Benfica é favorito ao título. Porto e Sporting vêm a seguir

Apesar do deslize frente ao Rio Ave e a fraca exibição da última jornada o Benfica continua a ser o grande favorito a erguer o troféu.

i

ROBERT GHEMENT/EPA

ROBERT GHEMENT/EPA

O campeonato já começou? Toca a ligar o computador. O ano passado tivemos bastante sucesso, fizemos o primeiro modelo de computador para a imprensa portuguesa que apontou logo ao Real Madrid na Champions enquanto muitos estavam centrados no Barcelona. O sucesso foi tanto que já começamos a ver outros modelos a aparecer por aí. Mas cá vamos ao que interessa. Novamente mais do que as contas as previsões emocionais, o autor sportinguista desta linha está claramente convencido que com Jesus à terceira é de vez. O autor benfiquista já só sonha com o penta.

No futebol a receita é fácil, equipa que ganha não se mexe por isso vamos apostar no mesmo modelo. A cada atualização simularemos o campeonato português 10,000 vezes para calcular qualquer cenário imaginável de surpresas, reviravoltas e resultados inesquecíveis. Em cada um desses campeonatos virtuais interessa-nos saber:

  • O Campeão, que esta época será o único com acesso direto à Liga dos Campeões
  • O segundo classificado, que entrará no terceiro playoff da Champions
  • O terceiro e quarto classificado, que garantem o acesso a Liga Europa
  • Os dois despromovidos

Campeão

Apesar do deslize frente ao Rio Ave e a fraca exibição da última jornada o Benfica continua a ser o grande favorito a erguer o troféu, com alguma vantagem face ao Porto (2º favorito) e Sporting. No entanto dada a concorrência, apenas tem 40% de hipóteses, ou seja o cenário mais provável é que o Benfica não consiga conquistar o almejado penta. Os outros dois favoritos, Porto e Sporting, não estão muito longe, com 34% e 24%, respetivamente.

Portanto, tal como no ano passado, a luta pelo título promete e não vai ser fácil para ninguém!

Hipóteses europeias

Como é tradição, é quase certo que qualquer um dos três grandes se qualifique para uma qualquer competição europeia. Para além dos três candidatos do costume, surgem dois clubes destacados: o surpreendente Rio Ave e o Braga, com 36% e 27% de hipóteses de se qualificarem para as competições europeias. E claro que é bastante mais provável a qualificação para a liga Europa do que para a liga dos milhões…Ainda com algumas hipóteses mas já mais longe, com perto de 10% de hipóteses, surgem o Guimarães, Marítimo, Feirense e Estoril.

Liga dos últimos

Mais cá para baixo há mais competição já que há nove candidatos á segunda liga. Destes nove, três surgem destacadas: Desportivo das Aves ( 42%), Paços de Ferreira (35%) e Chaves (28%). Depois temos então os outros com probabilidades mais baixas ( entre os 11 e os 18%): Moreirense, Setúbal, Belenenses, Portimonense, Tondela e Boavista.

De qualquer forma, por muito importantes que sejam os números, na hora da verdade o que importa é mesmo saber se a bola entra ou não – com ou sem vídeo arbitro! Cá estaremos para ir atualizando as nossas previsões ao longo da época. Até lá, rola a bola!

https://observador.pt/interativo/primeira-liga-as-probabilidades-de-vitoria-equipa-a-equipa/

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.