804kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Roupa

Investigação

Investigação põe em causa grandes marcas de roupa

A "Earthsight" revelou que as fábricas de algodão têm um longo historial de processos judiciais como desmatamento ilegal. O algodão foi vendido a fornecedores de marcas como a Zara e H&M.
Comportamento

O povo que se veste e que se despe

Hoje não estamos muito habituados à ideia de que a roupa que vestimos pode servir para dar valor a outra pessoa que não nós, que a vestimos.
Legislativas 2024

Como proibir a queima da roupa não vendida?

Livre quer proibir a exportação de roupa não vendida pelas marcas para países onde são incineradas, o que tem fortes impactos ambientais. O que acontece, afinal, à roupa que as lojas não vendem?
História

Resolvido o mistério do vestido do século XIX

Sara Rivers Cofield adquiriu um vestido vintage em 2013. A peça de vestuário continha uma mensagem codificada num bolso secreto que a internet tentou decifrar durante anos. E finalmente conseguiu.
Lucros

Lucros da Inditex crescem de fevereiro a outubro

Vendas do grupo multinacional de moda Inditex superam os 25.600 milhões de euros entre fevereiro e outubro, mais 11,1% do que no mesmos meses de 2022, e evoluíram tanto nas lojas como na internet.
Roupa

Investigadora faz tecidos e roupa em impressora 3D

Susana Marques desenvolveu tecidos e roupa feitos em impressoras 3D — "em vez de termos fiação, tecelagem, corte, confeção da peça, reduzimos tudo isso a preparar um ficheiro digital".
Ecologia

Empresa da Covilhã cria linha de roupa ecológica

A coleção é feita com desperdícios não utilizados na indústria têxtil e de lanifícios que de outra forma iriam para aterro. Irá também ter "no máximo" 700 peças para criticar a ideia da massificação.
Fact Check

Loja usou referências satânicas na sua roupa?

Publicação viral alega que loja de retalho Target pôs à venda peça de roupa infantil com referências satânicas. É falso.
100% português

10 to 10: uma marca feminina para todos os corpos

“Um pacto que temos é que nunca vamos fazer uma peça que não vestiríamos”, confessam ao Observador Sandra e Alejandra, as parceiras e amigas que lançaram este projeto.
Crime

Homem acusado de roubar sapatos de Dorothy

Dezoito anos depois de terem sido roubados os famosos sapatos vermelhos de Dorothy, do filme "O Feiticeiro de Oz", há um suspeito acusado que vai a tribunal no dia 1 de junho.
Marcas

Adidas criticada por vestir homem de fato de banho

A Adidas fotografou um modelo masculino num fato de banho da sua coleção para "homenagear a comunidade LGBTQIA+". E foi criticada por ativistas que defendem que a marca quer "apagar as mulheres".
Vimos e Gostámos

Das escovas para os pés às glitter boots

A Oshimi tira grãozinhos instalados entre os dedos dos pés, as Birkenstock já têm um modelo com 60 anos e a Util e a Jak casaram numa parceria. Pelo meio, há glitter boots e activewear sem costuras.
Moda

17 vestidos para usar no próximo casamento

Maio é o pontapé de saída para a época dos casórios. Dos 27,99€ da Parfois aos 250€ da Kaoâ, reunimos neste artigo 17 sugestões acertadas e coloridas de marcas portuguesas para usar na próxima festa.
100% português

A nova marca para miúdos é ilustrada em português

Teresa e Inês, mãe e filha, lançaram uma concept store em setembro, enquanto a marca de roupa já estava no forno. A Color Square tem peças unissexo para os miúdos, produzidas e ilustradas em Portugal.
História

Sandálias, tamancos e as marcas de calçado

Das blindadas Doc Martens às arejadas Havaianas, da fealdade clássica das Dr. Scholl’s à fealdade moderna dos Crocs, os fabricantes de sapatos são capazes das mais variadas soluções.
Compras

Feira Feita leva mais de 60 artesãos a Arroios

Esteve parada nos últimos 3 anos por causa da pandemia. A 18 e 19 de março, a iniciativa da autarquia para apoiar os ofícios de Lisboa regressa num espaço maior, com mais artesãos e mais workshops.
Roupa

GNR apreende 13 mil euros em vestuário contrafeito

GNR constituiu arguida uma mulher a quem apreendeu 915 peças de roupa contrafeitas. "A suspeita vendia produtos contrafeitos através das redes sociais", refere a guarda.
Governo

Cristina Talks, Moedas walks

Moedas foi ao evento em que a Cristina falou dos seus sapatos Louboutin. Refrescante. A última vez que uma fã da marca se cruzou com políticos ficámos a arder com uma indemnização à Alexandra Reis.
Marcas

Inditex. Ortega recebe 1.718 milhões em dividendos

Os mais de 1.700 milhões de euros que o empresário vai receber este ano em dividendos do grupo têxtil galego superam os 1.294 milhões de euros arrecadados no ano passado.
Lojas

Três novas lojas para conhecer no Porto e Lisboa

Da lingerie da Victoria’s Secret para todos os corpos ao estúdio de personalização dos brinquedos Lego, passando por uma Zara mais tecnológica e sustentável. Eis um trio de lojas novas para descobrir.
Tendências

As tendências das noivas que marcaram o verão

O simbolismo do branco está "desatualizado". As madrinhas não devem ir vestidas de igual. As mesas querem-se coloridas e as pérolas são para usar no cabelo. Eis as tendências que marcaram o verão.
Madeira

Bordadeiras. Madeira aprova auxílio complementar

Foi aprovada atribuição de um "auxílio financeiro complementar" de 150 euros a 914 bordadeiras para a aquisição de meios de produção e de bens que permitam o exercício da atividade.
Arte

Madeira dá apoio de 150 euros a 914 bordadeiras

"É um apoio aos fatores de produção", disse Paula Jardim, presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, afirmando que "há bons indicadores" para a recuperação do mercado.
Sines

FMM Sines. Exposição alerta para poluição

A enorme quantidade de resíduos têxteis produzidos diariamente é o problema socioambiental que dá origem ao projeto de artes visuais "A_Wear". "Custa-me muito ver aquelas imagens do deserto no Chile".
França

Cidade francesa permite utilização de burquinis

Grenoble permitiu o uso de burquinis (o fato de banho islâmico) para pôr fim às "proibições aberrantes de roupa". Medida não foi bem aceite e pode levar ao corte de subsídios na cidade.
Roupa

Recuperadas 2.700 toneladas de roupa em 2021

A Humana Portugal é uma associação sem fins lucrativos que desde 1998 promove a reutilização de têxteis, ao mesmo tempo que tem programas de cooperação para o desenvolvimento em países de África.
Comércio

Venda de vestuário sobe 26% este ano face a 2020

A faturação conjunta do setor em Portugal e Espanha atingiu 14.200 milhões de euros em 2020. O número de lojas especializadas era de cerca de 60 mil no final do ano passado.
Lifestyle

E se pudesse ter o passado e futuro nos seus pés?

Os New Balance XC-72 inspiram-se nos carros-conceito dos anos 70, unindo elementos do passado e do futuro. Retro-futurismo, já ouviu falar?
Desporto

Sapatilhas Jordan vendidas por 1,28 milhões 

As sapatilhas que Michael Jordan usou no seu quinto jogo na NBA, pelos Chicago Bulls, tornaram-se no segundo par mais caro do mundo. Foram vendidas por mais de 1 milhão de euros.
Observador Lab

Um sapateiro à porta de sua casa? Já existe

Pedro Miguel estava desempregado, quando criou o Sapateiro Expresso. Agora está prestes a lançar o franchising. O mundo precisa de sonhos assim, e o Banco Credibom tem tudo para os tornar reais.
Tendências

9 tendências para receber o outono com estilo

Setembro é mês de recomeços, é mês de voltar ao trabalho e de pensar nas escolhas que vão fazer aquecer este outono e inverno. Das resistentes malhas aos brilhos, antecipamos as tendências.
Cinema

Vestido de Dorothy encontrado quase 50 anos depois

O vestido azul axadrezado foi encontrado na passada quinta-feira por um professor da Universidade Católica da América, no estado de Washington. Quase 50 anos depois a peça perdida apareceu.
Televisão

Usa quimono e é acusada de apropriação cultural

A apresentadora brasileira Patrícia Poeta gerou polémica ao falar sobre a cultura japonesa vestida com um quimono tradicional japonês. Foi acusada de apropriação de cultura e alvo de muitas críticas.
Roupa

O alfaiate que vestiu a realeza vai ser professor

Ayres Gonçalo aprendeu a ser alfaiate com o avô, trabalhou em quatro países e até já vestiu o príncipe Carlos. Em breve, será professor na Escola de Moda no Porto, para não deixar o ofício morrer.
Fact Check

Interior só tem direito a 5% do PRR?

Publicação viral alega que o Interior só terá direito a 5% dos cerca de 14 mil milhões a fundo perdido do Plano de Recuperação e Resiliência. É falso.
Moda

Marca luso-americana cresceu mais de 300%

PortuTees, a marca de design inspirada na cultura portuguesa apresentou no Natal de 2020 um crescimento de mais 300%. O fundador cresceu na Califórnia, mas oriundo da ilha do Pico.
Lisboa

Lisboa. Reforço da distribuição de roupas

A Comunidade Vida e Paz apoia, atualmente, 440 pessoas e vai reforçar a distribuição de roupas e agasalhos nos próximos dias. Proteção Civil emitiu esta terça-feira um aviso à população devido ao frio
Comércio

Vendas de calçado caem 22,2%

O consumo mundial de calçado vai retrair 22,2% este ano, por culpa do impacto da pandemia. Os preços dever-se-ão manter estáveis, ainda assim e há sinais de retoma positivos.
Resposta Pronta

"Vão se vender menos 5 mil milhões de sapatos"

Paulo Gonçalves, da Associação de Calçado, afirma que este ano está a ser "extremamente duro" para o sector em Portugal - que exporta 95% da produção - e admite que algumas fábricas já encerraram. 
Coronavírus

T-shirts que ajudam a lutar contra a pandemia

Afonso Moreira Pires utilizou a empresa que tem para vender t-shirts e apoiar bombeiros, hospitais e quem está a lutar contra a pandemia. Com o lucro, compra materiais e produtos para instituições.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO