A fotografia é uma das maneira mais utilizadas, nos dias de hoje, para registar um momento que vamos querer recordar mais tarde. O digital tomou conta do panorama geral mas nem sempre se deve esquecer o passado.

As conhecidas polaroid sempre foram um enorme sucesso. Na altura da sua invenção o utilizador tirava a fotografia e esta era impressa no momento, num pequeno quadrado, registando o momento sem a opção de escolher qual a melhor fotografia no meio das mil que poderiam ser tiradas. Nos dias que correm, o formato mais compacto ainda faz sucesso no que toca a imprimir momentos e é aqui que surgem duas opções distintas de duas empresas diferentes.

A HP apostou num formato um pouco mais moderno, uma impressora “de bolso” que se liga a qualquer equipamento compatível (através de bluetooth) e oferece a hipótese de imprimir qualquer fotografia que tenhamos, por exemplo, no smartphone. A Fujifilm tem no mercado uma versão mais moderna das antigas polaroid mas que funciona de forma quase igual: fotografar e imprimir a imagem.

Fujifilm instax SQUARE SQ10

Esta é a primeira câmara instantânea híbrida do mercado capaz de combinar a impressão analógica com a óptica e a edição digital. Quer dizer que não é uma polaroid normal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com este equipamento somos presenteados com um ecrã que é onde se situa toda a “ação” desta câmara. Temos opções para controlar a exposição, os contrastes e, um ponto mais moderno ainda e pensado para os fãs das redes sociais, filtros semelhantes aos do Instagram. Todas as definições podem ser alteradas antes e depois da fotografia ter sido tirada.

A Instax é robusta e resistente. Tem dois botões na parte da frente para disparar ou escolher os modos de fotografia e conta ainda com um flash

Temos depois duas opções para imprimir: o modo automático e o manual. No primeiro, assim que tiramos a fotografia começamos logo a ouvir a máquina a funcionar para imprimir a imagem. No segundo podemos tirar todas as fotografias que quisermos que a máquina vai sempre guardando as últimas 50 para escolhermos quais queremos imprimir.

O equipamento carrega através de uma porta micro USB e permite utilizar cartões de memória para armazenar as fotografias

Um outro ponto a favor desta máquina é que funciona a bateria e possibilita ao utilizador utilizar um cartão de memória para armazenar as fotografias. No entanto, o cartão não serve para passar imagens para a câmara e imprimir, apenas as que são tiradas pela SQUARE são lidas pelo equipamento.

A bateria tem uma duração média mas pode não ser a melhor opção para levar numa viagem que dure o dia todo e onde tenciona estar constantemente a fotografar.

As fotografias saem em 1:1 num formato de cerca de 60mm x 60mm. A Fujifilm instax SQUARE SQ10 está à venda por 289.99 euros.

HP Sprocket

Numa abordagem diferente e completamente focada nas “câmaras do futuro” – os smartphones – a HP introduziu no mercado a Sprocket.

Esta pequena impressora faz uma junção do novo com o antigo para imprimir memórias num formato mais pequeno e que foge ao tradicional quadrado das polaroid. A impressora utiliza papel de fotografia autocolante com dimensões de 5 x 7,6 cm.

Funciona a bateria e carrega-se através de uma entrada micro USB. O botão físico serve para ligar e desligar a impressora

A impressora é bastante capaz, conseguindo aceitar vários pedidos de impressão em simultâneo. Liga-se através de bluetooth e funciona através da aplicação própria que faz a ligação e o envio das fotografias que deseja imprimir. As cores são satisfatórias mas a impressora tem maior tendência para as cores mais quentes.

O design é simples e elegante sendo a impressora totalmente branca apenas com o meio em cobre, numa linha fina, que lhe dá um aspeto agradável

A bateria tem uma duração aceitável visto que serve apenas para imprimir. Pode ser utilizada enquanto está ligada à corrente mas, recorrendo apenas à bateria, consegue imprimir mais de 20 fotografias de seguida sem qualquer problema.

O preço da HP Sprocket é de 149,99 euros.