Existem dois tipos de pessoas quando se fala em usar os sapatos que andam na rua dentro de casa. Um deles não aceita que qualquer tipo de calçado entre sequer: fica tudo à porta. Outro, simplesmente, não se importa com isso. Mas será que esta preocupação faz algum sentido, questiona o The Guardian?

Uma recente investigação, levada a cabo pela Universidade de Houston, revela o que é o que os seus sapatos, botas ou sandálias podem estar a levar para dentro de casa. Diz o estudo que 26,4% do calçado com que anda na rua carrega clostridium difficile, que pode provocar vários tipos de infeções, em especial no trato digestivo.

Em 2015, um outro estudo afirmava que 40% dos sapatos transportam listeria monocytogenes, uma outra bactéria que pode causar vários problemas de saúde. E se trabalha numa quinta, num meio rural, um outro estudo de 2014 revela que o mais provável é que os seus sapatos levem para casa a bactéria e-coli. E, claro, estes não são os bicharocos que vai querer que passeiem pela sua sala de estar ou cozinha.

Ainda que o autor do artigo publicado no The Guardian afirme que não vai ceder a esta pressão e vá continuar a andar calçado dentro de casa, talvez deva colocar a hipótese de ter um conjunto de chinelos à espera na entrada de casa. Porque, ainda que pequenina, existe uma grande probabilidade destas bactérias circularem pela casa e infiltrarem-se em mais zonas, como uma bancada de cozinha, por exemplo, ou nos lençóis da cama.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR