Os juízes confirmaram esta sexta-feira que vão avançar para greve a 3 e 4 de outubro, logo após as Autárquicas. Uma paralisação que pode complicar o processo de validação dos resultados das eleições do dia 1 de outubro.

Em comunicado às redações, a direcção nacional da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) afirma que a greve vai avançar “porque o governo se mantém irredutível e não discute com os juízes o Estatuto na sua integralidade” e porque o “Estatuto continua a negar aos juízes a progressão profissional adequada à dignidade da sua função”. No mesmo documento, reforçam que “os sucessivos governos continuam a protelar a necessária revalorização do estatuto sócio-económico dos juízes, aspeto fundamental para a garantia da sua independência”. Além disso, reforçam, “não obstante toda a abertura e sentido de responsabilidade demonstrados, o governo continua a desconsiderar os juízes com o seu ruidoso silêncio”.

Ainda assim, os juízes dizem continuar “empenhados em garantir o reconhecimento da justeza das suas pretensões” e que o farão junto da Assembleia da República, “para o que de imediato solicitarão audiências a todos os grupos parlamentares.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR