Fazer um dia de spa em casa pode ser tão relaxante quanto um dia num spa propriamente dito. E mais barato. Com a vantagem de que está no seu espaço e pode simplesmente fazer algumas das coisas que mais gosta — ligar as suas músicas favoritas, usar velas com aromas que a relaxem e seguir as técnicas que lhe são mais apreciadas. O pequeno gesto vai trazer benefícios ao nível do stress, ansiedade e até bem-estar pessoal.

Aproveite esta semana com feriados e, se for o caso, fim de semana prolongado, e tire uma hora sem interrupções só para si ao final do dia. Desligue o telemóvel, deixe os filhos com outra pessoa — ou com o pai –, encha a banheira, ligue uma música que a tranquilize e prepare-se para uma hora no seu óasis pessoal. Deixamos algumas dicas:

Faça uma bebida de que gosta

Pode ser um taça de vinho, um cocktail ou, para quem não quer álcool, um chá, por exemplo. A ideia é ser uma bebida que lhe dê prazer e a faça simplesmente relaxar.

Prepare o ambiente

É a altura de tirar partido da aromaterapia e do prazer da música. Encha a banheira, use bombas de espuma próprias com ingredientes de relaxamento, sais de banho ou óleos essenciais e tenha à mão velas com aromas anti-stress (como camomila ou alfazema). A ideia não é estar às escuras dentro da banheira, então use meia dúzia de velas e não apenas uma. As sombras produzidas pelas chamas das velas são relaxantes e criam um ambiente propício. Para complementar este mood de tranquilidade, faça uma playlist (no Spotify por exemplo) com músicas de que gosta ou procure mesmo as listas sugeridas pela aplicação (como a hora acústica).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que fazer na banheira

A ideia é relaxar, claro. Mas depois é hora de tratar da pele. Escolha produtos de relaxamento como sabonetes, exfoliantes e óleos. Pode massajar com movimentos circulares e atuar especificamente nos músculos doridos das costas e pescoço. Já fora da banheira, aplique uma loção ou um creme hidratante e com ingredientes relaxantes no corpo todo. A sensação de pele macia e limpa relaxa e os aromas que os produtos deixam vão mexer com os sentidos e tocar exatamente nos pontos de pressão. Este vídeo da marca Rituals pode ajudar:

Depois do corpo, o rosto

Aproveite este momento de spa caseiro para tratar também da pele do rosto. Faça uma esfoliação profunda seguida de uma máscara facial. Termine com um bom hidratante. Nunca trate do corpo e esqueça o rosto.

Use o resto do tempo livre… sem consciência pesada

Se, no fim, ainda lhe sobrar tempo antes das crianças chegarem a casa ou for obrigada a regressar ao trabalho, faça simplesmente alguma coisa só por si: veja um filme, uma série, leia uma revista ou mais um capítulo de um livro que esteja na sua mesa de cabeceira, ligue a alguma amiga com quem lhe apetece falar ou, se for o caso, faça simplesmente uma sesta no sofá.

No final, vai estar de mente e corpo limpo, energias renovadas e pele tratada. E o mundo não acabou por isso.

Na fotogaleria, em cima, deixamos algumas sugestões de produtos que pode usar para tornar o seu spa caseiro ainda mais real.