“Nós, seres humanos modernos, estamos a dar cabo dos nossos olhos”, alerta Kazuhiro Nakagawa no novo livro Ioga para Corrigir a Visão. Ao contrário do que acontecia antigamente, em que acordávamos ao nascer do sol e íamos dormir ao anoitecer, ficamos acordados pela noite fora em frente a ecrãs luminosos, privando os olhos do repouso necessário. A tensão, o desgaste e a fadiga ocular provocados pelo computador são a nova gripe do século XXI e, segundo o especialista, os principais sintomas incluem olhos lacrimejantes, visão embaçada, irritação, ardor ou mesmo dor. E se for a um oftalmologista, este vai receitar-lhe gotas específicas que vão aliviar os sintomas mas não resolver o problema.

O livro foi publicado pela Pergaminho e custa 15,50€.

Para aliviar os sintomas de olhos secos e cansados provocados pelas muitas horas ao computador, reunimos seis dicas com a ajuda do também diretor do Vision Fitness Center em Tóquio, no Japão (que alega ter corrigido os problemas de visão de seis milhões de pessoas com exercícios e técnicas baseadas no ioga). Eis como contrariar o envelhecimento ocular:

1. Pestaneje

Quando está ao computador (ou a olhar para um ecrã LCD de muito perto, como o do telemóvel), está num estado de tensão constante, com as pupilas dilatadas durante um período prolongado, e sem dar por isso o número de vezes que pestaneja diminui. “Pestanejar tem um papel muito importante na hidratação dos olhos. Quando a pálpebra superior e inferior entram em contacto, são libertadas lágrimas para lubrificar o olho inteiro. Se a frequência deste pestanejar diminui, desenvolve-se uma afeção que se chama ‘síndrome do olho seco’, que bloqueia nutrientes e oxigénio à córnea”, escreve Kazuhiro Nakagawa no seu novo livro. Segundo o especialista, há pessoas que ficam de olhos abertos, sem pestanejar, durante dois ou três minutos seguidos — daí que seja absolutamente crucial ter atenção ao piscar dos olhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Tenha atenção à respiração

Tal como pestanejar, respirar é também da maior importância. “O cérebro e os olhos são praticamente uns sorvedouros de oxigénio, responsáveis por um quarto do consumo total do organismo. Se falhar o fornecimento adequado de oxigénio a essas zonas, elas ficarão naturalmente desgastadas e deixarão de funcionar como devem”, explica o especialista na nova obra Ioga para Corrigir a Visão.

3. Corrija a postura

Quanto mais olhar para o ecrã, maior é a probabilidade de assumir uma postura curvada, que faz encolher os pulmões. “Por causa disso, a sua respiração tornar-se-á tão superficial que parecerá que não está a usar nem metade ou nem sequer um terço da capacidade dos pulmões. Há pessoas que têm, não apneia do sono, mas apneia do computador”, adianta o japonês Kazuhiro Nakagawa. Muitas pessoas ficam com a barriga para dentro, as costas curvadas e o pescoço inclinado para a frente. Se não corrigir esta postura curvada para a frente, vai sentir um maior cansaço ocular. Daí que um utilizador do computador tenha de ter maior cuidado com a postura, um dos fatores que podem perturbar a respiração normal.

Tome nota: estique a barriga para fora com firmeza e, se as suas costas estiverem curvadas, levante os ombros e empurre-os para trás. (foto: iStock)

4. Proteja-se de ambientes secos

Os ambientes secos — vulgo com ar condicionado — são os maiores inimigos das lágrimas dos olhos, lágrimas essas que são essenciais. Os sintomas mais comuns são visão embaçada, irritação, dor ou ardor nos olhos.

As causas principais do olho seco são a evaporação lacrimal, uma produção deficiente de lágrimas e obstrução dos canais. É portanto necessário normalizar a quantidade e o volume das suas lágrimas e remover quaisquer bloqueios”, recomenda o autor de Ioga para Corrigir a Visão.

Para minimizar a evaporação das lágrimas, pode instalar um humidificador ou, de vez em quando, colocar uma toalha húmida e quente sobre os olhos. Outro método que, segundo Kazuhiro Nakagawa, funciona bem é o de fazer um grande bocejo de propósito para restaurar a função de verter lágrimas — quando os músculos faciais pressionam os chamados sacos lacrimais, fica com lágrimas nos olhos.

5. Contrarie os olhos secos

Para estimular as glândulas meibomianas e favorecer a secreção do óleo necessário para as lágrimas, aqueça uma toalha húmida no microondas. Aplique-a sobre os olhos fechados e deixe-a atuar durante três minutos. Depois, com os olhos ainda fechados, esfregue a zona em volta dos olhos com os indicadores. Já para tonificar a capacidade de pestanejar, pisque incessantemente os olhos enquanto executa um movimento circular com o pescoço. Depois, gire a cabeça no sentido oposto e faça três rotações para cada lado.

Por último, incline lentamente o pescoço para trás, olhando para o nariz com os dois olhos. Em seguida, empurre o queixo para dentro e incline o pescoço para a frente, de modo a que o rosto fique virado para baixo enquanto olha para cima com os dois olhos. Repita dez vezes cada um destes movimentos. “Os músculos das suas pálpebras ficarão mais fortes e pestanejar tornar-se-á mais fácil”, promete o diretor do Vision Fitness Center.

6. Chore

A melhor forma de estimular as glândulas lacrimais, eliminando simultaneamente eventuais bloqueios, é chorando. Sempre que um romance, um filme ou uma peça de teatro o comover, isso é bom para os seus olhos. “Chorar nesses momentos pode revitalizar as glândulas e levar à eliminação dos olhos secos“, justifica Kazuhiro Nakagawa. O que nunca deve ignorar é a qualidade das suas lágrimas. “Como a matéria-prima das lágrimas é o sangue, se o seu sangue for espesso e viscoso, a saída das lágrimas será de baixa qualidade. Um maior cuidado com as suas opções alimentares pode favorecer uma circulação mais fluida e melhorar a qualidade das suas lágrimas.”