Durante a fase de testes do seu sistema de condução autónoma, a Waymo deparou-se com algumas dificuldades adicionais. Não que o dispositivo não funcione correctamente, tanto mais que a empresa da Google optou pela utilização do lidar – Light Detection And Ranging –, o mais sofisticado sistema de “radar” para avaliar o que está em volta do veículo, ao contrário da Tesla, que começou por confiar no lidar, para o trocar na segunda geração do Autopilot.

O que a Waymo concluiu foi que o lidar, que mais parece uma bola de andebol colocada sob o tejadilho, tinha de estar sempre limpo, sobretudo nas pequenas janelas que o sensor possui e através das quais determina o tipo de objectos que o veículo vai encontrar, a distância a que se encontram e a que velocidade se deslocam. Ora sucede que se a Waymo gosta do lidar, os pássaros também apreciam o sofisticado e dispendioso sistema, mas para o converter em casa de banho.

5 fotos

Para evitar que os excrementos das aves ceguem literalmente o lidar, a empresa americana – que está a desenvolver um sistema de condução autónoma para vender aos construtores que ainda não possuam um, pelo menos que funcione correctamente – teve de encontrar uma solução para manter o “WC” da passarada limpo. Ora veja como funciona esta solução, que mais parece um limpa-vidros rotativo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR