Código Penal
Corrupção

Corrupção. JPP defende revisão do Código Penal

259
Lina Pereira defendeu a revisão do código penal "com diálogo concertado entre toda a assembleia, para que realmente as impunidades que se verificam deixem de existir" em matéria de corrupção.
Timor-Leste

Timor. Parlamento aprova lei anticorrupção

A nova lei altera os detalhes de vários crimes como o crime de peculato, corrupção ativa e passiva de quem exerce funções no setor privado e ainda "fraude na construção"ou o branqueamento.
Direitos LGBTI

Angola. Código Penal despenaliza homossexualidade

194
Human Rights Watch diz que este é mais um passo nos direitos e liberdades da comunidade LGBT. Em todo o mundo, existem ainda 69 países que criminalizam o comportamento homossexual.
Angola

Angola. Novo Código Penal limita transações

O novo Código Penal de Angola prevê limitar as transações em dinheiro, de forma a prevenir a circulação de grandes somas monetárias fora do sistema financeiro (bancos, seguros e mercado de capitais).
Crimes Sexuais

Espanha. Abuso sexual pode passar a agressão

Depois do julgamento do grupo La Manada, que foi condenado por abuso sexual de uma jovem de 18 anos, a discussão é se este tipo de delitos deve ser agravado e considerado agressão sexual.
Código Penal

Violação. Governo quer alterar Código Penal

Governo quer alterar o Código Penal no que diz respeito ao crime de violação, indo ao encontro de recomendações do GREVIO.
Mário Centeno

Pedido de lugares foge ao protocolo de segurança

1369
Mário Centeno alega que pediu dois lugares na tribuna presidencial do estádio da Luz por questões de segurança. Mas fontes da PSP asseguram que o procedimento seguido foge ao protocolo estabelecido.
Angola

Angola. Aprovação do Código Penal é prioridade

O ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola diz que a aprovação do Código Penal, adiada na legislatura passada devido à falta de consenso na questão sobre o aborto, é prioritária.
Ministério Da Justiça

Alterações às penas de curta duração avançam

A ministra da Justiça disse no parlamento que as alterações ao código penal sobre penas de curta duração, nomeadamente prisão por dias livres, entrarão ainda este mês em processo legislativo.
Crónica

A Rocha Tarpeia

A proporcionalidade da retribuição, como lembra Dante, requer em certos casos um castigo constante. No entanto, esse tipo de castigo constante só pode ser aplicado de forma prática por meios mentais.
Código Penal

O piropo não foi criminalizado. Graças a Adónis

333
Agora que está resolvida – oh alívio – a questão do piropo (livre, agradeçamos aos elfos) e do assédio sexual verbal de rua (criminalizado), podemos atender a assuntos mais gravosos para as mulheres.
País

Piropos já valem pena de prisão até três anos

10432
Os piropos com teor sexual já podem valer pena de prisão até três anos, fruto das alterações ao Código Penal estabelecidas em agosto.
Código Penal

Alterações na Estratégia do Idoso discutidas na AR

Quem abandonar um idoso num hospital ou se aproveitar das suas limitações mentais para aceder aos bens poderá incorrer numa pena de prisão até 2 anos, se o projeto de lei do PSD/CDS-PP for aprovado
Código Penal

Terrorismo na internet pode dar 4 anos de prisão

Divulgar mensagens de apoio ao terrorismo na internet pode vir a dar pena de prisão de quatro anos. Se apologia for feita através de outro meio que não a internet, pena baixa para três anos.
Conselho de Ministros

Viajar ao encontro de terroristas vale cinco anos

Alterações legislativas aprovadas esta quinta-feira em Conselho de Ministros criam nova pena de prisão para quem viaje com o intuito de aderir a organização terrorista.
Parlamento

PSD e PS chegam a acordo em leis anti-corrupção

380
Tentativa de corrupção ativa para ato lícito e alargamento do prazo de prescrição para tráfico de influências vão em frente, após projetos terem estado parados desde 2013.
Liberdade de Expressão

Crime de difamação deve estar fora da lei?

Instituto Internacional de Imprensa tentou convencer deputados de que criminalizar a difamação não está em conformidade com as normas internacionais por fragilizar a liberdade de expressão.
País

Stalking e casamento forçado vão ser crimes

504
Maioria PSD/CDS vai apresentar projetos de lei que criminalizam atos de perseguição física, mas também na internet e situações de casamento forçado.
A página está a demorar muito tempo.