Rádio Observador

Primeira Liga NOS

Previsões. Faltam três jornadas: Marquês ou Aliados?

Matematicamente, os três grandes ainda podem alcançar o título. Mas uns têm mais probabilidades que outros. À entrada para a antepenúltima jornada, aqui ficam as previsões do Observador.

MÁRIO CRUZ/LUSA

Autores
  • Paulo Rosário
  • Ricardo Santos

Comecemos pelas boas notícias para o co-autor sportinguista: o Sporting ainda pode ser campeão! Como?

  1. O Sporting necessita de ganhar os próximos 3 jogos e;
  2. o Benfica precisa de perder os próximos jogos e;
  3. o Porto só pode ganhar um jogo.

Ainda está connosco leitor? Quer saber a probabilidade de isso acontecer? Aconteceu exatamente uma única vez nas 10,000 simulações que realizámos. Grosso modo digamos que é 0.01%. Ainda é possível!

Quanto aos verdadeiros favoritos, vemos que a última jornada pouco mudou. O Benfica é ligeiramente mais favorito e o Porto tem agora “apenas” 23% de hipóteses de fazer a festa nos Aliados. Por isso, o mais provável é que pelo quarto ano consecutivo os benfiquistas invadam o Marquês.

Como está o calendário?

Com apenas três jogos pela frente, decidimos dar uma vista de olhos pelo calendário dos dois candidatos ao título. Teoricamente, o Benfica parece ter o calendário mais complicado já que a média do ranking dos oponentes é quase 60 pontos mais alta que a dos do FC Porto. No entanto, isto de fazer contas nas últimas jornadas traz algumas complicações.

O Guimarães é a equipa mais forte do calendário da equipa da Luz, no entanto, os vimaranenses já têm a participação na UEFA garantida, pelo que as suas atenções podem estar mais voltadas para o próximo jogo com o Benfica: a final da taça no Jamor.

Já olhando para o calendário do FC Porto, vemos que o Moreirense é claramente a equipa mais acessível, no entanto ainda luta pela manutenção (as nossas contas apontam que tem uma probabilidade de quase 20% de ser despromovida) pelo que pode chegar à última jornada com a necessidade de pontuar em casa .

Liga dos últimos

Lá em baixo é essencialmente uma luta a três para um só lugar ao sol da primeira liga. As hipóteses do Nacional se manter são um pouco melhores que as do Sporting ser campeão mas não por muito.

Esta jornada

Finalmente, indo ao que interessa para este fim de semana, vamos ver as contas da próxima jornada. Curiosamente, a tarefa de Benfica e FC Porto parece ser igualmente “fácil”, já que ambos têm cerca de 60% de hipóteses de vitória, 15% de derrota e 25% de empate. Já o Sporting tem a vida mais facilitada face ao Belenenses, e com 80% de probabilidade de vitória, é o jogo mais desequilibrado da jornada.

Agora resta ver os jogos no fim de semana, e para a semana há mais!

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)