Rádio Observador

Primeira Liga NOS

Faltam 4 jornadas: já se pode reservar o Marquês?

A jornada passada prometia algumas mudanças com um derby a animar. E não desiludiu. Mas o que poderá acontecer este fim de semana? Veja aqui as probabilidades do Observador.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Autores
  • Paulo Rosário
  • Ricardo Santos

O empate do Benfica abriu a possibilidade de o FC Porto passar para a liderança, mas a equipa de Nuno Espírito Santo não conseguiu aproveitar e ficou tudo na mesma. Mas com 4 jornadas para o fim do campeonato, ficar tudo na mesma é uma grande vantagem para o Benfica. Tal como na canção dos Roling Stones – o tempo está do seu lado. O Benfica aumentou assim o seu favoritismo para 75%, acima dos 64% da semana passada, alargando a distância para o Porto que tem agora apenas 25% de hipóteses. Já o Sporting “ainda” tem pouco mais de 0% de hipóteses de chegar ao título.

Ainda assim, muito pode mudar esta semana – como bem se recorda o benfiquista que assina este artigo – há 4 anos também contra o Estoril foi quando o Benfica se começou a despedir do título…

Lá mais para baixo, o campeonato da despromoção parece cada vez mais que será jogado a três: Moreirense, Tondela e Nacional competem pelo 15º lugar como porto de salvação.

A jornada que aí vem

Quanto a esta jornada, o Benfica e Porto parecem ter a vida facilitada, mas nesta fase decisiva, tudo é possível!

O Benfica, depois de uma das jornadas mais difíceis, a deslocação a Alvalade, tem uma das mais fáceis — a receção ao Estoril, que tem a manutenção quase garantida. No entanto, convém notar que os 80% de probabilidade do nosso modelo não incluem o “efeito psicológico” do que se passou em 2013…

O FC Porto vai a Chaves, mas os Flavienses, num confortável oitavo lugar, também lutam por pouco mais que um lugar ou dois no meio da tabela. Como de costume, diz o sportinguista, mais complicada é a vida do Sporting, que vai a Braga tentar manter a esperança de uma qualificação direta para a Liga dos Campeões e, quem sabe, manter a possibilidade (ainda que meramente matemática) de tentar alcançar o título.

Na “liga dos últimos” existe um confronto direto: o Arouca enfrenta o Moreirense e um resultado positivo pode já garantir a manutenção a qualquer uma das equipas que assim poderá enfrentar as próximas jornadas de uma forma mais descansada.

Veja aqui a tabela interativa:

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)