Um casal de taiwaneses que estava dado como desaparecido há sete semanas nos Himalaias foi finalmente encontrado. Mas apenas ele sobreviveu. A jovem, de 19 anos, morreu apenas três dias antes das equipas de busca e salvamento os terem localizado perto de Tipling (ver no mapa), na região centro do Nepal. O namorado, Liang Shen-yueh sobreviveu mais três dias sem mantimentos e foi encontrado com vida.
O jovem foi transportado de helicóptero até ao hospital de Kathmandu, a capital do Nepal, onde se encontra em observação. Foi resgatado, juntamente com o cadáver da namorada, de um vale a mais de 2,600 metros de altitude.
Um dos operacionais envolvidos no resgate, Madhav Basnyat, explicou que o casal seguiu o rumo de um rio na esperança de encontrar uma povoação, mas que acabou por ficar encurralado naquela zona por mais de um mês.
Ele estava a dormir quando o encontrámos. Acordou depois de nos ouvir. Ficámos muito surpreendidos por o termos encontrado vivo. Ele explicou-nos que a rapariga tinha morrido três dias antes.”
Os médicos responsáveis por Liang admitem que o jovem perdeu cerca de 30 quilogramas e que larvas tinham infetado a sua perna direita. A primavera é época alta no Nepal para a prática de escalada e montanhismo com mais de cem mil pessoas por ano a visitarem o país do Evereste.