535kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Faltam 4 jornadas: já se pode reservar o Marquês?

Este artigo tem mais de 5 anos

A jornada passada prometia algumas mudanças com um derby a animar. E não desiludiu. Mas o que poderá acontecer este fim de semana? Veja aqui as probabilidades do Observador.

i

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

O empate do Benfica abriu a possibilidade de o FC Porto passar para a liderança, mas a equipa de Nuno Espírito Santo não conseguiu aproveitar e ficou tudo na mesma. Mas com 4 jornadas para o fim do campeonato, ficar tudo na mesma é uma grande vantagem para o Benfica. Tal como na canção dos Roling Stones – o tempo está do seu lado. O Benfica aumentou assim o seu favoritismo para 75%, acima dos 64% da semana passada, alargando a distância para o Porto que tem agora apenas 25% de hipóteses. Já o Sporting “ainda” tem pouco mais de 0% de hipóteses de chegar ao título.

Ainda assim, muito pode mudar esta semana – como bem se recorda o benfiquista que assina este artigo – há 4 anos também contra o Estoril foi quando o Benfica se começou a despedir do título…

Lá mais para baixo, o campeonato da despromoção parece cada vez mais que será jogado a três: Moreirense, Tondela e Nacional competem pelo 15º lugar como porto de salvação.

A jornada que aí vem

Quanto a esta jornada, o Benfica e Porto parecem ter a vida facilitada, mas nesta fase decisiva, tudo é possível!

O Benfica, depois de uma das jornadas mais difíceis, a deslocação a Alvalade, tem uma das mais fáceis — a receção ao Estoril, que tem a manutenção quase garantida. No entanto, convém notar que os 80% de probabilidade do nosso modelo não incluem o “efeito psicológico” do que se passou em 2013…

O FC Porto vai a Chaves, mas os Flavienses, num confortável oitavo lugar, também lutam por pouco mais que um lugar ou dois no meio da tabela. Como de costume, diz o sportinguista, mais complicada é a vida do Sporting, que vai a Braga tentar manter a esperança de uma qualificação direta para a Liga dos Campeões e, quem sabe, manter a possibilidade (ainda que meramente matemática) de tentar alcançar o título.

Na “liga dos últimos” existe um confronto direto: o Arouca enfrenta o Moreirense e um resultado positivo pode já garantir a manutenção a qualquer uma das equipas que assim poderá enfrentar as próximas jornadas de uma forma mais descansada.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.