O Sporting entregou hoje de manhã uma queixa formal no Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Portugal (FPF) contra o futebolista do Benfica, Samaris. Em causa está o soco no estômago que o futebolista dos encarnados deu a outro jogador do Moreirense, Diego Ivo, no final do jogo de ontem à noite em Moreira de Cónegos.

Segundo o jornal a Bola, o Conselho de Disciplina, irá reunir-se amanhã e pode recorrer às imagens televisivas que captaram o momento.

O diretor de comunicação do Sporting, Nuno Saraiva, foi dos primeiros a reagir logo após o jogo através das redes sociais, tal como o responsável do FC Porto, ambos a criticarem o ato do jogador do Benfica com algum sarcasmo pelo meio. Nuno Saraiva escreveu no seu Facebook que “quando existe impunidade, há sempre reincidência”.

O site Mais Futebol avança que a queixa do Sporting está sustentada nas imagens televisivas que mostram o sucedido. O clube de Alvalade pretende que Samaris seja alvo de um processo ao abrigo do artigo 151, que diz respeito a agressões a outros jogadores. Neste mesmo artigo a 1 alínea a) refere que a suspensão do agressor pode ser fixada entre o mínimo de um jogo de suspensão e um máximo de 10 jogos sem jogar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte do clube ‘leonino’ explicou à Agência Lusa que a participação visa a aplicação do auto de flagrante delito, tendo em conta as imagens televisivas do encontro, por pretensa agressão ao defesa brasileiro Diego Ivo, no período de compensação do encontro da 28.ª jornada da I Liga, que terminou com o triunfo dos tricampeões e líderes do campeonato, por 1-0.

Perante esta solicitação do Sporting, a CI da LPFP tem três dias, desde a data dos factos, para decidir a instauração ou não de um processo sumário a Samaris. De acordo com o número 2 do artigo 258.º do Regulamento Disciplinar da LPFP, “considera-se verificada em flagrante a infração que é detetada através de objetos ou sinais percecionados diretamente, ainda que através da visualização de imagens televisivas, que mostrem claramente que a infração foi cometida e o agente nela participou”.

Murro de Samaris é a nova polémica do futebol português

Logo após o final da partida, o jogador do Moreirense abordou a situação. Na zona mista Diego Ivo confirmou a agressão e abordou as alegadas palavras, menos agradáveis, que Jonas lhe terá dirigido após o fim do jogo, conta a Bola.

“Samaris agrediu-me. Mas estava tão nervoso que nem senti o murro.” Questionado sobre o conteúdo das palavras que trocou com Jonas, Diego, revelou o tema da conversa:

“Não tenho receio de falar. O que o Jonas falou foi triste. Disse que a nossa equipa é pequena e que temos de cair [descer de divisão], que somos uma equipa de m****”, contou o defesa do Moreirense. “É triste ouvir essas coisas”, sentenciou.