa do IVA na alimentação infantil?

116
Redes sociais dizem que PAN votou contra baixa do IVA na comida para bebés e, pelo contrário, propôs baixa do IVA para animais. Não foi bem assim, e os dois não estão relacionados.
Eutanásia

Eutanásia. As pistas para o que se segue /premium

133
Despenalização da eutanásia foi aprovada -- mas foi só o primeiro passo. Até nova lei entrar em vigor ainda há um longo caminho. E Marcelo pode ser decisivo. Veja aqui quem votou como.
PAN

Governo apoia eliminação de voos noturnos

O Governo rejeita a ideia de que a construção do aeroporto do Montijo seja para aumentar os voos. Apesar de satisfeito com a "grande vitória", o PAN fala em "falta de coragem" para alterar o projeto.
Banca

Esquerda quer travar comissões bancárias 

Apesar das medidas partilharem intenções semelhantes, os socialistas querem apenas limitar a cobrança de comissões, enquanto a restante esquerda pretende eliminá-las por completo.
Touradas

Touradas. PAN contra oferta de bilhetes a crianças

759
Após as críticas do BE, também o PAN repudiou a oferta de bilhetes a menores de 12 anos pela ProToiro, que vai dinamizar o festival do Dia da Tauromaquia, classificando-o como "um arrepio legal".
PAN

PAN quer mais responsabilidade para deputados

O partido defende que o parecer deve ser aprovado pelos deputados por maioria qualificada, e sublinha que o Governo tem de respeitar a orientação do mesmo para dar "poder de oposição" ao parlamento.
Orçamento do Estado

Fatura da água pode aumentar. PAN duplica taxa

25944
O PAN quer "incentivar a reciclagem" e "desincentivar a exportação de resíduos de outros países", mas enquanto os portugueses não mudarem hábitos o mais provável é que a fatura da água aumente.
Orçamento do Estado

25 intérpretes de língua gestual para os hospitais

Pela segunda vez, deverá ser aprovada a contratação de 25 intérpretes de língua gestual para o SNS. Também estiveram previstos no OE de 2019, mas não houve contratações na maioria dos hospitais.
Orçamento do Estado

PAN contra redução do IVA da eletricidade

6175
O porta-voz do PAN diz que, para além do impacto orçamental, esta medida "é irresponsável" e um sinal do ponto de vista ao combate às alterações climáticas completamente errado”.
PAN

PAN também quer devolver património às ex-colónias

4196
A proposta polémica que tem como objetivo fazer "justiça histórica" e devolver os bens culturais aos países de origem não é exclusiva do Livre. Também o PAN a defendeu.
PAN

PAN quer estatuto do denunciante alargado

199
O PAN vai dar entrada com projeto de lei logo depois da discussão do OE2020, uma das propostas que integra um dossier mais alargado onde se insere o combate à corrupção ou o branqueamento de capitais.
Orçamento do Estado

PAN quer barcos e aviões a pagar imposto

416
Medida foi admitida pelo Governo e PAN avança com ela entre as suas mais de 200 propostas de alteração ao Orçamento. Também quer alterar escalões do IRS e apresenta compensação de 200 milhões.
PAN

Lítio. PAN apreensivo com atuação em Montalegre

416
O PAN manifestou-se apreensivo com a atuação da Agência Portuguesa do Ambiente e do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, afirmando que parecem "subjugadas à lógica economicista".
PAN

Agência Portuguesa do Ambiente: PAN quer demissão

428
O PAN pediu a demissão do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, considerando que não tem condições para continuar após o parecer positivo à construção do aeroporto no Montijo.
Orçamento do Estado

PAN quer novos critérios para ofertas a deputados

O partido Pessoas-Animais-Natureza quer que os deputados que recebam ofertas superiores a 150€ possam ficar com elas, desde que paguem o excesso e a secretaria-geral da Assembleia achar ser possível.
Orçamento do Estado

PAN avança com mais de 40 propostas

O PAN já entregou "mais de 40 propostas de alteração" ao Orçamento do Estado para 2020 e nas próximas duas semanas as medidas a apresentar poderão ultrapassar as 150. Voto final "está em aberto".
Crime

PAN questiona Governo sobre violência juvenil

108
No Campo Grande (Lisboa) e em Bragança morreram recentemente dois jovens. O PAN quer saber quais as "medidas preventivas" do Governo e lembra alertas sobre "insegurança no contexto académico".
Orçamento do Estado

Orçamento do Estado para 2020 aprovado pelo PS - como aconteceu

953
Depois de cerca de 11 horas de debate, Governo sai do Parlamento com luz verde para proposta de Orçamento do Estado. Partidos que se abstiveram avisam que querem ver alterações na especialidade.
Orçamento do Estado

PAN abstém-se. Governo a um voto da aprovação

180
Partido Pessoas-Animais-Natureza vai abster-se na votação do Orçamento do Estado e exige menos "obsessão com o controlo do défice". Aguarda acolhimento de propostas suas na especialidade.
PAN

PAN quer continuar luta contra a crise climática

260
Numa mensagem de ano novo divulgada nas redes sociais, André Silva promete que PAN vai continuar a bater-se contra a crise ambiental e climática, a corrupção, a violência doméstica e os crimes de ódio
Política

PAN. Mensagem de Natal de Costa foi eleitoralista

A líder do grupo parlamentar do PAN considera que a mensagem de Natal do primeiro-ministro foi "eleitoralista" e lamenta que António Costa não tenha falado dos efeitos das alterações climáticas.
Assembleia Da República

A transPANrência do Opus Dei

453
Ao ser uma Prelatura, o Opus Dei pertence à estrutura hierárquica da Igreja. Não é nem associativo, nem secreto. É a forma concreta de alguns fiéis pertencerem à Igreja Católica e praticarem a sua fé.
PAN

PAN quer políticos a dizer se são da maçonaria

1426
O PAN vai apresentar um projeto de lei para que políticos recebam formulário com um "campo de preenchimento facultativo" onde responderão se pertencem a "associações de caráter discreto".
Violência Doméstica

Violência doméstica. Chumbados projetos de lei

17090
Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão.
PAN

AR. Deputada do PAN engana-se e troca intervenções

4928
O momento era sobre antigos combatentes, mas a líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, subiu à tribuna para falar... do problema dos sem-abrigo. Um momento insólito no debate parlamentar.
Assembleia Da República

Nacionalidade. Aprovadas alterações do PAN e PCP

As alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP foram aprovadas esta quinta-feira pela Assembleia da República, que aprovou também as resoluções do BE e do PAN para mais pessoal na saúde.
Partido LIVRE

Tensão entre CDS e Joacine por símbolos nacionais

O debate sobre a lei da nacionalidade obrigou a deputada única do Livre a pedir à mesa da Assembleia a defesa da honra. Telmo Correia, do CDS, acusou o Livre de destratar símbolos nacionais.
Maioria de Esquerda

Costa diz ter apagado vestígios do Muro de Berlim

1119
Orgulhoso da "geringonça", o primeiro-ministro afirmou, perante uma plateia de socialistas bascos, ser sua intenção "prosseguir e aprofundar" a solução política à esquerda em Portugal.
Alterações Climáticas

PAN apresenta proposta de Lei de Bases do Clima

O PAN justificou a iniciativa legislativa com a necessidade de fazer “algo concreto e consequente para garantir” a existência e a sobrevivência das várias espécies, garantindo o cumprimento de metas.
Debate Quinzenal

Os sete "papões" que Costa tentou afastar 

118
António Costa foi ao debate quinzenal em vésperas de Orçamento e o mercado das reivindicações está oficialmente aberto. Costa tentou fintá-las e até prometeu uma "agradável surpresa" ao Bloco.
Debate Quinzenal

"O mais precário sou eu", responde Costa a Ventura - como aconteceu

4307
André Ventura, do "Chega", quis saber se o primeiro-ministro tinha trabalhadores precários no seu gabinete. António Costa respondeu: "O mais precário sou eu, que tenho contrato de quatro anos"
Governo

Matos Fernandes e Galamba ouvidos esta quarta

O ministro do Ambiente e o secretário de Estado da Energia são esta quarta-feira ouvidos no contexto dos contratos de concessão assinados para a exploração de lítio em Montalegre.
Sem-abrigo

Estratégia não deixa niguém na rua mais de 24h

A Estratégia Nacional para os sem-abrigo é uma prioridade do Presidente e prevê uma otimização dos recursos humanos e financeiros. O PAN quer cartões de cidadão para os sem-abrigo.
Debate Quinzenal

A prestação dos partidos para ler em minuto e meio

144
Nova legislatura, novos quinzenais. E agora com três partidos novos, a quem foi concedido um minuto e meio para intervir. Aqui mostramos-lhe os dez protagonistas analisados nesse período de tempo.
Assembleia Da República

Bebé sem rosto. Bastonário e ministra na AR

Comissão parlamentar de Saúde aprovou por unanimidade requerimento do PAN que pedia para ouvir a ministra da Saúde, o bastonário da Ordem dos Médicos e a presidente da Entidade Reguladora da Saúde.
PAN

PAN quer debater despenalização da eutanásia

O partido assinala que "o pedido de morte medicamente assistida apenas é admissível nos casos de doença ou lesão incurável, causadora de sofrimento físico ou psicológico intenso".
Orçamento do Estado

Partidos e Governo discutem investimento público

O investimento nas áreas da saúde e da educação e o combate às alterações climáticas são alguns dos temas que estarão em cima da mesa nas reuniões entre o Governo e os partidos à sua esquerda.
Orçamento do Estado

OE2020. Costa recebe PAN, BE e PEV na terça-feira

O PAN será o primeiro partido a ir ao encontro do Governo, terça-feira, pelas 14h, seguindo-se as reuniões com "Os Verdes", pelas 16h, e com o BE, às 18h.
PAN

PAN quer audição urgente do ministro do Ambiente 

"Todo o processo de concessão para a exploração de lítio em Montalegre encontra-se envolto em procedimentos pouco transparentes", diz o PAN, acrescentando que a atividade possui impactos negativos.
Saúde

Bebé sem rosto. PAN quer ouvir ministra da Saúde

116
O grupo parlamentar do PAN quer chamar Marta Temido para audição, na Assembleia da República, sobre o caso do bebé que nasceu com malformações graves.
PAN

PAN: "Programa do Governo é pouco ambicioso"

Em entrevista à Rádio Observador, Inês de Sousa Real assumiu a luta contra o aeroporto do Montijo e acusou ainda o programa do Governo de ser "pouco ambicioso".
PAN

PAN vê "lacunas" no programa do Governo

O PAN vê convergência em algumas das medidas emblemáticas do programa do Governo mas defende que o documento tem "lacunas significativas em áreas chave".
Parlamento

Parlamento dia 1: "Desculpe, como é que se entra?"

468
Corrupio nos corredores e muitos passos hesitantes num Parlamento onde abundam caloiros. Do comando inédito de Mariana Mortágua, às memórias de Rio, passando pelo beijinho de Roseta, a mãe.
PAN

PAN. Inês Sousa Real é líder do grupo parlamentar

A líder do grupo parlamentar do PAN será Inês Sousa Real, antiga provedora dos Animais de Lisboa e candidata à presidência da Câmara Municipal da capital nas últimas autárquicas.
Parlamento

Deputados tomam posse esta sexta-feira

A nova composição da Assembleia da República, que saiu das eleições de 6 de outubro, toma posse no final desta semana. Na primeira sessão será eleito o presidente. PS volta a indicar Ferro Rodrigues.
Legislativas 2019

O termómetro partidário após a maratona negocial

111
Foram cinco reuniões e várias exigências. António Costa mantém a via de diálogo aberta com todos os partidos no fim do longo dia de negociações. Mas nem todos os pontos de convergência foram quentes.
Legislativas 2019

PS/BE admitem acordo com horizonte de legislatura - como aconteceu

810
Liveblog. A comitiva do PS terminou a ronda de negociações. Livre recusa entendimentos bilaterais. PAN aberto a acordos pontuais. PEV e PCP disponíveis para "apreciações conjuntas"
Presidente da República

Marcelo fez maratona de audiências. O que fica?

O Presidente da República recebeu os dez partidos com assento parlamentar ao longo do dia. No fim, indigitou António Costa como primeiro-ministro. Mas que recados deixaram os partidos?
Fact Check

Sapatos do líder do PAN são de pele animal?

309
Numa imagem partilhada no Facebook, o líder do PAN, André Silva, é alegadamente confrontado pela jornalista Clara de Sousa com o facto de usar sapatos de pele animal. A afirmação é falsa.
PS

Costa quer reeditar geringonça. Ou vai à Guterres 

419
Líder socialista quer voltar a negociar, mas para uma geringonça alargada (a PAN e Livre) que garanta quatro anos estáveis -- é esta a prioridade. Se não for possível, o PS "trabalhará dia-a-dia".
Legislativas 2019

PAN. "Missão cumprida", venha o diálogo com o PS

801
A noite foi de festa e de sensação de missão cumprida. Depois de quatro anos a sofrer todas as desvantagens de um deputado único, o PAN entra na liga dos grandes e ocupa quatro cadeiras.
Legislativas 2019

Por dentro da máquina. Como se fez esta campanha? /premium

102
O Observador teve acesso privilegiado aos bastidores das 6 principais campanhas. As rotinas, as estratégias, os momentos de tensão e os desabafos dos líderes e do seu staff mais próximo
Legislativas 2019

Fim da campanha marcado pelo incidente com Costa - como aconteceu

3759
É o tudo por tudo nas últimas horas até ao encerramento da campanha. Acompanhe aqui em direto durante todo o dia as principais ações e discursos dos seis principais partidos
Legislativas 2019

As causas do sucesso do PAN

359
O PAN quer o poder e não se importa de estar num governo PS - já o disse várias vezes. Agora para governar não basta querer é preciso saber. André Silva e António Costa sabem muito bem disso.
Legislativas 2019

PAN ao ataque. O tofu todo no assador contra todos

2161
Foi um discurso duro, o último (e único) da campanha do PAN. Vinte minutos de ataques, da direita à esquerda, do partido que foi a surpresa em 2015 e quer voltar a ser — agora pelo crescimento.
Legislativas 2019

PAN. Verdes "são ficção política, projeto do PCP"

140
Depois de distribuir panfletos numa estação de comboios e num mercado no concelho do Seixal, André Silva visitou um canil em Almada e respondeu às críticas deixadas na quarta-feira pelos Verdes.
Legislativas 2019

O dia em que a geringonça voltou a mexer /premium

Houve ameaças de agressões, amuos e trocas de mimos entre candidatos e altas figuras do Estado. Mas quando um dos pontos altos do dia foi uma manhã no Parlamento, é porque a campanha anda morna.
Legislativas 2019

PAN otimista visita fábrica de chouriços (vegan)

151
A meio da última semana de campanha, o PAN estabeleceu-se na Grande Lisboa, onde fica até ao dia das eleições. Numa viagem de comboio em hora de ponta, André Silva mostrou-se otimista com sondagens.
PAN

Da insaciabilidade humana

104
O homem antropomorfiza tudo à sua volta. O mais recente exemplo disso é a extraordinária invenção de parques caninos, como se mesmo os cães sendo cães eles se tivessem tornado as nossas novas crianças
Legislativas 2019

PAN junta-se a vila em protesto contra gás natural

196
Depois de uma manhã passada pelas ruas de Coimbra, a caravana do PAN desceu até à região de Leiria e André Silva juntou-se aos habitantes da Bajouca numa manifestação contra um furo de gás natural.
Legislativas 2019

Segunda temporada da Guerra dos Centenos /premium

Tancos chegou para ficar mas os socialistas querem combate em terreno menos hostil e reavivaram Guerra dos Centenos. Rio voltou a morder o isco, mas está a conquistar terreno na guerra das sondagens.
Legislativas 2019

PAN. Presidente da CAP "vive noutro tempo"

560
O porta-voz do PAN, André Silva, passou a manhã em Gaia e respondeu aos cidadãos que o abordaram na rua. Embora a norte, garantiu que, se o projeto se mantiver, não viabilizará o aeroporto do Montijo.
Legislativas 2019

Legislativas. O melhor e o pior da primeira semana /premium

140
Com um escândalo político a marcar (ainda) a primeira semana da campanha, há vencedores antecipados a perder terreno e derrotados à partida a levantarem-se do chão. Quem disse que ia ser morno?
Legislativas 2019

PAN ganha força na rua em Barcelos

1310
O porta-voz do PAN, André Silva, anda neste fim de semana no Minho e começou a manhã no congresso vegetariano de Paredes de Coura. Defendeu que comer é "ato político" e criticou acordo com Mercosul.
Legislativas 2019

As dores de uma campanha que já vai a meio /premium

Costa saiu da rua, Rio foi a todas as que pôde. O caso Tancos mantém-se na agenda, com Cristas a denunciar pressões, César a pedir "maioria de valor reforçado" e Rio a sonhar o com taco-a-taco
Legislativas 2019

PAN: "Não é agora que se vai esclarecer Tancos"

267
Numa manhã passada entre Aveiro, Santa Maria da Feira e Espinho, André Silva defendeu ideia de ligar toda as capitais de distrito por comboio. Sobre Tancos, discorda do timing de Assunção Cristas.
Legislativas 2019

Houve campanha para além de Tancos? /premium

145
Pouca gente terá dado por isso, mas foi um dia onde André Silva, quase sem fazer nada, dominou a agenda mediática alternativa. A greve do clima ajudou. Os outros partidos também.
Legislativas 2019

Tancos: encenações e teorias da conspiração /premium

716
PS acredita que nem Marcelo nem Ministério Público estão inocentes na forma como o caso Tancos entrou na campanha. Direita promete não largar assunto, esquerda quer seguir em frente
Legislativas 2019

Fact Check. Transporte animal em menos de 8 horas?

286
O regulamento europeu impede o transporte de animais durante mais de oito horas consecutivas. Ainda assim, estabelece uma série de requisitos que permitem que esse tempo de viagem seja prolongado.
Legislativas 2019

PAN: "Tancos mancha classe política"

344
André Silva passou a manhã em Lisboa. Visitou a associação Crescer e disse que é possível, por pouco mais de dois milhões de euros, atribuir casas a todos os sem-abrigo da capital portuguesa.
Legislativas 2019

O dia em que a bomba explodiu mesmo na campanha /premium

Foi uma espécie de bomba ao retardador. Depois de confirmadas as notícias da acusação no caso Tancos, a temperatura política subiu e Rio e Costa intensificaram os ataques. Os outros foram atrás.
Legislativas 2019

Eucaliptos. PAN, de enxada na mão, critica Governo

182
André Silva andou na serra de Monchique, ardida no ano passado, para criticar a permissividade na plantação de eucaliptos. Plantou um ulmeiro e disse que é preciso diversificar a floresta nacional.
Legislativas 2019

Portugal vai perder 2 milhões de pessoas até 2070?

O porta-voz do PAN estava certo ao afirmar que a população portuguesa ia passar de 10 para 8 milhões de pessoas entre 2020 e 2070. Baixa fertilidade e envelhecimento são as principais causas.
Legislativas 2019

Corrupção é linha vermelha do PAN para apoiar PS

121
Depois de admitir fazer parte de uma solução governativa, André Silva aproveitou Tancos para apresentar uma linha vermelha: o combate à corrupção. E ainda deu conselhos ao partido de Tino de Rans.
Legislativas 2019

O dia em que Marcelo levou Tancos à campanha  /premium

Mesmo do outro lado do oceano, Marcelo Rebelo de Sousa acabou a entrar em todas as caravanas dos partidos. O assunto era tóxico e poucos lhe quiseram chegar próximo.
Legislativas 2019

PAN arranca campanha contra transporte de animais

512
No primeiro dia de campanha eleitoral, a caravana do PAN andou pelo Alentejo para denunciar o transporte de animais sem condições e a escravidão na agricultura. E piscou o olho ao Bloco de Esquerda.
Legislativas 2019

O dia em que ninguém quis atravessar a ponte /premium

PS e BE passaram o dia em clima de guerra fria, a CDU pôs-se ao fresco e o CDS tentou a sorte em território hostil (não teve muita). Já o PSD insiste em provar que tem um Centeno melhor que o de Costa
Atualidade

No confronto a seis, venceu a discussão paralela

O debate a seis ficou marcado por provocações e ataques em paralelo. Catarina Martins acusou o líder do PS de querer reescrever a história da "geringonça", Costa colou Assunção Cristas a Trump.
Legislativas 2019

Só Catarina e Cristas levaram Costa às cordas /premium

208
Não foi um K.O, mas Costa foi encostado às cordas. Catarina fez ajuste de contas, Cristas atacou em toda a linha. Rio assistiu "com gosto" a arrufo no canto esquerdo do ringue. Jerónimo discreto.
Legislativas 2019

Tensão no debate: "Não me estique o dedinho" - como aconteceu

254
Costa comparou Cristas a Trump e disse-lhe que "isto não é o país das herdades no Alentejo". Quanto a Rio, criticou as contas e a promessa de descida de impostos: "O meu amigo é ultra-otimista!"
PAN

Family Gate. PAN pede transparência nos contratos

O porta-voz do PAN, André Silva, diz que são precisos "mecanismos de maior transparência" para regular os contratos celebrados com familiares de políticos ou com empresas por eles participadas.
Legislativas 2019

Montijo. PAN exige "avaliação de maior calibre"

335
André Silva exigiu uma "avaliação de maior calibre" ao impacto ambiental do aeroporto do Montijo, apontando que o tribunal terá de intervir caso "o Governo insista teimosamente em incumprir a lei".
António Costa

Costa: geringonça foi feita "apesar do Bloco"

323
Em conversa com Daniel Oliveira, António Costa não foi brando com o BE. Diz que Catarina Martins fez "teatro" sobre haver condições para permitir a governação e acusa o Bloco de "impertinência".
Legislativas 2019

"Apanhei frangos para irem para o matadouro" /premium

118
Foi como na música, o líder do PAN entre "trapos e cacos e contradições" numa conversa matinal pela Feira da Ladra, local que escolheu para captarmos o seu retrato político.
Fact Check

Fact check. PAN propõe perdão para violadores?

121
A frase que circula nas redes sociais é falsa. Partido propunha sessões de reconciliação entre vítimas e criminosos, mas mudou a redação da medida para excluir agressores sexuais.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: "Eu tenciono continuar a comer carne"

151
Presidente da República elogia debates e diz que, com "tantas possibilidades de escolha" e empenhamento dos partidos, só se pode esperar uma menor abstenção nas legislativas.
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Legislativas 2019

Debate Rio-Costa mais visto, longe de Passos-Costa

O debate entre Rio e Costa captou a atenção de 2,7 milhões de portugueses, o mais visto desta pré-campanha, mas ainda bem longe dos números de 2015 no debate que opôs António Costa a Passos Coelho.
PAN

PAN. "É isto que defendemos, política com coragem"

5799
André Silva, líder do PAN, classifica de "política com coragem" a medida anunciada esta terça-feira, de eliminar carne de vaca nas cantinas da Universidade de Coimbra.
PAN

Totalitarismozinho dos anos 40 /premium

217
Este discurso da emergência climática dá muito jeito em termos políticos. Em primeiro lugar, tudo o que acontece de mal deve-se ao clima. Logo, a culpa nunca é do Governo, é de toda a humanidade.
Eleições

Caçadores querem criar partido rival do PAN

1089
Se a aliança acontecer, "só nos resta prepararmo-nos para criar uma plataforma ou um partido que junte todos os agentes ligados ao mundo rural e às tradições", diz a Fencaça.
Contra-Corrente

O PAN, partido contra as pessoas. E até os animais

685
Um post no Facebook de uma antiga dirigente do PAN veio recordar-nos como esse partido se preocupa muito mais com os animais do que com as pessoas. Aliás: que, bem lá no fundo, detesta as pessoas.
PAN

PAN. Ex-líder local faz post polémico no Facebook

5018
Georgina Figueiredo foi responsável pelo Conselho Local do Porto do PAN. O partido reagiu à publicação e garante que atualmente ela não tem qualquer cargo no partido. Nem militante é.
PAN

PAN pede partido mais forte na Madeira

270
O porta-voz do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) André Silva, apelou ao voto verde nas eleições regionais da Madeira, afirmando que só com aquele partido as questões ambientais vão estar na ordem do dia.
Legislativas 2019

Um "ditador", uma "demagoga" e o lombo a 15 euros

1040
Cristas acusou André Silva de desonestidade intelectual e perguntou-lhe: "Como explica a uma mãe que o lombo de porco passa a custar 15 euros?". Já o líder do PAN diz que CDS "lida mal com a evolução".
Legislativas 2019

Debate PS/PAN: Convergência e um pequeno "drama"

153
No frente-a-frente desta noite, o líder do PAN voltou a conseguir um debate quase só sobre matérias ambientais. Olival intensivo ainda deu discussão, o resto foi mais sobre prazos que sobre objetivos.
PAN

Pandemónio

322
Ouvir André Silva dizer inconcebíveis disparates sobre políticas económicas e sociais só pode ser ultrapassado se corrermos o risco de ouvir o segundo, o terceiro ou o décimo candidato do PAN.
PAN

PAN altera proposta polémica sobre reconciliação

6204
Na proposta original, PAN propunha uma sessão semanal obrigatória com vítimas para criminosos com o objetivo de promover reconciliação. A polémica medida 1081 gerou críticas e partido alterou redação
Eleições Legislativas

"Ecologia dos anos 80!". PAN ditou regras com Rio

2069
Debate de Rio com André Silva foi dominado por temas que são a praia do PAN. O PSD já era "crescido" quando o PAN não era "nascido" ou o "PSD não largou a ecologiazinha dos anos 80"? O debate aqueceu.
Eleições

Fui ler o programa do PAN e apanhei um susto /premium

10030
O PAN cresce com a nossa ignorância. Não sabemos bem o que é, ignoramos quase tudo o que propõe. Quando escavamos um bocadinho percebemos que o ambientalismo esconde uma agenda perigosa e autoritária.
Eleições Legislativas

Debate BE/PAN. Muita convergência e pouco debate

133
Foi o primeiro debate de André Silva desde que é deputado. Como primeira adversária teve Catarina Martins, que fez de anfitriã, por vezes condescendente. Houve acusações mas também muita convergência.
PAN

PAN. "O nosso interlocutor nestes 4 anos foi o PS"

276
O PAN quer encerrar as centrais termoelétricas portuguesas até 2023, investir no SNS e não poupa críticas ao "leilão eleitoral de medidas". Sublinha que está aberto ao diálogo, mas não será governo.
PAN

PAN: concentração de serviços despovoa aldeias

421
André Silva defende uma articulação entre "o objetivo da conservação da natureza" com outras áreas, como "a prestação de serviços do Estado", destacando a importância dos "serviços de proximidade".
Eleições Legislativas

Este não é o momento para o PAN estar no Governo

411
O porta-voz do PAN está convicto de que "vai contribuir para o PS não ter maioria absoluta" nas eleições legislativas, mas recusa integrar o Governo, considerando que o partido "é ainda uma criança".
Eleições Legislativas

PAN quer pagar cultura com mais IVA na hotelaria

2699
O PAN quer reforçar o orçamento para a cultura em cerca de 235 milhões de euros, valor que seria proveniente da instituição de uma taxa intermédia de IVA para a hotelaria de 13%.
Eleições Legislativas

Conheça o calendário dos debates das legislativas

A cinco semanas das eleições legislativas e a cinco dias do primeiro debate entre os partidos candidatos à Assembleia da República, o Observador explica-lhe onde e quando pode assistir aos debates.
António Costa

Pesadelo de uma Noite de, Digamos, Verão /premium

262
O dia é 21 de agosto de 2029. Em pleno tabuleiro da Ponte 25 de Abril o Presidente da República António Costa acabou de rebaptizar a infra-estrutura: passa agora a chamar-se Ponte PREC.
Parlamento

Deputado do PAN produz mais que bancada do PS

6564
André Silva apresentou 316 iniciativas legislativas contra apenas 257 de toda a bancada socialista, de acordo com contas do Jornal de Notícias. Bloco é o partido mais produtivo.
Parlamento Europeu

Portugal poucachinho na Europa. E cá?

Se estes são os representantes que conseguimos ter, então não é de espantar que os Portugueses tenham cada vez menos interesse na Europa e que a abstenção continue a aumentar nessas eleições.
A página está a demorar muito tempo.