789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Caixa Alfama. O que precisa de saber sobre o festival do fado

Este artigo tem mais de 5 anos

O Caixa Alfama regressa ao bairro mais antigo de Lisboa para celebrar o Fado. Saiba o que esperar, as surpresas que vai encontrar, como se deslocar e onde comer enquanto passeia pelas ruas lisboetas.

i

samuel m.

samuel m.

O que é o Caixa Alfama?

É um festival inteiramente dedicado ao fado e acontece no bairro de Alfama, em Lisboa. A primeira edição ocorreu em 2013 após uma parceria entre a Caixa Geral de Depósitos e a organizadora Música no Coração. Este ano regressa ao bairro mais antigo de Lisboa para a quinta edição, mais “uma homenagem à cultura portuguesa com os maiores intérpretes do fado”, descrevem os criadores do evento no site oficial.

Os músicos atuam não só num palco principal montado à beira do rio Tejo, mas também dentro de igrejas, museus, miradouros e à janela de apartamentos. Ao colocar o fado na rua, o Caixa Alfama pretende “chegar a todos os públicos, dos profundos conhecedores de fado, àqueles que pretendem inteirar-se desta arte maior, ou que só há pouco a vêm descobrindo”, como descreve a organização no comunicado de imprensa.

Este ano, o Caixa Alfama acontece sexta-feira e sábado, 15 e 16 de setembro. Nunca tinha havido uma edição cujas datas fossem marcadas tão próximas do verão. Este ano, os organizadores disponibilizaram pela primeira vez bilhetes diários que permitem assistir a apenas um dos dois dias do evento.

O que é especial na 5ª edição do festival?

A quinta edição do Caixa Alfama conta com a presença de Nathalie, uma voz nova do fado português que apresenta alguns temas do novo disco, que está em fase de gravação. Antes desse álbum, Nathalie ganhou mais espaço no panorama musical graças aos dois discos anteriores, “Chapéu Escuro” ou “Noite Cerrada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também o fadista Marco Rodrigues mostra pela primeira vez ao vivo os temas do novo álbum, Copo Meio Cheio, que chega às lojas na sexta-feira, 15 de setembro. Marco Rodrigues faz-se acompanhar de Boss AC, rapper e considerado um dos pioneiros do hip hop português. As expetativas são altas porque o fadista foi nomeado para um Grammy Latino com o disco anterior, Fados do Fado. Com Boss AC em palco, Marco Rodrigues desvenda um pouco das colaborações “novas e refrescantes” com que preparou o novo projeto.

Há mais surpresas no Palco Ermelinda Freitas. Júlio Resende apresenta o espetáculo inédito “Fado Ensemble”, concebido propositadamente para o Festival. O pianista “pretende multiplicar as possibilidades musicais do fado a partir do piano, contrabaixo, bateria e percussões”, descreve a organização do Caixa Alfama. É até possível que Júlio Resende leve artistas convidados para o espetáculo.

Onde posso comprar os bilhetes?

Os bilhetes podem ser adquiridos em 17 lugares: diretamente na bilheteira do Museu do Fado, no Blueticket a partir deste link, no Ticketea a partir deste site, no Masqueticket clicando aqui, na Bilheteira FNAC presencialmente ou online, nas lojas Worten, no El Corte Inglés de Lisboa e de Vila Nova de Gaia, em qualquer centro comercial Dolce Vita, no Casino de Lisboa, nas Galerias Campo Pequeno, nos CTT presencialmente ou através da bilheteira online, na Agência de Bilhetes para Espetáculos Públicos, nas lojas Media Markt, no Turismo de Lisboa, nas delegações ACP, no Centro Comercial Mundicenter ou na MMM Ticket. O bilhete diário custa 15 euros, enquanto o passe de dois dias custa 25 euros. No dia do evento,os preços dos bilhetes aumentam cinco euros. No entanto, os clientes da Caixa Geral de Depósitos terão um desconto de 10% nos bilhetes adquiridos se efetuarem a compra com um cartão de crédito ou de débito desse banco diretamente no Museu do Fado.

O passe deverá ser trocado por pulseira nas bilheteiras que estarão montadas no Museu do Fado a partir de quinta-feira, 14 de setembro. Sem a pulseira ninguém poderá entrar nos espaços onde decorrem os espetáculos. Também não será permitida a entrada de crianças com menos de seis anos, mesmo que acompanhadas por adultos.

Como chegar até lá?

O trânsito e o estacionamentos nas zonas próximas ao festival vão estar condicionados porque a Rua do Terreiro do Trigo, a Rua do Jardim do Tabaco e a Avenida Infante Dom Henrique, entre a Rua dos Arameiros (Terreiro do Paço) e Santa Apolónia vão estar cortadas entre as 19h e a meia-noite. Se quiser deslocar-se de carro, o melhor é chegar o mais cedo possível aos arredores do Caixa Alfama. Há duas praças de táxis junto ao festival: Estação de Santa Apolónia e Campo das Cebolas.

Se preferir os transportes públicos pode utilizar a linha azul do Metropolitano, que está aberta desde as seis da manhã até à uma da manhã do dia seguinte. Para chegar ao Caixa Alfama de metro deve sair na estação de Santa Apolónia. Os autocarros que passam pelo local do festival são os números 706, 712, 728, 734, 735, 759, 781, 782 e 794 durante o dia e os números 206 e 210 durante a noite. Pode ainda optar pelos elétricos número 12, 15, 18, 25 e 28.

Há também uma promoção especial para quem optar por utilizar o comboio para entrar ou sair do festival através da Estação de Santa Apolónia. Se utilizar comboios do serviço Urbano de Lisboa (linhas de Cascais, Sintra e Azambuja), os bilhetes de ida e volta custam dois euros. Também os bilhetes para serviços de Longo Curso Regional/Interregional e Intercidades (público do norte, centro e sul do país) comprados a partir de qualquer estação e com destino para qualquer estação de Lisboa têm um desconto de 30% nos bilhetes de ida e volta em qualquer hora entre os dias 14 e 17 de setembro. Estes descontos só são válidos para quem adquiriu bilhete diário ou passe de dois dias para o festival.

Quem optar por utilizar a Linha de Sintra pode sair na estação do Rossio e andar 22 minutos a pé até ao Caixa Alfama ou utilizando a linha azul do metro para chegar à estação de Santa Apolónia. Quem utilizar a Linha de Cascais pode sair na estação do Cais do Sodré e andar 22 minutos a pé ou utilizar a linha verde para chegar à estação da Baixa/Chiado e aí trocar para a linha azul até Santa Apolónia. Quem utilizar as Linhas do Norte e Azambuja deve sair na estação Lisboa Santa Apolónia.

Esses bilhetes de comboio podem ser adquiridos na bilheteira física e online dos Comboios de Portugal, a partir da aplicação dessa instituição ou a bordo do comboio quando o embarque se efetuar em estações sem bilheteira. Neste último caso, o pagamento apenas pode ser efetuado em dinheiro ou com o cartão CPmais.

Onde vão ser os espetáculos?

O Caixa Alfama tem onze palcos montados em onze lugares diferentes do típico Bairro de Alfama. Explore o mapa aqui em baixo para os conhecer: cada um dos pontos vermelhos simbolizam a localização de um dos palcos. Clique em cima deles para conhecer a história desses lugares.

Quem são os artistas convidados?

Saiba quem são os principais artistas que vão atuar no Caixa Alfama na fotogaleria aqui em baixo. Na legenda pode saber em que dia vão participar no festival e em que palco os pode encontrar.

32 fotos

Onde posso comer?

O Caixa Alfama recomenda onze restaurantes oficiais do festivais, mesmo no coração de Alfama. Esses restaurantes têm menus de comida típica portuguesa cujos pratos variam entre os 10 e os 37 euros. A lista está aqui em baixo.

Fora de Moda

Largo de Santo Estêvão 9, 1100-571 Lisboa (965 842 346 )
23 euros por pessoa (20 euros por pessoa para grupos com 10 ou mais pessoas)

Petingas em escabeche
Tiborna de bacalhau ou vitela à portuguesa
Arroz doce ou mousse de lima
Água, sumo, jarro de vinho da casa ou copo de sangria
Café e ginjinha

Barracão de Alfama

R. de São Pedro 16, 1100-139 Lisboa (21 886 6359 )
17 euros por pessoa

Bacalhau à lagareiro, polvo à lagareiro ou bife da vazia
Uma bebida (água, refrigerante, imperial ou copo de vinho)
Couvert
Café ou descafeinado

Grandes Cantorias

Largo de São Miguel, 1100-007 Lisboa (914 440 771 )
25 euros por pessoa

Couvert (pão, azeitonas e manteiga)
Lombo de porco com puré de maçã batata assada
Bacalhau à minhota com cebolada e batata frita
Uma bebida a copo (água/cerveja/sangria/vinho verde)
Buffet de sobremesa
Café

Lautasco

Beco do Azinhal 7, 1100 Lisboa (21 886 0173)
Preço não revelado

Carapauzinhos de Escabeche
Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Tomate
Leite-creme

Má Fama – Casa de Petiscos

Largo do Chafariz de Dentro, 2 (91 942 21 20)
Preço não revelado

Caldo verde
Quiches diversas (vegetariana, presunto, camarão, atum, …)
Tostas em pão de forma alentejano (mistas, atum, presunto, vegetarianas, …)
Bifana e sandes diversas (carne assada, mistas, presunto, chouriço)
Pastel de bacalhau, croquetes, rissois de camarão, empadas (galinha, atum, requeijão)
Saladas de atum, bacalhau, queijo fresco com tomate cherry
Arroz doce, pastel de nata, pão de ló, tartes

Muralha Tasca Típica

R. Jardim do Tabaco 112, 110-289 Lisboa (21 886 7089)

Polvo à Lagareiro (9,50 euros)
Bacalhau à Lagareiro (9,50 euros)
Grelhada Mista de Carnes (7,80 euros)
Lombo de Porco no Forno (7,50 euros)
Alheira de Mirandela (6,25 euros)
Sobremesa (2,50 euros)
Café (0,60 euros)

Cantinho da Rute

Rua de São Miguel, 79A, Alfama, Lisboa (932562790 )
16,50 euros para duas pessoas

Pão e azeitonas
Queijo de Niza com Mel
Chouriço de Évora assado
2 copos de vinho tinto alentejano
2 ginjinhas de Óbidos

Santo António de Alfama

Beco São Miguel 7, 1100-538 Lisboa (21 888 1328 )
30 euros por pessoa

Pão, Manteiga, Azeitonas, “Cascas de Batata”
Peixinhos da Horta ou Morcela com Puré de Maçã
Fettucini com Cogumelos e Presunto, Bacalhau Assado com Batatas a Murro e Grelos Salteados ou Coxa de Pato com Salada de Laranja, Azeitonas e Batata Assada Fatiada
Pudim Santo António ou Sorvete de Limão com Freixenet ou com Vodka
Água, copo de vinho da casa, cerveja ou refrigerante

Vamos ao Algarve

Rua do Terreiro do Trigo 86, 1100-139 Lisboa (21 8860770)

Menu 1 – 18 euros por pessoa
Pão e Azeitonas (Temperadas Algarvia)
Polvo Estufado com Batata Doce ou Galinha Cerejada à Loulé
Copo de vinho, imperial, água ou refrigerante
Café

Menu Tapa – 10 euros por pessoa
Muxama com Tomate e Queijo Cabra, Mexilhões à Algarvia ou Estupeta Atum
Copo de vinho, imperial, água ou refrigerante

A travessa do Fado

Largo do Chafariz de Dentro, 1, Alfama, Lisboa (21 8870144)

Peixinhos da horta (5 euros)
Pimentos Padrón (5,50 euros)
Lambujinhas (8 euros)
Arroz de peixe (17 euros)
Bacalhau assado com batata a murro (12, 50 euros)
Favinhas com enchidos (9,50 euros)
Bochechas de porco preto estufado em vinho tinto (12, 50 euros)
Bolo de figo e amêndoa (4, 50 euros)
Bolo de chocolate sem farinha (4,50 euros)

Onde posso dormir?

A CP tem parcerias especiais para quem se deslocar em Lisboa de comboio para assistir ao festival Caixa Alfama.

Uma dessas parcerias (todos os pormenores estão aqui) é com os Hotéis Accor, nomeadamente nos espaços Ibis, Novotel e Mercure. Se for clientes da Comboios de Portugal terá um desconto de 10% ou oferta do pequeno almoço nos hotéis que escolher. O lugar nos hóteis só pode ser reservado através do site dos Hotéis Accor ou através da página especial para a parceria entre a CP e os Hotéis Accor. O desconto é válido para quem utilizar os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Lusitânia Comboio Hotel (Lisboa/Madrid), Sud Expresso ou Celta (Porto/Vigo).

A outra parceria é com os Hotéis Tryp. Para usufruir de preços especiais nesses hóteis tem des er portador de um bilhete para uma viagem de comboio, cuja validade coincida com a data de reserva do hotel, considerando como válido o dia que imediatamente antecede e/ou se segue ao dia do início ou termo da viagem. O desconto é válido para quem utilizar os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Lusitânia Comboio Hotel (Lisboa/Madrid), Sud Expresso ou Celta (Porto/Vigo). As reservas podem ser feitas gratuitamente por telefone (800 834 038) entre as 9h30 e as 18h30. Saiba mais aqui.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora