Rádio Observador

Primeira Liga NOS

Previsões. Tudo a postos no Marquês?

A penúltima jornada pode ditar o campeão: o Benfica, vencendo na Luz o Guimarães, pode sagrar-se (pela primeira vez na sua história) "tetra". E a probabilidade está do lado dos de Rui Vitória.

FRANCISCO LEONG/AFP/Getty Images

Autores
  • Paulo Rosário
  • Ricardo Santos

Bastou uma jornada, e um “pequeno” deslize do FC Porto, para quase matar o campeonato e também quase reservar o Marquês para as celebrações benfiquistas. O Benfica tem agora 95% de hipóteses de se sagrar campeão, o Porto apenas 5% e o Sporting ficou matematicamente afastado da luta pelo título depois do último jogo contra o Belenenses.

No entanto, ainda há esperança para a equipa do norte, não fosse este um fim de semana de milagres onde tudo é possível: será que Espírito Santo é ajudado pelo centenário das aparições em Fátima e a visita do Papa ou… nem por isso?

Ao Benfica basta uma vitória para celebrar o título em pleno relvado no sábado, ou que o Porto não ganhe para festejar o título confortavelmente no sofá. Quase tudo o resto deixa o título adiado para a última jornada: será que as malas vão circular na próxima semana ou não vai ser preciso?

As contas da Europa

Um pouco mais abaixo temos a luta pela Europa. O Sporting ainda tem perto de 1% de probabilidade de ir parar à Liga Europa (caso seja ultrapassado pelo Guimarães). Mas a grande luta parece ser entre Marítimo e Rio Ave pelo sexto lugar que este ano dá acesso ao palco europeu.

A liga dos últimos também parece ser uma luta (quase) a dois

O Nacional “garantiu” a participação na II liga neste último fim de semana. Pelo que a luta pelo último lugar parece ser entre o Tondela e o Moreirense, com a equipa orientada por Pepa a ser a “favorita” a descer. O Arouca ainda está em risco (ainda que muito reduzido — 0.7%).

A jornada em detalhe

O Benfica e o FC Porto parecem ter a vida facilitada com uma probabilidade de vitória superior a 70%. Ou seja, o Benfica tem pelo menos 70% de chances de fazer a festa já amanhã.

No entanto, nestas últimas jornadas tudo pode acontecer e já na semana passada o Sporting era bastante favorito frente ao Belenenses e… perdeu por 3-1. Pelo que o melhor é mesmo esperar pelo fim dos jogos para festejar.

Até para a semana e… vemo-nos no Marquês?

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)